(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
A temporada 2025 do TCR South America Banco BRB chega neste fim de semana (12 e 13 de julho) ao Uruguai para acelerar no Autódromo de Mercedes, abrindo uma fase de transição no campeonato. As quatro primeiras etapas do ano foram disputadas na Argentina, nos circuitos de Rosário, Oberá, San Juan Villicum e Termas de Río Hondo. Neste mês, além da jornada em Mercedes, a "Libertadores do Automobilismo" vai correr no tradicional traçado de El Pinar, 14 dias depois, e em seguida viaja rumo ao Brasil para as decisivas quatro decisivas rodadas finais, entre agosto e dezembro. Pedro Cardoso, Nelson Piquet Jr., Raphael Reis, Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter têm neste período a grande chance de virar o jogo depois de um primeiro semestre mais favorável aos oponentes argentinos.
Leonel Pernía (Honda YPF Racing) é o líder do campeonato, com 283 pontos, e foi o piloto com mais vitórias (três), pódios (seis) e poles (duas) até agora na temporada. Os compatriotas Fabricio Pezzini, Juan Ángel Rosso e Fabián Yannantuoni também subiram ao topo do pódio, enquanto o filho de Leonel, Tiago Pernía, conquistou uma vez a posição de honra no grid correndo em casa.
Aliando experiência e juventude, o quinteto que representa o Brasil no TCR South America Banco BRB conseguiu entregar resultados positivos e fechou o ‘giro argentino’ de forma competitiva. Atual campeão e vice-líder em 2025 com 239 tentos, Pedro Cardoso (PMO Racing) triunfou na Corrida 1 em Termas de Río Hondo, onde Nelsinho Piquet (Squadra Martino) foi pole position e vencedor do Troféu Driver of the Weekend by Ademicon como o maior pontuador da quarta etapa do campeonato. Piquet Jr. é o terceiro colocado no campeonato, com 189 pontos.
Piloto com mais largadas na história da categoria sul-americana (73), Raphael Reis (W2 ProGP) foi ao pódio em San Juan Villicum, enquanto os estreantes Enzo Gianfratti (Porthack Racing) e Maria Nienkötter (Cobra Racing) disputam o título da Copa Trophy. O paulista já triunfou em três oportunidades — Oberá, San Juan e Termas —, enquanto a catarinense de 18 anos também está na luta pelo título da competição à parte, que tem como líder o argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing).
Hora da virada — Pedro Cardoso se mostrou bastante confiante com a fase uruguaia que se avizinha. Com grande performance em El Pinar e Mercedes no ano passado, o dono dos títulos do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB acredita que pode repetir a performance para virar o jogo diante dos argentinos e, em especial, contra Leonel Pernía.
“Vamos agora entrar numa nova fase, e essas próximas duas etapas no Uruguai serão de extrema importância em termos de campeonato. São dois circuitos que tendem a favorecer nosso carro. Ano passado, por exemplo, somei muitos pontos. Em El Pinar, marquei 100% dos pontos em jogo e na etapa de Mercedes estive entre os maiores pontuadores. Então, a expectativa é muito alta”, disse o brasiliense.
“São dois circuitos que eu me dou muito bem, onde nosso carro performa bem e, por isso, estou com a expectativa alta para conseguir pontuar muito bem, reduzir a vantagem para o líder ou, quem sabe, até mesmo assumir a ponta do campeonato”, acrescentou.
Por sua vez, Nelsinho Piquet fechou a fase argentina do campeonato em alta e entregou seu melhor resultado até agora no TCR South America Banco BRB em Termas de Río Hondo. Com quatro pódios conquistados na atual temporada, o piloto da Scuderia Bandeiras Sports na BRB Stock Car aposta em um segundo semestre bastante forte.
“Desde o começo sabia que seria um campeonato mais difícil em razão das pistas que ainda não conhecia. Em contrapartida, andei bem em Termas, uma pista que já tinha corrido antes, e espero andar bem também em El Pinar, onde corri ano passado na Stock Car. Creio então que, de Mercedes pra frente, vamos ter um pouco mais de vantagem”, explicou.
“Quero muito brigar pelo título, então vejo essa segunda metade do campeonato bem mais afeita a nós. Será uma fase em que vou estar mais acostumado ao carro e às pistas, ao próprio procedimento de largada em si, e tudo isso vai facilitar um pouquinho para recuperar os pontos que perdemos na Argentina”, disse Piquet Jr.
