O campeonato virtual oficial da Stock Car Pro Series está pronto para voltar a acelerar. A E-Stock 2024 tem início neste mês de maio e chega com diversas novidades para envolver ainda mais os maiores talentos das competições de simuladores às pistas reais. O campeão da categoria Pro terá a chance de guiar um carro da categoria Turismo Nacional no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Já o dono do título na classe Pro-Am fará uma volta rápida para sentir a emoção da alta velocidade no mundo real. O campeonato, que será novamente disputado sob a consagrada plataforma iRacing, será organizado pelo IRB Esports, maior operadora de automobilismo virtual da América Latina, em parceria com a Vicar Promoções Desportivas, e terá patrocínio da Vivo — que também é apoiadora oficial da Stock Car — e da Extreme SimRacing.
O formato de disputa para 2024 traz grandes novidades em relação aos últimos anos. Serão duas fases, e cada uma delas será composta por seis corridas de 50 minutos cada, com pit-stop obrigatório. 80 pilotos vão participar de cada turno, sendo 40 na classe Pro — para competidores mais graduados e experientes no AV — e outros 40 na Pro-Am. Os cinco melhores colocados de cada uma das fases em disputa vão se encontrar em Interlagos no fim de semana da Super Final BRB da Stock Car para decidir o campeão da E-Stock 2024.
Categoria dos carros mais vendidos do Brasil, a Turismo Nacional representa, a partir deste ano, o primeiro degrau da escada evolutiva que pode levar o piloto para a Stock Car. O campeão na categoria A terá orçamento bonificado para subir à Stock Series em 2025. Já a divisão de acesso oferece ao campeão a premiação equivalente a R$ 2,5 milhões para ascender ao grid da Stock Pro no ano seguinte.
Oportunidade para talentos do AV — "A terceira temporada seguida da E-Stock reforça o compromisso da Vicar em ampliar a base de fãs para o público jovem e focado nas novas tecnologias. Novamente em parceria com a IRB Esports, estamos trazendo muitas novidades, como fazer dois campeonatos e um "super bowl", com os 10 melhores, dentro da super final da Stock Car, proporcionando mais espaço para os talentos do automobilismo virtual”, destacou Erik Rehder, gerente de marketing da Vicar Promoções Desportivas.
“Mas a maior novidade é oferecer a oportunidade de abrir o universo das pistas reais para esses talentos, como fizemos no ano passado com o streamer Velho Vamp na Turismo Nacional. Quem sabe não conseguimos garimpar na E-Stock um futuro grande piloto para trilhar a escala evolutiva a partir da própria TN, subir para a Stock Series, e de lá buscar o superprêmio para ascender à Stock Car? Esse é o caminho", adicionou Rehder.
Como participar — A seletiva da primeira fase vai acontecer entre os dias 20 e 26 de maio, enquanto para a segunda o período de seleção será entre 5 e 12 de agosto. Os competidores terão à disposição servidores abertos durante 24 horas e poderão se inscrever com modelos diferentes — Chevrolet Cruze ou Toyota Corolla. Visando a igualdade, todos participarão com setup fixo. Serão escolhidos os pilotos com base nas melhores médias em quatro voltas lançadas.
As corridas da primeira fase serão realizadas sempre às quintas-feiras, nos circuitos a seguir: Interlagos (6 de junho), Road America (20 de junho), Hungaroring (4 de julho), Okayama (18 de julho), Algarve (25 de julho) e Hockenheim (1º de agosto).
Seguindo as mesmas diretrizes do primeiro cronograma, o processo seletivo de pilotos para a segunda fase será realizado entre 5 e 12 de agosto. Os selecionados também vão correr em seis etapas: Nürburgring (22 de agosto), Road America (5 de setembro), Suzuka (19 de setembro), Ímola (3 de outubro), Spa-Francorchamps (17 de outubro) e Interlagos (31 de outubro).
Em todas as etapas, nas fases 1 e 2, os pilotos farão uma sessão classificatória para a definição do grid de largada e a corrida. Inspirada no novo regulamento da Stock Car real para 2024, o E-Stock também terá como ápice da etapa uma prova com 50 minutos, em que os competidores terão de fazer um pit-stop obrigatório. As corridas serão transmitidas ao vivo pelos canais da Stock Car e do IRB Esports no YouTube, da seguinte forma: a Pro-Am acelera a partir das 21h, enquanto a Pro começará suas provas às 22h15.
Finalíssima e premiação — Os cinco melhores colocados de cada turno estarão classificados para fazer a final presencial no fim de semana da última etapa da Stock Car Pro Series, em Interlagos, entre 14 e 15 de dezembro, recebendo credenciais de boxes para acesso ao autódromo durante a última disputa do campeonato.
Os melhores colocados subirão no pódio do ‘templo do automobilismo brasileiro’ e vão ser premiados com troféus diante do público em Interlagos, além de ganhar também miniaturas de carros da Stock Car e vouchers para usar em compras na Stock Store.
E-Stock 2024
Calendário Primeira Fase
Seletiva entre 20 e 26 de maio
Link para acesso à seletiva: https://forms.office.com/r/JtMGzadket
Etapa 1: Interlagos (06/06)
Etapa 2: Road America Full Course (20/06)
Etapa 3: Hungaroring (04/07)
Etapa 4: Okayama Full Course (18/07)
Etapa 5: Circuito do Algarve (25/07)
Etapa 6: Hockenheim (01/08)
Calendário Segunda Fase
Seletiva entre 5 e 12 de agosto
Link para acesso à seletiva será divulgado uma semana antes do seu início
Etapa 1: Nürburgring (22/08)
Etapa 2: Road America (05/09)
Etapa 3: Suzuka (19/09)
Etapa 4: Ímola (03/10)
Etapa 5: Spa-Francorchamps (17/10)
Etapa 6: Interlagos (31/10)
Super Final: entre 14 e 15 de dezembro, em Interlagos, no fim de semana da Super Final BRB da Stock Car Pro Series.
Contatos
Stock Car Pro Series
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
IRB Esports
Rafael Sanque
(21) 9 6732 3224
www.iracingbrasil.com.br
Com 41 triunfos, o paulista superou Paulão Gomes e garantiu mais um feito histórico na categoria. Cesar Ramos completou a dobradinha da Ipiranga Racing ao passar Felipe Fraga na linha de chegada
Por 0s028, paulista da Cavaleiro Sports vai largar na posição de honra da corrida principal válida pela penúltima etapa do campeonato. Neste sábado, a partir de 14h30, Rafael Suzuki vai puxar a fila da prova Sprint no Autódromo Internacional Ayrton Senna
Na perseguição pelo tricampeonato, piloto da A.Mattheis Vogel registrou o melhor tempo desta sexta-feira de treinos livres em Goiânia. Destaque também para Ricardo Zonta, segundo nas duas sessões, e Bruno Baptista, que anotou a volta mais rápida da atividade realizada pela manhã
Ex-Fórmula 1 e campeão mundial FIA GT, paranaense é um dos grandes destaques do grid da categoria brasileira e chega a marca importante neste fim de semana