Capa

Brasileiros estreiam em Mercedes no TCR South America Banco BRB

Somente Raphael Reis e Pedro Cardoso já competiram no circuito de 2.960 metros. Nelson Piquet Jr. e os novatos Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter entram na pista pela primeira vez

09.07.2025  |  2.619 visualizações

Um dos aspectos mais valorizados pelos pilotos ao disputar o TCR South America Banco BRB está na oportunidade de desbravar novos horizontes e conhecer circuitos de tradição e relevância no continente. Entre os cinco brasileiros que correm na categoria internacional promovida pela Vicar em 2025, Nelson Piquet Jr., Maria Nienkötter e Enzo Gianfratti vão debutar no Autódromo de Mercedes, no Uruguai, palco da quinta etapa do campeonato, neste fim de semana (12 e 13 de julho). Em contrapartida, Raphael Reis — pole e vencedor no ano passado — e o atual campeão, Pedro Cardoso, já conhecem a pista. 
Conhecido pela versatilidade e experiência, Nelson Piquet Jr. se permitiu vivenciar o novo no TCR South America Banco BRB em 2025. Piloto do Honda Civic Type R FL5 #33 da Squadra Martino, o primeiro campeão mundial de Fórmula E reúne ainda 28 largadas na Fórmula 1 e atualmente corre também na BRB Stock Car Pro Series pela Scuderia Bandeiras Sports. 
No certame continental, Piquet Jr. faz sua temporada de estreia em uma categoria de carros de tração dianteira e apresenta evolução constante. Em Termas de Río Hondo, na Argentina, Nelsinho conquistou a pole position, dois pódios e terminou a etapa como o maior pontuador, levando para casa o troféu Driver of the Weekend by Ademicon.
Assim como aconteceu em Rosário e San Juan Villicum, Nelsinho terá pela frente outro circuito desconhecido em sua carreira nesta temporada ao correr na pista de 2.960 metros e nove curvas de Mercedes, distante 281 km da capital, Montevidéu, e a 317 km de Buenos Aires, na Argentina. Um desafio que o brasileiro vem conseguindo enfrentar bem. “Desde o começo sabia que seria um campeonato difícil em razão das pistas que não conhecia. Será o mesmo agora para Mercedes, outra novidade para mim”, destacou.
“Mas acredito que dessa etapa em diante, seguindo depois para El Pinar, onde corri ano passado na Stock Car, vamos ter um pouco mais de vantagem. Quero muito brigar pelo título, então vejo essa segunda metade do campeonato bem mais afeita a nós”, disse o terceiro colocado na temporada, com 189 pontos.

Tudo novo — Enquanto Nelsinho Piquet reúne vasta experiência em várias categorias e corridas ao redor do mundo, Maria Nienkötter e Enzo Gianfratti vivenciam em 2025 um ano de muito aprendizado e descobertas. Afinal, a incursão no TCR South America Banco BRB representa para ambos a primeira competição internacional nas respectivas carreiras, algo que os jovens encaram com natural entusiasmo.
Para a catarinense Maria Nienkötter, de 18 anos, o ensinamento vai além. A temporada deste ano representa seu primeiro campeonato completo correndo em carros de turismo, feito que vem na esteira da vitória na seletiva feminina promovida pela sua atual equipe, a Cobra Racing Team, em conjunto com a categoria sul-americana e a Confederação Brasileira de Automobilismo no fim do ano passado, em Interlagos.
Assim, cada circuito do calendário é para Maria a chance de assimilar conhecimento e experiência em um ano repleto de novidades. “Estou aprendendo muito, a cada etapa da temporada, e agora estou focada em dar sequência a esse processo nessas duas rodadas no Uruguai, onde terei a chance de conhecer e aprender pistas muito importantes. Será ótimo correr em um novo país, evoluir ainda mais e avançar nas disputas”, disse a competidora do Toyota Corolla TCR #23.
Tal qual Maria, Enzo Gianfratti soma pontos para a Copa Trophy, certame à parte do TCR South America Banco BRB. O paulista de 22 anos estreou em Oberá, na província de Misiones, com o Honda Civic Type R FK7 preparado pela equipe brasileira Porthack Racing, baseada em Santa Catarina. Com experiência prévia e títulos em categorias como a Copa Hyundai HB20 e a AMG Cup, Gianfratti concilia sua jornada internacional com a campanha na Stock Light, onde vem se destacando entre os melhores ‘rookies’ de 2025.
Com três vitórias na Copa Trophy, Gianfratti ressaltou a chance de conhecer mais dois circuitos de grande tradição no cenário sul-americano do esporte a motor.
“Vamos dar nosso 100% para garantir bons resultados no Uruguai. Será outro grande aprendizado, já que ainda não conheço Mercedes e El Pinar. Vamos aproveitar também para estudar, conhecer esses dois traçados e chegar prontos para entregar uma performance perfeita em busca do nosso grande objetivo na minha temporada de estreia no TCR”, comentou o piloto.

