A Turismo Nacional está às vésperas de escrever mais um capítulo emocionante em sua história, iniciada em 2017, e vai abrir a temporada 2025 neste fim de semana (três e quatro de maio) no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Conhecida por ser a categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a TN traz no seu DNA o verdadeiro “automobilismo raiz” com grandes corridas, disputas incríveis lado a lado e chegadas cinematográficas. Tais características serão ainda mais perceptíveis ao longo deste nono campeonato, que se destaca mesmo antes do seu início pelo grid lotado, formado por 36 carros e 44 pilotos.
Uma das justificativas para uma escalação tão robusta é o envolvimento da Vicar como promotora da Turismo Nacional desde 2021. A partir deste período, a competição ganhou corpo, evoluiu de maneira notável em profissionalismo e tornou-se ainda mais relevante no cenário do automobilismo brasileiro. Inovações como a adoção de um powertrain padronizado, o chamado Kit Audace — composto por motor 2.0 e câmbio paddle-shift, acionado por borboletas — resultaram em um número baixíssimo de quebras e ampliou o equilíbrio de forças na categoria.
Em 2025, a TN traz um novo pacote técnico que possibilitará aos carros tempos cerca de 4s mais rápidos em relação aos aferidos até o ano passado. A “categoria mais raiz do Brasil” passará a usar câmbio de competição especialmente desenvolvido pela francesa SADEV e passará a contar com o fornecimento de pneus da sul-coreana Hankook, que vai entregar compostos semi-slicks mais eficientes. A composição do pacote proporcionará aos pilotos uma guiada mais prazerosa, divertida e agressiva.
Incentivos — Outro grande atrativo da Turismo Nacional nesta nova temporada é a gama de premiações oferecidas pelo Grupo Veloci, controlador da Vicar. Desde o ano passado, o campeão Overall A da categoria recebeu incentivos para ascender ao grid da Stock Light. O primeiro agraciado foi o mato-grossense Ernani Kuhn, que conquistou o título geral e também as taças de campeão Sprint e Endurance em 2024 e subiu para a divisão de acesso à BRB Stock Car Pro Series como piloto da MTK Racing Team.
Para 2025, a novidade é que campeão e vice no campeonato Overall na categoria A receberão incentivos para ampliar os horizontes da carreira. O vencedor do campeonato geral — soma dos pontos obtidos em todas as etapas, Sprint e Endurance —, vai subir para a Stock Light em 2026. Já o vice-campeão terá a oportunidade de trilhar os caminhos do automobilismo internacional e receberá incentivos para ascender ao TCR South America Banco BRB, categoria que acelera com alguns dos carros mais tecnológicos do continente e que permite o crescimento em nível global com o alcance ao FIA TCR World Tour, o calendário mundial da franquia.
Democrática e inclusiva — Uma das características mais marcantes da Turismo Nacional está na sua capacidade em reunir pilotos de perfis completamente distintos. Em 2025, esse cenário fica mais claro pela presença ainda maior de jovens pilotos, em contraste com nomes mais experientes e tarimbados nas competições com carros de tração dianteira.
Atraídos pelos incentivos e premiações, nada menos que dez pilotos com idade igual ou inferior a 18 anos fazem parte do grid: Augusto Sangalli (17), Domenico Largura (18), Gabriel Moura (16), João Cardoso (18), Luiz Veras (17), Maria Luiza Bedin (18), Renzo Zambolini (17), Vasco Pedro (17), Victor Manzini (17) e o caçula do grupo, o fluminense Pietro Nalesso, com somente 15 anos.
Em contrapartida, a lista dos inscritos para a temporada traz pilotos ‘casca grossa’ e com histórico vitorioso na Turismo Nacional, como o mineiro Wanderson Freitas — primeiro bicampeão da categoria, em 2017 e 2018, quando correu ao lado do irmão —, agora como parceiro do gaúcho Eduardo Fuentes.
