(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
A temporada 2025 do TCR South America Banco BRB completou em junho o “giro argentino” do calendário, com quatro etapas disputadas a partir de março, percorrendo os autódromos de Rosário, Oberá, San Juan Villicum e Termas de Río Hondo. Competitividade, emoção e grandes disputas não faltaram no certame internacional promovido pela Vicar, e os números ajudam a contar a história de um cenário que segue completamente aberto e com perspectiva de definição somente na linha de chegada da última rodada do ano, marcada para Interlagos, em 14 de dezembro.
O líder do campeonato é o experiente argentino Leonel Pernía, da Honda YPF Racing. Com 283 pontos, Leo é o grande nome da temporada até aqui com três vitórias, seis pódios, duas poles e ainda foi o Driver of the Weekend by Ademicon como o maior pontuador nas três primeiras etapas do ano.
Na defesa pelo título do TCR South America Banco BRB, o atual campeão Pedro Cardoso vem se notabilizando novamente pela regularidade. O piloto da PMO Racing venceu em Termas de Río Hondo, quebrando assim a série invicta dos argentinos, e deu ao Brasil o primeiro triunfo na categoria em 2025. Com outros quatro pódios na conta, o brasiliense de 26 anos chegou aos 239 pontos.
A terceira colocação é de outro brasileiro. Em alta no campeonato, Nelsinho Piquet Jr. vem deixando sua marca no certame continental com a Squadra Martino. Na sua temporada de estreia, Nelsinho vem de sua melhor performance no ano, também em Termas, onde garantiu a pole position e foi o Driver of the Weekend by Ademicon. Piquet Jr. fechou o giro argentino do campeonato em terceiro, com 189 tentos.
Chances para todos — Se os números conquistados por Pernía impressionam, o campeonato já apresentou, em vários momentos, a faceta da imprevisibilidade. Cinco pilotos diferentes já venceram na temporada. Além de Leo, subiram ao topo do pódio Fabricio Pezzini, com dois triunfos; Pedro Cardoso, Fabián Yannantuoni e Juan Ángel Rosso, com uma vitória para cada.
O pódio foi bastante disputado e teve sete nomes distintos escalando os degraus mais almejados do conceito TCR no continente. Leo Pernía (seis vezes), Pedro Cardoso (cinco), Fabián Yannantuoni e Nelsinho Piquet (quatro), Fabricio Pezzini e Juan Ángel Rosso (em duas oportunidades) e o brasileiro Raphael Reis (em uma ocasião) levantaram troféus na temporada.
Na disputa por equipes, a argentina Honda YPF Racing lidera no quesito com três vitórias, todas com Pernía. A brasileira W2 ProGP, com sede no Rio de Janeiro e comandada por Duda Pamplona e Serafin Jr., também se destaca e já coleciona dois triunfos, ambos conquistados por Pezzini. Com base na Argentina, a Paladini Racing soma duas vitórias, com Rosso e Yannantuoni, enquanto a PMO Racing colocou Cardoso no lugar mais alto do pódio na corrida 1 da quarta etapa do campeonato.
Emoção até o fim — Uma das marcas mais emblemáticas do TCR South America Banco BRB na temporada tem sido as grandes disputas. Seja na luta pela vitória ou mesmo no pelotão intermediário, emoção é o que não falta na versão sul-americana do conceito que tornou-se um case de sucesso no automobilismo mundial.
Na etapa de Oberá, realizada no mês de abril na província de Misiones, o destaque ficou por conta de uma última volta incrível, no qual nada menos que sete carros cruzaram a linha de chegada praticamente lado a lado, em batalha que já entrou para a história da categoria.
E no desfecho da etapa de Termas de Río Hondo, a batalha pela vitória ganhou contornos dramáticos e só foi definida nos metros finais. Fabricio Pezzini liderava a prova, mas teve de lidar com problemas no capô do seu Cupra Leon VZ. O campeão de 2022 lutou muito, mas ficou ‘às cegas’ depois que a peça se levantou à sua frente e não conseguiu segurar o primeiro lugar, que ficou nas mãos do experiente Yannantuoni.
