Capa

Turismo Nacional tem quatro corridaças em Cascavel e "chuva" de vencedores inéditos

Em grande dia, categoria que tem no seu DNA o "automobilismo raiz" viu a coroação de quatro novos vitoriosos, em mescla de talentos da nova geração e pilotos experientes

06.09.2025  |  1.190 visualizações

A Turismo Nacional viveu mais um grande dia na sua história iniciada há pouco mais de oito anos, no mesmo lugar onde tudo começou: o Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Em um sábado (6) muito intenso e com quatro corridas incríveis, válidas pela quinta etapa da temporada 2025 e a quarta rodada do campeonato Sprint, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil viu sete pilotos diferentes no topo do pódio, sendo que quatro deles triunfaram na competição pela primeira vez.

Pela manhã, Gabriel Moura triunfou pela primeira vez na TN. O catarinense de 16 anos da G Racing Motorsport levou a melhor na Corrida 1 pela categoria A a bordo do Hyundai HB20, enquanto o experiente Nico Dall’Agnol (AGB Preparações) terminou na frente na B. Na prova seguinte, foi a vez do dono da casa cruzar a linha de chegada na frente. Um dos primeiros vencedores da Turismo Nacional, naquele 28 de maio de 2017, o cascavelense Guilherme Sirtoli finalizou na ponta com o Chevrolet New Onix da sua equipe própria, a GS Sports. Na B, foi a vez de outro estreante no topo do pódio: o brasiliense Luiz Veras (G Racing Motorsport), de 17 anos, que conquistou a pole da categoria no fim da chuvosa e nebulosa tarde de sexta-feira.

No período da tarde, durante disputa da Corrida 3, João Cardoso (Auto Racing), gaúcho de 19 anos, levou seu Chevrolet Onix Sedan ao primeiro lugar na categoria A e venceu pela quinta vez no campeonato. O único a triunfar duas vezes no dia foi Ale Xavier (CAR Racing). O curitibano terminou na ponta na categoria B pela primeira vez na Turismo Nacional e repetiu o feito logo em seguida, na quarta prova do dia, que teve como vencedor na categoria A um dos nomes mais experientes e vencedores do automobilismo brasileiro, sobretudo em carros de tração dianteira: Alberto Cattucci (CAR Racing), que no ano passado exerceu a função de piloto consultor, sendo peça importante no desenvolvimento do novo carro da categoria.

Um sábado de corridaças — O sábado começou com vitória de Gabriel Moura, que largou na pole e teve de lidar com forte pressão de vários dos seus oponentes no grid. Com desfecho bastante parelho, a prova teve Alberto Cattucci em segundo e Alexandre Bastos em terceiro. Dono da casa, Gui Sirtoli foi o quarto e João Cardoso terminou em quinto.

Em corrida igualmente disputada também na B, a vitória ficou com Nico Dall’Agnol, que superou o pole Luiz Veras para terminar na frente. Vasco Pedro concluiu a prova na terceira colocação, à frente de Pietro Nalesso, jovem de somente 15 anos, enquanto o estreante do fim de semana, o também jovem Victor Tieri, foi o quinto colocado, à frente de Adilson Jr.

Realizada logo em seguida, a Corrida 2 foi outra prova de disputas sensacionais, com batalhas ferozes da largada à bandeirada. Na pista, Cattucci cruzou a linha de chegada na ponta, mas teve de pagar 10s de punição por incidente com Gui Sirtoli, que terminou logo a seguir e foi declarado vencedor da corrida, seguido por Xande Bastos e João Cardoso. Pedro Bürger concluiu em quarto e Wanderson Freitas foi o quinto após superar Gabriel Moura nos metros finais.

Na B, quem despontou como candidato real à vitória foi Victor Tieri. Em jornada impressionante na sua estreia, o campeão brasileiro de kart liderava a disputa quando enfrentou uma quebra e teve de abandonar. Mas o triunfo ficou com outro novato na TN: Luiz Veras venceu pela primeira vez na categoria e foi seguido por Vasco Pedro e Ale Xavier. Pietro Nalesso foi o quarto e Renata Camargo, quinta colocada, faturou seu segundo pódio na temporada.

Mais emoções no Zilmar Beux — O sábado seguiu muito animado com a sequência do cronograma e outras duas corridas de alta intensidade e disputas impressionantes, com várias batalhas de até quatro carros lado a lado. Depois de duelo sensacional, João Cardoso levou a melhor contra Xande Bastos para cruzar a linha de chegada com apenas 0s150 de frente e vencer a Corrida 3. Gabriel Moura foi o terceiro, a 0s298 do vencedor. Murilo Fiore terminou em quarto e Cattucci, o quinto.

Ale Xavier deu sequência a um sábado de vencedores inéditos para triunfar pela primeira vez na categoria B após levar a melhor em grande disputa com Luiz Veras e Nico Dall’Agnol, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

A última prova do dia em Cascavel somente ratificou o caráter “raiz” da Turismo Nacional com vários duelos ao longo dos quase 20 minutos de disputa. Enquanto o líder do campeonato, Xande Bastos, viveu raro revés na temporada e teve de recolher para os boxes, Cattucci cresceu demais ao longo da corrida para superar Murilo Fiore e João Cardoso e vencer pela primeira vez na categoria. O triunfo veio, como habitual na TN, após chegada muito apertada e apenas 0s202 de frente para o jovem gaúcho, segundo colocado.