Destaque também para André Bragantini Jr., referência nacional na pilotagem de carros de tração dianteira, tal qual Pablo Alves, Alberto Cattucci, Edson do Valle e Guilherme Sirtoli, pioneiros da TN, assim como o carismático cearense Beto Pontes, tricampeão Sênior e o mais veterano do grid, com 64 anos, que em Interlagos formará uma dupla de muito respeito ao lado de um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro, Maurizio Sandro Sala.
Ao longo da temporada, a Turismo Nacional promete entregar grandes histórias. Uma delas certamente é a de Douglas Mattos, primeiro piloto com paralisia cerebral a correr em um carro sem adaptações em todo o mundo. Natural de Petrópolis (RJ) e profissional bem-sucedido na área de Tecnologia da Informação, Douglas sempre teve a paixão pelo automobilismo correndo nas veias, e agora vai realizar o sonho de acelerar de forma competitiva em uma das categorias mais importantes do Brasil.
Além da jornada de Douglas, outro grande atrativo para 2025 promete ser a presença feminina na Turismo Nacional. Serão três as mulheres que chegam para fazer história na TN: a paraibana Bia Martins chega ao grid para formar dupla com a amiga catarinense Maria Luiza Bedin, enquanto a experiente Renata Camargo dá mais um passo em sua trajetória de longa data para competir na categoria dos carros mais vendidos do Brasil.
Programação e transmissão — As atividades oficiais da Turismo Nacional em Interlagos começam nesta semana, quando serão realizados testes coletivos, além dos treinos livres que abrem de vez a etapa de abertura do campeonato, disputado no formato habitual de corridas sprint.
A programação reúne sessão classificatória na sexta-feira, além de quatro corridas no sábado, sendo duas pela manhã e outras duas no período da tarde. O lendário traçado de 4.309 metros será palco de mais duas provas para fechar o cronograma no domingo.
A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio do canal por assinatura BandSports e também no próprio canal da categoria no YouTube.
Os números da Turismo Nacional 2025
36 carros
44 pilotos (23 A; 21 B)
5 marcas (Chevrolet, Peugeot, Hyundai, Volkswagen e Toyota)
Pilotos oriundos de 13 estados (cinco regiões), mais Distrito Federal e Portugal
Localidades representadas: Bahia (1); Ceará (2); Distrito Federal (1); Espírito Santo (1); Goiás (3); Minas Gerais (1); Pará (1); Paraíba (1); Paraná (4); Pernambuco (1); Portugal (1); Rio de Janeiro (4); Rio Grande do Sul (5); Santa Catarina (3); São Paulo (15)
Grid por equipes e pilotos (36 carros e 44 pilotos)
Auto Racing
João Cardoso, A (RS) – Chevrolet New Onix #109
Neto Datti, B (SP) – Chevrolet New Onix #777
GRacing Motorsport
Luiz Sena Jr., A (RS) – Hyundai HB20 #97
Marcel Jorand, A (RJ) – Hyundai HB20 #16
Gabriel Moura, B (SC) – Hyundai HB20 #86
Luiz Veras, B (DF) – Hyundai HB20 #22
CAR Racing
Alberto Cattucci, A (SP) – Chevrolet New Onix #808
Adilson Jr., A (SP)/ Walmir Jr., A (SP) – Chevrolet New Onix #3
Renzo Zambolini, A (SP) – Chevrolet New Onix #117
Ale Xavier, B (PR) – Chevrolet New Onix #5
Diego Lozov, B (SP)/Rodrigo Gil, B (PR) – Chevrolet New Onix #43
Vasco Pedro, B (POR) – Chevrolet New Onix #931
GS Sports
Guilherme Sirtoli, A (PR) – Chevrolet New Onix #65
Marcus Índio, A (SP)/Murilo Fiore, B (PR) – Chevrolet New Onix #25
Bia Martins, B (PB)/Maria Luiza Bedin, B (SC) – Chevrolet New Onix #55
WC6 Motorsport
Daniel Nino, A (RJ) – Peugeot 208 #18
Pedro Bürger, A (SP) – Chevrolet New Onix #66
Eduardo Fuentes, A (RS)/Wanderson Freitas, A (MG) – Chevrolet New Onix #225
Pein Competições
Augusto Sangalli, B (SP) – Chevrolet New Onix #88
Brandão Motorsports
Edson do Valle, A (RS)/José Vitte, A (SP) – Chevrolet New Onix #46
Jairo Andrade, B (GO) – Chevrolet New Onix #8
José Neto, B (GO) – Volkswagen Polo #93
Paulo Fernando, B (BA) – Chevrolet New Onix #125
Renata Camargo, B (SP) – Chevrolet New Onix #37
Manzini
André Bragantini Jr., A (SP) – Peugeot 208 #1
