O Velopark (RS) teve um domingo (15) intenso para a Turismo Nacional. A sexta etapa do campeonato finalizou com duas corridas marcadas pelas disputas acirradas que acabaram mudando a configuração da pontuação da categoria A, com dois dos principais candidatos ao título tendo dificuldades. Além disso, o dia teve uma vitória inédita na classificação geral de uma prova: Augusto Sangalli, da categoria B, venceu a Corrida 5.
Competindo na categoria B, Sangalli teve um início promissor em um começo de corrida agitado pelo incidente envolvendo Pedro Bürger e Rodrigo Elger, que saíram da pista sem causar a paralisação da prova. O episódio beneficiou João Cardoso, que avançou para a segunda posição. A luta pela terceira colocação foi acirrada nas voltas iniciais, com Rafa Reis defendendo-se de um pelotão de seis carros liderado por Arthur Scherer.
Após cinco minutos de prova, o carro de João Cardoso, que lutava pela liderança na categoria B, apresentou problemas e parou na pista, acionando o safety car. Na relargada, Sangalli conseguiu manter a liderança, mas viu o pelotão se aproximar. Rafa Reis perdeu a segunda posição devido a um deslize, e a troca de posições se intensificou, com Scherer assumindo a vice-liderança, seguido por Pablo Alves.
Sangalli e Scherer conseguiram abrir distância do grupo principal, enquanto o terceiro colocado Pablo Alves precisou adotar estratégias defensivas em uma disputa acirrada entre nove carros. Lutianne Soares conseguiu ultrapassá-lo, mas logo foi superado por Alves novamente.
Na última volta, Juninho Berlanda abandonou a corrida devido a uma quebra de suspensão. A prova terminou com Scherer e Sangalli cruzando a linha de chegada lado a lado. Scherer chegou primeiro, mas como a ultrapassagem ocorreu sob bandeira amarela, Augusto Sangalli foi declarado o vencedor geral da prova.
Na categoria A, Arthur Scherer foi o vencedor, com Pablo Alves e Lutianne Soares chegando a seguir. Na B, o vencedor Augusto Sangalli chegou à frente de Daniel Nino e Victor Manzini.
Sangalli destacou a sensação de estar na frente da prova na classificação geral: “Desde que eu tive minha primeira vitória na B, eu já pensava em ganhar na geral. E aí veio essa oportunidade e graças a Deus deu tudo certo. Eu não imaginava, estava bem nervoso, querendo que a prova acabasse. Eu tentei manter a calma, principalmente na disputa com o Scherer. Eu também não reparei na bandeira amarela, então só fiquei sabendo que venci depois que saí do carro.”
“As duas primeiras voltas foram caóticas, foi super difícil disputar com o Rafa Reis e o Sangalli veio bem, então eu fui segurando a distância. No final, eu fui estudando aos poucos a ultrapassagem, fui um pouco mais agressivo, mas, acabei não percebendo a bandeira amarela. Mesmo assim, deu certo e a vantagem era boa para garantir a vitória na A”, disse Scherer.
Tudo em aberto na categoria A - A Corrida 6, disputada na parte da tarde, teve Victor Manzini na pole position. Na disputa da primeira freada logo após a largada, Manzini perdeu a liderança para Daniel Nino, com Ernani Kuhn e Marcus Índio assumindo a segunda e terceira posições. Mas logo o safety car foi acionado para a retirada dos carros de Juninho Berlanda e Augusto Sangalli, que se envolveram em um incidente.
A corrida foi rapidamente retomada, com Nino mantendo a liderança e Kuhn e Rafa Reis em seu encalço. A disputa foi interrompida novamente, após o carro de Reis perder uma das rodas. Com isso, dois dos principais concorrentes ao título da categoria A, Berlanda e Reis, estavam fora da prova.
Na segunda relargada, Ernani Kuhn e Marcus Índio conseguiram manter o ritmo de Nino. Arthur Scherer também se aproximou. Kuhn acabou conseguindo a ultrapassagem sobre o líder. Nos cinco minutos finais, João Cardoso, vice-líder da categoria B, fez uma ultrapassagem sobre Lutianne Soares para assumir a quinta colocação geral, trazendo junto com ele o pelotão do meio.
