Capa

Da Copa do Mundo FIFA para o TCR: Mariano Pernía entre o futebol e o automobilismo

Ex-lateral do Atlético de Madrid disputou o Mundial pela Espanha, jogou contra Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká e hoje acelera no TCR South America Banco BRB

11.08.2025  |  925 visualizações

Entre os vários pilotos que competem no TCR South America Banco BRB em 2025, um nome se destaca por ter feito uma carreira de sucesso no futebol europeu e, hoje, competir em alto nível nos principais circuitos do continente. Mariano Pernía jogou em alguns dos mais importantes estádios do planeta, defendeu equipes como o Getafe e o Atlético de Madrid, chegou a atuar pela seleção da Espanha na Copa do Mundo de 2006 (na Alemanha) e disputou várias partidas contra estrelas como Lionel Messi, Ronaldinho Gaúcho, Zinedine Zidane e Ronaldo. Atualmente, vive tempos mais tranquilos no automobilismo, dando sequência à tradição familiar no esporte.
Argentino nascido em Tandil — província de Buenos Aires —, Mariano, ou ‘Galgo’, encerrou sua carreira no futebol em 2011, jogando no Tigre. No mesmo ano, começou a seguir os passos do irmão mais velho, Leonel Pernía, no automobilismo local. Iniciou no campeonato argentino Fiat Competizione e correu em categorias daquele país, como o TC Pista Mouras e o Turismo Nacional. Em 2025, Mariano estreia no TCR South America Banco BRB como um dos pilotos da Honda YPF Racing, tendo entre os companheiros de equipe o próprio irmão e o sobrinho, Tiago Pernía, filho de Leonel.
Líder da temporada, com cinco vitórias e oito pódios, Leonel chegou até a jogar com Diego Maradona, no ‘showbol’, com a camisa da Argentina. Mas o grande futebolista da família é Vicente Pernía, pai de Leonel e Mariano. Conhecido como ‘El Tano’, ele tornou-se ídolo do Boca Juniors. Zagueiro aguerrido, foi bicampeão da Libertadores (1977 e 1978) e campeão mundial (1978) pelo time mais popular da Argentina. Nas pistas, Vicente conquistou vitórias e o vice-campeonato do Turismo Carretera — categoria mais longeva do automobilismo mundial —, em 1997.
Mariano se define como um “operário do futebol”. Lateral esquerdo e exímio cobrador de faltas, o mais novo dos irmãos Pernía se mostra grato por tudo o que viveu nos gramados. 
“Dediquei muito à minha carreira no futebol. Perseverei e nunca cruzei os braços. Acho que foi isso que me levou ao sucesso e a ter chegado muito mais longe do que poderia imaginar. Sou muito grato. Ele [o futebol] me devolveu muito mais do que um dia esperei e pude aproveitar cada momento. Acho que muita gente encerra a carreira sem ter aproveitado mais, e para mim sempre foi o contrário. Fui um apaixonado pelo jogo, fiz tudo com muita dedicação e carinho. Tudo isso faz com que tenha grandes lembranças desse tempo”.
“Falando em lembranças, tenho as melhores também com os jogadores brasileiros. Joguei com Marcos Senna na Copa de 2006 com a Espanha. Um grande jogador, de enorme qualidade, excelente pessoa. E, claro, impossível não falar sobre craques que pude jogar contra, como Ronaldinho, Ronaldo, Kaká… Se for listar todos eles, ficaria falando aqui até amanhã [risos]. Tive a sorte de enfrentá-los e hoje em dia, quando olho para trás, fico muito grato por ter dividido o campo com todos eles. Foi impressionante”, contou.
Há quem diga que o jogador profissional de futebol morre duas vezes. A primeira “morte” vem com a aposentadoria dos gramados. Para Mariano, o automobilismo foi uma forma de preencher lacunas na rotina de um atleta de alta performance.
“Foi uma mudança grande, mas que me ajudou muito a não sentir tanta falta assim do futebol. Continuo em um ambiente competitivo, e acho que isso é o que mais faz falta para um atleta de alto nível quando ele parte para uma ‘vida normal’. Sabia que cedo ou tarde iria tentar o automobilismo porque vi e vivi isso de perto com meu pai e meu irmão. Gosto muito da vida de piloto, sou um apaixonado, como é todo o argentino, pelo futebol e pelas corridas”, declarou.

