Capa

Ernani Kuhn e João Cardoso são os campeões da Turismo Nacional em 2024

Dupla da Auto Racing unificou os títulos Sprint com os Endurance e Overall nas categorias A e B. Com a conquista, Ernani Kuhn receberá incentivos para subir para a Stock Series em 2025

15.12.2024  |  3.902 visualizações

A histórica temporada 2024 da Turismo Nacional coroou neste domingo as campanhas de Ernani Kuhn e João Cardoso com o título de campeões de tudo: a dupla da Auto Racing gabaritou e conquistou todos os campeonatos em disputa ao longo de um ano marcado por oito etapas, 36 corridas sprint, duas rodadas Endurance e muita emoção nas principais pistas do automobilismo nacional. A bordo do Chevrolet Onix Sedan #107, Ernani, cuiabano de 28 anos, agregou à sua estante os troféus de campeão Endurance e Overall (soma de pontos em todas as provas do ano) na categoria A, enquanto seu companheiro de equipe Auto Racing, o gaúcho João Cardoso, de apenas 18 anos, levou os três títulos em jogo na categoria B.
Enquanto João Cardoso conquistou como prêmio os incentivos para ascender ao grid da categoria A da Turismo Nacional em 2025, Ernani Kuhn terá a chance de subir para a Stock Series no ano que vem. Com o sonho de correr na Stock Car, o mato-grossense avança um degrau na escala evolutiva promovida pela Vicar e disputará a divisão de acesso no ano que vem.
Com duração de três horas mais uma volta, a prova disputada desde a manhã deste domingo reservou muitas emoções, reviravoltas e um grande duelo nas voltas finais que marcou a definição do título Endurance. A bordo do Chevrolet New Onix #33 da Maranatha Racing, o experiente Pablo Alves lutou até o fim da pressão imposta por Edu de Paula, ao volante do Volkswagen Polo #333 da Duraline. Em confronto entre um dos nomes mais vitoriosos da TN e um talento da nova geração, levou a melhor o catarinense após empolgante duelo roda a roda. Com o terceiro lugar, Pablo, que que fez dupla com Renato Braga neste fim de semana, terminou com o vice-campeonato Endurance por apenas três pontos de diferença para Ernani e João Cardoso.

Como foi a corrida — Com 26 carros, sendo 23 duplas e três trios, a Turismo Nacional acelerou para a última corrida de um grande ano na sua trajetória com Arthur Scherer na pole com o New Onix #116 da WC6 Motorsport. Parceiro de Dudu Fuentes, que correu como convidado na etapa, o paulista liderou as primeiras voltas, mas foi outro piloto do time de Wellington Cirino, Thiago Riberi (parceiro de Pedro Bürger) quem protagonizou a primeira hora de disputa em Interlagos.
Entre as estratégias de pit-stop e um sólido desempenho com o desenrolar da corrida, Ernani Kuhn escalou o pelotão depois de ter largado em quinto lugar no período em que os pilotos tiveram de lidar com a chuva fina que ‘melou’ o asfalto paulistano. O #107 comandou a prova, seguido pelos Onix de Scherer e Thiago Riberi.
Contudo, a dupla da Auto Racing passou por um grande susto após incidente que envolveu os carros #8, de Mathias de Valle, Edson do Valle e Jairo Andrade, e o #99 de José Vitte e JP Velarde. Foi neste momento que os futuros campeões passaram pelo maior aperto, uma vez que caíram no pelotão, perderam performance e tiveram de ir para os boxes.
O safety-car acionado por conta de incidente sofrido pelo carro #8 aconteceu quando Pedro Bürger liderava a prova e tinha o Toyota Yaris #17 de Juninho Berlanda em segundo, à frente do #18 de Daniel Nino. Mas a bandeira amarela juntou todos novamente e permitiu a aproximação de Ernani Kuhn, que retornou à pista com grande performance e conseguiu assumir a segunda posição após as paradas de pit-stop, logo atrás do #66 de Bürger e Riberi.
Thiago Riberi manteve a dianteira para o #66 na hora final ao mesmo tempo em que o #116 de Scherer e Dudu Fuentes enfrentou muitos problemas e ficou sem qualquer chance de vitória.
Com forte performance, Ernani Kuhn e João Cardoso mantiveram o segundo lugar após a quarta parada. Em ritmo de classificação, a dupla assumiu a liderança após o pit-stop de Bürger e desde então não saiu da liderança da corrida. Juninho e Dudu Berlanda ocupavam o terceiro lugar, à frente de Pablo Alves e Renato Braga e dos irmãos Rafa e Leo Reis.
O #107 reassumiu a liderança quando restavam 46 minutos para a bandeirada e após a volta do #66 à pista na esteira do quarto pit-stop. Mas Bürger e Riberi foram punidos por terem excedido o limite máximo de tempo para finalizar o stint e perderam qualquer chance de buscar a vitória.
Últimos pit-stops e decisão à vista: responsável pelos dois últimos stints da dupla, João Cardoso manteve a dianteira na abertura da meia-hora final de prova. Já o Yaris dos irmãos Berlanda apresentou problemas na reta final de prova e perdeu a chance de conquistar um lugar no pódio no desfecho da temporada. Quem se deu bem foi Pablo Alves e Renato Braga, que escalaram mais uma posição na corrida, subiram para segundo e ficaram muito perto do título Endurance mesmo com a liderança de Ernani e Cardoso.
Com forte desempenho na terceira hora, o Volkswagen Polo #222 de Edu de Paula entrou na briga e lutou pelo segundo lugar com Pablo Alves nas voltas finais. Os pilotos travaram um empolgante duelo roda a roda que durou várias voltas. Claramente com mais ritmo nas retas, Edu conseguiu fazer a ultrapassagem de forma espetacular no Bico de Pato e garantiu um pódio para os irmãos catarinenses. Pablo Alves e Renato Braga ficaram a três pontos do título Endurance, que ficou nas mãos de Ernani e João após confirmarem a vitória em Interlagos e oficializarem também a conquista do campeonato Overall.