Ale Xavier repetiu o triunfo na B depois que o então líder da corrida, Luiz Veras, se envolveu em incidente com Fabio Ebrahim nos minutos finais. O segundo lugar ficou com Adilson Jr., e Diego Lozov, que já triunfou neste ano, foi o terceiro colocado.

Lágrimas em Cascavel — Mesmo acostumado a vencer e disputar várias competições em sua jornada no automobilismo brasileiro, Alberto Cattucci não escondeu a emoção por vencer pela primeira vez na Turismo Nacional.

“O carro é espetacular. Dei alguma ajuda, mas a categoria é muito top, muito competitiva. Você vai do céu ao inferno muito rápido! Era uma vitória que estava ‘batendo na trave’ há algum tempo. Dessa vez, deu tudo certo. Grande trabalho de toda a equipe, e muito obrigado aos nossos patrocinadores, porque sem eles não estaria aqui. Fazia muito tempo que não chorava. Rolou uma lágrima lá dentro do carro. É muita dedicação, minha e de toda a equipe. A vitória é o que lava a alma. Muito emocionante e muito importante para a minha carreira. Quem sabe, dando tudo certo, vamos seguir avançando cada vez mais”, declarou o piloto do Chevrolet New Onix #808 da CAR Racing.

Fechamento — Depois das grandes emoções deste sábado, a Turismo Nacional volta a acelerar neste domingo em Cascavel diante de uma programação cheia que contempla também a BRB Stock Car Pro Series e a Stock Light.

A Corrida 5 da etapa será disputada pela manhã, a partir de 8h55. Horas depois, a TN vai fechar uma jornada de muito automobilismo, com um total de 11 provas, considerando as três categorias na pista no Autódromo Zilmar Beux, com a largada da última disputa do fim de semana, a partir de 15h55. Todas as corridas do domingo terão 20 minutos mais uma volta de duração.

A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio da emissora por assinatura BandSports, no próprio canal da categoria no YouTube e também no canal Esporte na Band, no YouTube.

Turismo Nacional, temporada 2025
Etapa 5, Cascavel (PR), campeonato Sprint
Corrida 1 (top-10), resultado final*

1º - Gabriel Moura, A #86 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
2º - Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
3º - Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing)
4º - Gui Sirtoli/Murilo Fiore, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
5º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
6º - Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
7º - Wanderson Freitas/Eduardo Fuentes, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
8º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport)
9º - Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
10º - Raphael Teixeira, A #73 (Peugeot 208/Manzini)

Vencedor na categoria B
13º - Nico Dall'Agnol,B #7 (Chevrolet New Onix/AGB Preparações)

Corrida 2 (top-10), resultado final*
1º - Gui Sirtoli/Murilo Fiore, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
2º - Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing)
3º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
4º - Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
5º - Wanderson Freitas/Eduardo Fuentes, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
6º - Gabriel Moura, A #86 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
7º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport)
8º - Raphael Teixeira, A #73 (Peugeot 208/Manzini)
9º - Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)

Vencedor na categoria B

10º - Luiz Veras, B #22 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)

Corrida 3 (top-10), resultado final*
1º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
2º - Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing)
3º - Gabriel Moura, A #86 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
4º - Murilo Fiore/Gui Sirtoli, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
5º - Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
6º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport)
7º - Luiz Sena Jr., A #197 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
8º - Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
9º - Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
10º - Pablo Alves, A #33 (Chevrolet New Onix Sedan/Maranatha Racing)

Vencedor na categoria B
11º - Ale Xavier, B #5 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)

Corrida 4 (top-10), resultado final*
1º - Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
2º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
3º - Murilo Fiore/Gui Sirtoli, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
4º - Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
5º - Gabriel Moura, A #86 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
6º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport)
7º - Enzo Gianfratti, A #19 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
8º - Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
9º - Lutianne Soares, A #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições)

Vencedor na categoria B
10º - Ale Xavier, B #5 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
*resultados extraoficiais

Programação em Cascavel
Domingo, 7 de setembro
08h00 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
08h55 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10h20 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
11h00 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
11h50 – Visitação aos Boxes
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
15h55 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163

Leia também...
07.09.2025

Somente um piloto se repetiu no topo do pódio em todo o fim de semana: Ale Xavier, na categoria B. Domingo complementou a quarta das seis rodadas Sprint da temporada 2025

05.09.2025

A classificação válida pela quinta etapa do campeonato foi disputada com pista molhada e premiou os novos talentos do grid com as posições de honra no Oeste do Paraná

04.09.2025

Primeira parte do campeonato teve 16 corridas sprint, uma etapa Endurance e muitas emoções antes do retorno a Cascavel neste fim de semana para a quinta rodada do ano

03.09.2025

De volta ao seu berço, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil vai contar com quase 40 carros para uma jornada movimentada com seis corridas e promessa de muita emoção