Pole position e vencedor da Corrida 1 disputada em Mercedes no ano passado, Raphael Reis também deposita sua esperança no segundo semestre e acredita que o julho uruguaio pode representar um divisor de águas em sua jornada em 2025. “Tivemos uma primeira parte de campeonato muito difícil. Estivemos competitivos na maioria das etapas, mas os resultados não foram os melhores. Dois segundos lugares nos escaparam faltando uma volta, tanto em Rosário como em Termas. Aproveitamos muito esse período sem corridas e estudamos bastante. Tenho certeza que estaremos muito fortes para as próximas etapas que serão disputadas no Uruguai”, comentou.
Copa Trophy — Estreantes na temporada 2025 do TCR South America Banco BRB, Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter encaram cada etapa como um grande aprendizado. Afinal, é o primeiro ano de ambos correndo fora do Brasil, de modo que todos os circuitos até agora foram uma grande novidade.
Paulista de 22 anos, Enzo ressaltou a ida ao Uruguai como oportunidade para aprender ainda mais e seguir na luta pelo título na Copa Trophy. “Vamos dar nosso 100% para garantir bons resultados no Uruguai. Será outro grande aprendizado, já que ainda não conheço as pistas de Mercedes e El Pinar, então vamos aproveitar também para estudar, conhecer esses dois traçados e chegar prontos para entregar uma performance perfeita em busca do nosso grande objetivo para minha temporada de estreia no TCR”.
Única mulher no grid, Maria Nienkötter se mostra bastante feliz por ter a oportunidade de evoluir como pilota e medir forças em meio a grandes nomes do automobilismo sul-americano. A catarinense enfatizou a nova fase do calendário com entusiasmo e alegria para seguir com o aprendizado no seu primeiro ano correndo em carros de turismo e em uma categoria internacional.
“Estou amando os carros e a competitividade, que são grandes marcas do TCR South America, com pilotos de alto nível de profissionalismo. Tem sido uma experiência maravilhosa na minha vida. Estamos aprendendo muito e estou focada em dar sequência nesse processo com essas duas etapas no Uruguai, onde terei a chance de conhecer e aprender em duas pistas muito importantes. Será ótimo correr em um novo país, evoluir ainda mais e avançar nas disputas”, declarou.
Pontuação geral do campeonato após quatro etapas
1º - Leonel Pernía, 283 pontos
2º - Pedro Cardoso, 239
3º - Nelson Piquet Jr.,189
4º - Fabricio Pezzini, 164
5º - Raphael Reis, 161
6º - Fabián Yannantuoni, 158
7º - Juan Ángel Rosso, 143
8º - Tiago Pernía, 130
9º - Luis Ramírez, 111
10º - Genaro Rasetto, 99
11º - Mariano Pernía, 97
12º - Adrián Chiriano, 60
13º - Santino Balerini, 52
14º - Maria Nienkötter, 43
15º - Enzo Gianfratti, 39
16º - Exequiel Bastidas, 36
*pontuação extraoficial
Copa Trophy
1º - Adrián Chiriano, 90 pontos
2º - Enzo Gianfratti, 61
3º - Maria Nienkötter, 60
Equipes
1º - Honda YPF Racing, 458 pontos
2º - PMO Racing, 365
3º - W2 ProGP, 325
4º - Paladini Racing, 301
5º - Cobra Racing Team, 43
6º - Porthack Racing, 39
Programação em Mercedes
Sábado, 12 de julho
09h00 – Shakedown
09h15 – Treino Livre Copa Trophy
10h00 – Treino Livre 1
13h25 – Treino livre 2
16h05 – Classificação
Domingo, 13 de julho
09h25 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h45 – Visitação aos Boxes
12h40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163
Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com
Leonel Pernía e Juan Ángel Rosso dividiram as glórias em Mercedes. Nelson Piquet Jr. e Raphael Reis levaram troféus para casa, assim como Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter, vencedores na Copa Trophy
Com direito a uma volta quase perfeita no fim do Q2, o piloto da Squadra Martino conquistou sua segunda pole consecutiva e manteve a invencibilidade da Honda em classificações na temporada
Piloto com mais largadas na categoria continental projeta retomada dos bons resultados neste fim de semana, no Uruguai
Somente Raphael Reis e Pedro Cardoso já competiram no circuito de 2.960 metros. Nelson Piquet Jr. e os novatos Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter entram na pista pela primeira vez