A festa dos campeões — Grande campeão dos campeonatos Overall, Sprint e Endurance em 2024 na categoria A, Ernani Kuhn foi protagonista de uma campanha de dez vitórias, duas poles e 23 presenças entre os cinco primeiros ao longo das 38 provas do calendário. A jornada deste domingo marcou a coroação de uma campanha de muita luta.
“Fico emocionado porque enfrentamos problemas na classificação e viramos uma volta no final para marcar o quinto lugar. Em uma prova de Endurance é importante largar entre os cinco, seis primeiros. Foi um diferencial. Hoje foi uma jornada de muita luta, não foi nada fácil. Batalhamos muito, todos nós da equipe, eu e o João, também. Só tenho a agradecer”, destacou o cuiabano.
Protagonista na categoria B, com cinco poles, 19 vitórias e 34 presenças no top-5, João Cardoso foi um dos destaques do ano e, com o título Overall confirmado neste domingo, é nome garantido na classe A da Turismo Nacional em 2025.
“Fizemos um fim de semana incrível e um trabalho intenso. O Ernani e toda a nossa equipe estão de parabéns pelo que foi conquistado hoje. Tenho muito potencial para subir para a categoria A, nosso caminho para 2025”, afirmou o jovem.
Ernani comemoro muito também a confirmação do acesso para o grid da Stock Series, uma meta há muito sonhada pelo piloto e que se concretizará no ano que vem. “Nesse tempo todo durante o ano a expectativa sempre existiu. Já cheguei a testar um carro da Stock Series, e adorei, é muito potente, muito bom. Muito obrigado à Vicar por poder proporcionar essa escala para nós, o que agrega muito para os pilotos e nosso automobilismo como um todo”.
A Turismo Nacional volta a acelerar em 2025 para a nona temporada da sua história. A primeira rodada do ano está marcada para os dias 22 e 23 de março.