A última volta teve Bernardo Cardoso pressionando Ernani Kuhn pela ponta na categoria A, mas o piloto do #107 conseguiu se manter na frente e receber a bandeirada da vitória. O pódio foi completado por Marcus Índio. Na categoria B, Daniel Nino levou a melhor, com João Cardoso na segunda posição. José Neto foi o terceiro. Já Pedro Bürger foi um dos destaques ao escalar 13 posições no grid. João Cardoso levou o troféu como maior pontuador do encontro.
“O final de semana começou bem com a pole, depois tivemos problemas no sábado e hoje também precisamos fazer uma corrida de recuperação de manhã. Agora de tarde, larguei em quinto e consegui me livrar dos incidentes e manter um bom ritmo, negociando posições. O Bernardo deu um pouco de trabalho no final, mas a vitória veio”, relatou Kuhn, que na manhã largou na 19ª posição e, com o resultado, ganha um respiro na disputa do campeonato.
“O maior desafio do fim de semana foi tentar chegar perto do João Cardoso, que tinha um carro muito rápido. O campeonato está muito acirrado e nós vamos disputar ponto a ponto. E claro, que vença o melhor na pista. O segredo é tentar prever o que o oponente vai fazer, para tentar pontuar toda corrida. E claro, usar bem as estratégias. Hoje nós usamos muito a inversão de grid e deu certo”, comentou Daniel Nino.
A próxima etapa da Turismo Nacional acontece em 19 de outubro em Londrina, no Paraná, e marca o fim do campeonato Endurance.
Turismo Nacional, 6ª etapa, Velopark
Corrida 5, top-10
1º - Augusto Sangalli #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), B, 17 voltas em 21m20s578
2º - Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 4s959
3º - Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), A, a 6s172
4º - Lutianne Soares #999 (Chevrolet New Onix/Landerson), A, a 6s528
5º - Bernardo Cardoso #11 (Chevrolet New Onix/Fast Racing), A, a 6s607
6º - Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), A, a 6s950
7º - Rafa Reis #301 (Chevrolet Onix/Car Racing), A, a 7s748
8º - Enzo Gianfratti/Marcus Índio #19 (Chevrolet New Onix/Gracing Motorsport), A, a 9s508
9º - Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 9s885
10º - Victor Manzini #117 (Chevrolet New Onix/Manzini), B, Rookie, a 14s644
Corrida 6, top-10
1º - Ernani Kuhn #107 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), A, 17 voltas em 22min12s132
2º - Bernardo Cardoso #11 (Chevrolet New Onix/Fast Racing), A, a 0s228
3º - Daniel Nino #18 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 4s300
4º - Enzo Gianfratti/Marcus Índio #19 (Chevrolet New Onix/G Racing Motorsport), A, a 5s012
5º - João Cardoso #109 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), B, a 6s821
6º - Pablo Alves #33 (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), A, a 8s790
7º - Pedro Bürger #66 (Fiat Argo/WC6 Motorsport), A, a 9s576
8º - Arthur Scherer #116 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), A, a 9s699
9º - Roger Sandoval #20 (Volkswagen Polo/Porthack Racing), A, a 18s647
10º - José Neto #93 (Volkswagen Polo/Brandão Motorsport), B, Rookie, a 20s889
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Ana Oliveira
(11) 9 5472 0163
Pontuação dobrada e previsão de chuva torna imprevisível a disputa final deste campeonato brasileiro em Goiânia
Principais candidatos aos títulos das categorias A e B protagonizaram corridas emocionantes no traçado gaúcho
Completamente aberto, campeonato se encaminha para a definição dos finalistas Sprint com enorme equilíbrio, que é refletido nas principais estatísticas de performance ao longo do ano
De volta ao Rio Grande do Sul, categoria vai acelerar em Nova Santa Rita com seis corridas. Os mil primeiros fãs presentes domingo no autódromo terão acesso à visitação aos boxes