Caio Cunha, B (ES)/Domenico Largura, B (SP) – Peugeot 208 #177
Douglas Mattos, B (RJ) – Peugeot 208 #71
Pietro Nalesso, B (RJ) – Peugeot 208 #23
Victor Manzini, B (SP) – Peugeot 208 #15
Porthack Racing
Dorivaldo Gondra Jr., A (PE) – Volkswagen Polo #121
AGB
Nico Dall’Agnol, B (RS) – Chevrolet New Onix #7
Roger Racing
Alexandre Bastos, A (SC) – Toyota Yaris #116
Maranatha Racing
Pablo Alves, A (PA) – Chevrolet New Onix #33
Renato Braga, A (GO) – Chevrolet New Onix #555
Landerson Competições
Beto Pontes, A (CE)/Maurizio Sandro Sala, A (SP) – Chevrolet New Onix #90
Lutianne Soares, A (CE) – Chevrolet New Onix #999
FICHA TÉCNICA TURISMO NACIONAL 2025
MOTOR:
Nome oficial: TN Pro by AudaceTech
Capacidade cúbica: 2 litros
Configuração: 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Alimentação: normalmente aspirado
Potência: 200 cv
Torque: 24,8 kgfm
Eletrônica: Fueltech
Origem: Nacional
ELEMENTOS E SISTEMAS
Chassi: original do carro com santantônio em aço
Pneus: Hankook, semi-slicks, 195/50 R15
Modelos: Chevrolet New Onix, Chevrolet Onix Plus, Peugeot 208, Fiat Argo, Fiat Cronos, Fiat Mobi, Volkswagen Polo, Volkswagen Virtus, Renault Sandero, Renault Stepway, Renault Kwid, Nissan Versa, Citroen C3 (3ª geração), Hyundai HB20, Hyundai HB20 S, Toyota Etios, Toyota Yaris, Honda Fit e Honda City.
Câmbio: SADEV de competição, paddle-shift, com seis velocidades , mais ré.
Suspensão: preparada para competição de acordo com regulamento CBA
Amortecedores: reguláveis de competição
Peso: aproximadamente 1.000 kg
Tração: dianteira
Rodas: marca Scorro, liga leve, aro 15
Segurança: estrutura em aço tubular homologada pela CBA
Programação em Interlagos
Sexta-feira, 2 de maio
08h00 – Stock Light – Shakedown
08h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
09h15 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
09h55 – Stock Light – Treino Livre 2
10h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 3
11h20 – Turismo Nacional - Treino Livre 3
11h50 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
12h35 – Stock Light – Treino Livre 3
13h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
14h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14h45 – Stock Light – Classificação
15h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
16h10 – Turismo Nacional – Classificação
17h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 3
Sábado, 3 de maio
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 4
10h15 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
10h45 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
11h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 5
12h25 – Visitação aos Boxes
14h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h45 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
16h05 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)
Domingo, 4 de maio
08h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos (50 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
15h35 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
Calendário, Turismo Nacional, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
6ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
7ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
8ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163
João Cardoso iniciou luta pelo título Overall e Sprint na categoria A com duas vitórias neste domingo. Augusto Sangalli triunfou na classificação geral pela manhã, enquanto o rookie Gabriel Moura, de 16 anos, mostrou grande talento com triunfo na B no desfecho do dia
Entre campeões, vencedores de corrida e estreantes, temporada reunirá dez pilotos com idade igual ou inferior a 18 anos, em cenário que reflete renovação constante
Categoria promovida pela Vicar, promotora também da BRB Stock Car Pro Series, segue registrando fortes índices de participação
Carros da categoria agora estão 4s mais rápidos que a versão anterior no traçado de Interlagos