Turismo Nacional, temporada 2024
Etapa 8, Super Final BRB, Endurance, Interlagos
Resultado final

1º - Ernani Kuhn/João Cardoso #107(Chevrolet New Onix/Auto Racing), 74 voltas em 3h03min47s440
2º - Edu de Paula/Rafael de Paula #222 (Volkswagen Polo/Duraline Racing), a 20s796
3º- Pablo Alves/Renato Braga #33 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), a 23s462
4º - Daniel Nino/Diego Augusto #18 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 29s035
5º - Lutianne Soares/Leonardo Soares #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 42s377
6º - Augusto Sangalli/Gabriel Nagel #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), a 53s307
7º - Pedro Bürger/Thiago Riberi #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 1 volta
8º - Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso #46 (Hyundai HB20/Fast Racing), a 1 volta
9º - Guilherme de Bellis/Renzo Zambolini #888 (Ford New Ka/Car Racing), a 1 volta
10º - Junior Niju /Ezequiel DallAsta #30 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), a 1 volta
11º - Beto Pontes/Rogério Santos Neto/Marcus Borges #90 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 2 voltas
12º - Ale Xavier/Vasco Pedro #5 (Chevrolet New Onix/Car Racing), a 2 voltas
13º - Juninho Berlanda/Dudu Berlanda #17 (Toyota Yaris/Pein Competições), a 4 voltas
14º - João Bortoluzzi/Paulo Cocco #80 (Chevrolet New Onix/BF Racing), a 4 voltas
15º - Américo Lanzoni/Rafael Manzini #110 (Chevrolet New Onix/Manzini), a 5 voltas
16º - Arthur Scherer/Eduardo Fuentes #116 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 6 voltas
17º - Raphael Teixeira/Gustavo Cordeiro/Pablo Marçal #37 (Chevrolet New Onix/Classe A), a 7 voltas
18º - Thiago Guinzelli/Dudu Moratelli #105 (Chevrolet New Onix/Porthack Racing), a 14 voltas
19º - Beto Cavaleiro/Thiago Sansana/Thaline Chicoski #77 (Chevrolet Onix/Car Racing), a 27 voltas
20º - Edson do Valle/Mathias de Valle/Jairo Andrade #8 (Chevrolet New Onix/Brandão), a 36 voltas
21º - José Vitte/João Velarde #99 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), a 43 voltas
22º - Rodrigo Gil/Enzo Falquete #177 (Toyota Yaris/Classe A), a 49 voltas
23º - Dorivaldo Gondra Jr./Filipe Borges #121 (Volkswagen Polo/Porthack), a 51 voltas
24º - Victor Manzini/André Bragantini #117 (Peugeot 208/Manzini), a 61 voltas
25º - Marcel Jordand/Sergio Ramalho #39 (Chevrolet New Onix/Fast Racing), a 62 voltas

Excluídos
Rafael Reis/Leo Reis #301 (Chevrolet New Onix/Car Racing)

Classificação do campeonato Overall*
Categoria A**

1º - Ernani Kuhn, 618 pontos
2º - Pablo Alves, 591
3º - Rafael Reis, 557
4º - Juninho Berlanda, 525
5º - Arthur Scherer, 518
6º- Pedro Bürger, 486
7º - Lutianne Soares, 326
8º - Beto Pontes (Sênior), 232
9º - Edson do Valle/Jairo Andrade, 185

Categoria B**
1º - João Cardoso, 816
2º - Daniel Nino, 790*
* somam pontos ao campeonato Overall somente os pilotos que participaram de todas as oito etapas da temporada 2024
** pontuação extraoficial

Classificação do campeonato Endurance (top-10)*
1º - Ernani Kuhn/João Cardoso, 70 pontos
2º - Pablo Alves/Renato Braga, 67
3º - Fabiano Cardoso, 66
4º - Edu de Paula, 64
5º - Rafael de Paula, 60
6º - Augusto Freitas, 46
7º - Daniel Nino/Diego Augusto, 44
8º - Augusto Sangalli/Gabriel Nagel, 44
9º - Kreis Jr., 37
10º - Pedro Bürger/Thiago Riberi, 34
*pontuação extraoficial



Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163

Leia também...
01.04.2025

Categoria promovida pela Vicar, promotora também da BRB Stock Car Pro Series, segue registrando fortes índices de participação

27.03.2025

Carros da categoria agora estão 4s mais rápidos que a versão anterior no traçado de Interlagos

18.03.2025

Conhecido como um dos mais bem-sucedidos pilotos em carros de tração dianteira do Brasil, o paulista chega para elevar ainda mais o nível técnico da competição

12.03.2025

Mais uma promessa forjada pelo automobilismo catarinense chega ao grid da categoria dos carros mais vendidos do Brasil. Piloto competirá pela equipe GRacing Motorsport