Agenda do fim de semana — A programação de pista em Mercedes estará concentrada entre sábado e domingo. O primeiro dia será bastante cheio com três treinos livres (sendo um para os pilotos da Copa Trophy). À tarde, a partir das 16h05, acontece a sessão classificatória que definirá o quinto pole position da temporada.
A primeira prova da etapa de Mercedes será disputada na manhã de domingo, a partir das 9h25. Poucas horas depois, a partir de 12h40, a categoria continental conclui sua programação com a segunda corrida do fim de semana. Segundo a previsão do tempo, será um dia de céu parcialmente nublado e temperatura ambiente amena, com máxima em torno de 19ºC.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.

Programação em Mercedes
Sábado, 12 de julho
09h00 – Shakedown
09h15 – Treino Livre Copa Trophy
10h00 – Treino Livre 1
13h25 – Treino livre 2
16h05 – Classificação 

Domingo, 13 de julho
09h25 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h45 – Visitação aos Boxes
12h40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Pontuação geral do campeonato após quatro etapas
1º - Leonel Pernía, 283 pontos
2º - Pedro Cardoso, 239
3º - Nelson Piquet Jr.,189
4º - Fabricio Pezzini, 164
5º - Raphael Reis, 161
6º - Fabián Yannantuoni, 158
7º - Juan Ángel Rosso, 143
8º - Tiago Pernía, 130
9º - Luis Ramírez, 111
10º - Genaro Rasetto, 99
11º - Mariano Pernía, 97
12º - Adrián Chiriano, 60
13º - Santino Balerini, 52
14º - Maria Nienkötter, 43
15º - Enzo Gianfratti, 39
16º - Exequiel Bastidas, 36
*pontuação extraoficial

Copa Trophy
1º - Adrián Chiriano, 90 pontos
2º - Enzo Gianfratti, 61
3º - Maria Nienkötter, 60

Equipes
1º - Honda YPF Racing, 458 pontos
2º - PMO Racing, 365
3º - W2 ProGP, 325
4º - Paladini Racing, 301
5º - Cobra Racing Team, 43
6º - Porthack Racing, 39


Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.brfsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163

Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com

Leia também...
13.07.2025

Leonel Pernía e Juan Ángel Rosso dividiram as glórias em Mercedes. Nelson Piquet Jr. e Raphael Reis levaram troféus para casa, assim como Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter, vencedores na Copa Trophy

12.07.2025

Com direito a uma volta quase perfeita no fim do Q2, o piloto da Squadra Martino conquistou sua segunda pole consecutiva e manteve a invencibilidade da Honda em classificações na temporada

11.07.2025

Piloto com mais largadas na categoria continental projeta retomada dos bons resultados neste fim de semana, no Uruguai

10.07.2025

Com objetivos distintos e em comum, quinteto volta a acelerar neste fim de semana para completar a primeira metade do campeonato