Seis corridas e 11 vencedores diferentes. A Turismo Nacional entregou tudo e mais um pouco em termos de equilíbrio, competitividade e uma infinidade de disputas na pista em jornada válida pela quinta etapa da temporada 2025, concluída neste domingo de Dia da Independência do Brasil no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A pista que marcou o nascimento da categoria dos carros mais vendidos do Brasil concluiu a quarta rodada válida pelo campeonato sprint com mais duas provas, que renderam dois vencedores distintos na divisão A e outros dois na B.
No sábado que abriu a etapa cascavelense, a Turismo Nacional viu sete pilotos subirem ao topo do pódio em meio a um grid lotado formado por 38 carros. Gabriel Moura (G Racing), Gui Sirtoli (GS Sports), João Cardoso (Auto Racing) e Alberto Cattucci (CAR Racing) venceram na categoria A. Na B, os triunfos ficaram nas mãos de Nico Dall’Agnol (AGB Preparações), Luiz Veras (G Racing Motorsport) e Ale Xavier (CAR Racing), único competidor a repetir vitória na etapa.
O dia que representou a conclusão da etapa no Autódromo Zilmar Beux levou Pedro Bürger (WC6 Motorsport) de volta ao topo na categoria A, que viu ainda o triunfo do líder do campeonato, Alexandre Bastos (Roger Racing). Na B, as glórias ficaram repartidas entre o ponteiro da tabela, Augusto Sangalli (Pein Competições) e o “rookie” Guilherme Alves (Maranatha Racing). Aos 16 anos, o filho de Pablo Alves, um dos nomes mais tradicionais e vencedores da TN, triunfou naquela que foi somente sua segunda etapa na categoria.
Duas corridas, quatro vencedores — Em razão da inversão do grid, o décimo colocado na Corrida 4 largou na frente nas categorias A e B. Dessa forma, Luiz Sena Jr. puxou a fila no pelotão da frente, enquanto o “rookie” Paulo Fernando saiu em primeiro na B para a disputa de 20 minutos que abriu a manhã em Cascavel.
A prova foi bastante agitada, como de costume na Turismo Nacional. Foi uma manhã de vários pegas e inúmeras disputas antes da coroação de Pedro Bürger como vencedor na categoria A, seguido por João Cardoso e Luiz Sena Jr., com Lutianne Soares em quarto e Alexandre Bastos em quinto. Na B, o triunfo ficou, pela primeira vez no fim de semana, com Augusto Sangalli, que terminou apenas 0s152 à frente de Adilson Jr., segundo colocado. Caio Cunha foi o terceiro, à frente de Guilherme Alves e do grande vencedor de sábado, Ale Xavier.
Com pista bastante úmida, o último ato no domingo foi de êxito para o líder do campeonato na categoria A. Alexandre Bastos fechou o dia no topo do pódio, repetindo um enredo escrito em maio no Zilmar Beux, onde gabaritou nas corridas Endurance e Sprint. Filho da terra, Gui Sirtoli voltou ao pódio para finalizar em segundo e João Cardoso marcou mais um bom resultado na etapa, em terceiro. Luti Soares foi o quarto e Daniel Nino, neste seu primeiro ano na categoria A, foi o quinto.
“Aproveitamos os pneus novos na última corrida do dia para sair daqui com a vitória, resultado muito importante para o campeonato. Um ótimo fim de semana”, destacou o líder da temporada Xande Bastos.
Ao longo da prova, Beto Pontes sofreu um acidente, o que provocou o acionamento da bandeira vermelha. Consciente após a batida, o piloto cearense da Landerson Competições saiu do carro consciente e foi encaminhado para o hospital para exames complementares.
A B viu a coroação de mais um novo vencedor na Turismo Nacional. Filho de Pablo Alves, o jovem Gui Alves, de apenas 16 anos, terminou na frente, em sequência com outro piloto da nova geração, Pietro Nalesso, de 15, após disputa que durou até a última volta. Adilson Jr. voltou ao pódio com o terceiro lugar no fim da tarde, enquanto Luiz Veras e Augusto Sangalli completaram a relação dos cinco primeiros.
“Estou muito feliz, justamente por ser meu ano de estreia no automobilismo. Esperava tentar lutar por vitórias, mas não imaginava que seria tão rápido. Tudo fruto do meu esforço e dedicação. Foi minha primeira vez aqui, deu tudo certo”, vibrou Gui Alves, mais uma revelação da Turismo Nacional.
Campeonato — Na esteira dos resultados em Cascavel, Alexandre Bastos se mantém na liderança Overall pela categoria A e soma agora um total de 400 pontos. João Cardoso é seu concorrente mais próximo e tem 319, seis a mais que Gabriel Moura, terceiro colocado. Murilo Fiore tem 268 e é o quarto, enquanto outro dos vencedores em Cascavel, Alberto Cattucci, aparece em quinto, com 237 tentos.
Augusto Sangalli continua líder com boa vantagem na categoria B. Mas a sequência da tabela mostra os demais concorrentes muito próximos: Nico Dall’Agnol é o vice-líder, com 265, 20 pontos a mais que Luiz Veras, terceiro. Adilson Jr. é o quarto, com 238, e Ale Xavier, outro grande nome da etapa no Oeste do Paraná, ocupa a quinta posição, com 235.
A categoria dos carros mais vendidos do Brasil volta a acelerar dentro de pouco mais de um mês e meio no Autódromo Orlando Moura, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A sexta etapa do campeonato está marcada para os dias 25 e 26 de outubro.
Turismo Nacional, temporada 2025
Etapa 5, Cascavel, Sprint
Corrida 5, resultado final (top-10)
1º - Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
2º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
3º - Luiz Sena Jr., A #197 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
4º - Lutianne Soares, A #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições)
5º - Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing)
6º - Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
7º - Murilo Fiore/Gui Sirtoli, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
8º - Luiz Fernando Dondoni/Enzo Falquete, A #99 (Chevrolet New Onix/Porthack Racing)
9º - Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
10º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport)
Vencedor na categoria B
11º - Augusto Sangalli, B #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições)
Corrida 6, resultado final (top-10)
1º - Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing)
2º - Gui Sirtoli/Murilo Fiore, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
3º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
4º - Lutianne Soares, A #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições)
5º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport)
6º - Gabriel Moura, A #86 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
7º - Pablo Alves, A #33 (Chevrolet New Onix Sedan/Maranatha Racing)
8º - Enzo Gianfratti, A #19 (Hyundai HB20/GRacing Motorsport)
9º - Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
10º - Raphael Teixeira, A #73 (Peugeot 208/Manzini)
Vencedor na categoria B
14º - Guilherme Alves, A #30 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing)
Calendário da temporada 2025
6ª etapa: 26 de outubro, Campo Grande (MS)
7ª etapa: 16 de novembro, local a definir
8ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163
Em grande dia, categoria que tem no seu DNA o "automobilismo raiz" viu a coroação de quatro novos vitoriosos, em mescla de talentos da nova geração e pilotos experientes
A classificação válida pela quinta etapa do campeonato foi disputada com pista molhada e premiou os novos talentos do grid com as posições de honra no Oeste do Paraná
Primeira parte do campeonato teve 16 corridas sprint, uma etapa Endurance e muitas emoções antes do retorno a Cascavel neste fim de semana para a quinta rodada do ano
De volta ao seu berço, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil vai contar com quase 40 carros para uma jornada movimentada com seis corridas e promessa de muita emoção