Fase uruguaia — Em julho, a categoria cruza a fronteira rumo ao Uruguai para duas etapas no intervalo de 14 dias. A próxima parada está marcada para o circuito de Mercedes, neste fim de semana, entre 12 e 13 de julho, marcando assim o encerramento da primeira metade da temporada. Entre 27 e 28 do sétimo mês, o TCR South America Banco BRB viaja para acelerar no Autódromo de El Pinar, distante cerca de 30 km da capital, Montevidéu.
A partir de agosto, o campeonato continental promovido pela Vicar vai ao Brasil para abrir a fase final do campeonato começando com a estreia nas ruas de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, entre 16 e 17 de agosto, em evento conjunto com a BRB Stock Car Pro Series, marcando também a etapa de abertura do terceiro campeonato da história do TCR Brasil Banco BRB.
Confira os números da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB.
Vitórias
Pilotos
Leonel Pernía, 3
Fabricio Pezzini, 2
Juan Ángel Rosso, Pedro Cardoso e Fabián Yannantuoni, 1
Equipes
Honda YPF Racing (Argentina), 3
W2 ProGP (Brasil) e Paladini Racing (Argentina), 2
PMO Racing (Argentina), 1
Países
Argentina, 5
Brasil, 1
Pódios
Pilotos
Leonel Pernía, 6
Pedro Cardoso, 5
Nelson Piquet Jr. e Fabián Yannantuoni, 4
Fabricio Pezzini e Juan Ángel Rosso, 2
Raphael Reis, 1
Equipes
Honda YPF Racing, 10
Paladini Racing, 6
PMO Racing, 5
W2 ProGP, 3
Países
Argentina, 14
Brasil, 10
Poles
Pilotos
Leonel Pernía, 2
Tiago Pernía, 1
Nelson Piquet Jr., 1
Equipes
Honda YPF Racing, 4
Países
Argentina, 3
Brasil, 1
Pontuação geral do campeonato após quatro etapas
Pilotos
1º - Leonel Pernía, 283 pontos
2º - Pedro Cardoso, 239
3º - Nelson Piquet Jr., 189
4º - Fabricio Pezzini, 164
5º - Raphael Reis, 161
6º - Fabián Yannantuoni, 158
7º - Juan Ángel Rosso, 143
8º - Tiago Pernía, 130
9º - Luis Ramírez, 111
10º - Genaro Rasetto, 99
11º - Mariano Pernía, 97
12º - Adrián Chiriano, 60
13º - Santino Balerini, 52
14º - Maria Nienkötter, 43
15º - Enzo Gianfratti, 39
16º - Exequiel Bastidas, 36
Copa Trophy
1º - Adrián Chiriano, 90 pontos
2º - Enzo Gianfratti, 61
3º - Maria Nienkötter, 60
Equipes
1º - Honda YPF Racing, 458 pontos
2º - PMO Racing, 365
3º - W2 ProGP, 325
4º - Paladini Racing, 301
5º - Cobra Racing Team, 43
6º - Porthack Racing, 39
TCR South America Banco BRB, calendário de 2025*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025*
1ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
2ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
3ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
4ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163
Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com
Ex-lateral do Atlético de Madrid disputou o Mundial pela Espanha, jogou contra Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká e hoje acelera no TCR South America Banco BRB
Paulista de 22 anos passa a conduzir um Cupra na fase brasileira do campeonato, que será aberta no próximo final de semana em Curvelo (MG)
Dia foi dupla festa brasileira com triunfo do piloto e da equipe carioca W2 ProGP. Já o argentino da Honda YPF Racing levou a melhor na Corrida 1 e vai para a fase final do calendário como líder do campeonato
Vindo de vitória na BRB Stock Car no último domingo, e um dia após completar 40 anos, o brasileiro foi o principal destaque de um sábado gelado em El Pinar para conquistar a posição de honra do grid, com direito a novo recorde da pista