Automobilismo em família — Um dos aspectos que Mariano Pernía mais aprecia nas suas viagens pelo continente para correr no TCR South America Banco BRB está na chance de compartilhar momentos em família.
“O que mais curto é viver cada fim de semana com meu irmão e meu sobrinho em todas as corridas. Pra falar a verdade, é um sonho para nós poder fazer o que gostamos, neste patamar elevadíssimo e ainda por cima em família. Depois de ter jogado futebol por tantos anos, em alto nível, viver tudo isso, na equipe em que estou, com a qualidade de companheiros que tenho no time, obviamente tudo isso faz você cortar muito os caminhos e torna as coisas mais fáceis”, salientou.
Embora não seja necessariamente um novato no esporte a motor, ‘Galgo’ vive um ano de aprendizado por correr pela primeira vez em uma categoria internacional.
“Tem sido uma temporada de conhecer e aprender tudo. Tive a sorte de a primeira parte do campeonato ser na Argentina, em circuitos que já conhecia, e agora vem a fase mais complicada para mim, porém já com um conhecimento bom do carro. É uma categoria de alto nível, de equipes, de pilotos. Temos o Nelsinho, ex-Fórmula 1; meu irmão [Leonel], um dos três melhores pilotos da Argentina; Tiago [meu sobrinho], um menino muito rápido; Raphael Reis, vários pilotos muito bons, então é uma categoria muito difícil, mas estou curtindo muito”, disse.
Conhecida como “Libertadores do Automobilismo”, a categoria tem como característica a rivalidade entre pilotos brasileiros e argentinos. Algo que realmente apimenta as disputas, embora os embates sejam de uma intensidade distinta em relação ao futebol.
“É uma rivalidade sadia. Temos uma ótima relação com os brasileiros, com o Nelsinho, o Pedro Cardoso, o Rapha… Obviamente, quando competimos na Argentina, queremos vencer para não ficarmos mal porque são nossos circuitos, nossa casa. Agora, no Brasil, será o contrário. Vamos ter de pressioná-los a andar melhor do que nós para marcar território”, enfatizou.

Perto do ‘templo’ — A fase brasileira da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB começa neste fim de semana (16 e 17 de agosto) no Circuito dos Cristais, em Curvelo, na região central de Minas Gerais. 
A jornada vai marcar a estreia de Mariano Pernía em circuitos brasileiros. Mas o piloto da Honda YPF Racing já sonha mesmo com o fim da temporada, que reserva a oportunidade de acelerar em um verdadeiro ‘templo do automobilismo mundial’.
“Vai ser a primeira vez que vou correr no Brasil. Será um privilégio correr em todas as pistas, mas, claro, a que me deixa mais ansioso para correr pela primeira vez é Interlagos. Acelerar lá com um carro de corrida vai trazer muitas lembranças, de Ayrton Senna e Alain Prost, era uma época incrível e emocionante. Estou esperando muito a chegada deste momento no fim do ano”, concluiu.

Mariano Andrés Pernía Molina
Data de nascimento: 03/05/1977 (48 anos)
Naturalidade: Tandil (Argentina)

Carreira no futebol
Clubes
Independiente (Argentina, 1997 a 2002)
Recreativo de Huelva (Espanha, 2002 a 2004)
Getafe (Espanha, 2004 a 2006)
Atlético de Madrid (Espanha, 2006 a 2010)
Nacional (Uruguai, 2010 a 2011)
Tigre (Argentina, 2011)

Títulos
Copa Intertoto UEFA, Atlético de Madrid, 2007
Liga Europa, Atlético de Madrid, 2010

Seleção Espanhola (2006)
Três partidas na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha

Carreira no automobilismo
Categorias
Fiat Linea Competizione
TC Pista Mouras
Turismo Nacional Argentino
TC Mouras
TC 2000 (3º lugar em 2017)
TCR South America Banco BRB (atual)

Campanha no TCR South America Banco BRB 2025
Equipe: Honda YPF Racing
Carro: Honda Civic Type R FK7
Número: #55
Corridas: 12
Melhores resultados: 5º e 6º lugares em Termas de Río Hondo
Classificação atual no campeonato: 9º colocado (145 pontos)

Programação em Curvelo
Quinta-feira, 14 de agosto
16h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra

Sexta-feira, 15 de agosto
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Extra
11h20 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
13h15 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
16h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2

Sábado, 16 de agosto

09h00 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Shakedown
09h15 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre Copa Trophy
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
10h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 1
11h30 – Visitação aos Boxes
13h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Treino Livre 2
14h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
16h05 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Classificação

Domingo, 17 de agosto
09h40 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h15 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)


Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.brfsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163

Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com

 

Leia também...
06.08.2025

Paulista de 22 anos passa a conduzir um Cupra na fase brasileira do campeonato, que será aberta no próximo final de semana em Curvelo (MG)

27.07.2025

Dia foi dupla festa brasileira com triunfo do piloto e da equipe carioca W2 ProGP. Já o argentino da Honda YPF Racing levou a melhor na Corrida 1 e vai para a fase final do calendário como líder do campeonato

26.07.2025

Vindo de vitória na BRB Stock Car no último domingo, e um dia após completar 40 anos, o brasileiro foi o principal destaque de um sábado gelado em El Pinar para conquistar a posição de honra do grid, com direito a novo recorde da pista

24.07.2025

Fim de semana marca a disputa da sexta etapa da temporada. Pedro Cardoso, Nelson Piquet Jr., Raphael Reis, Maria Nienkötter e Enzo Gianfratti aceleram novamente no Uruguai