(Duda Bairros/Stock Car)
Dias depois de comemorar 45 anos de vida, a Stock Car Pro Series vai acelerar novamente em um dos seus circuitos mais emblemáticos. Localizado em Cascavel, no oeste do Paraná, o Autódromo Internacional Zilmar Beux se consolidou como um dos principais cenários do automobilismo nacional e é uma das pistas que receberam a mais importante categoria do esporte a motor brasileiro na sua primeira temporada.
Em 1979, Cascavel sediou a 13ª e penúltima etapa do campeonato inaugural da Stock Car. Em 9 de dezembro daquele ano, o traçado de 3.080 metros teve o goiano Alencar Jr. largando da pole position, enquanto a vitória ficou com o paranaense Raul Boesel — que anos depois correu no Mundial de Fórmula 1, na Indy e foi campeão do Mundial de Marcas. O piloto triunfou com o Chevrolet Opala preparado por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, remanescente da primeira temporada e um dos mais vitoriosos nomes da história da Stock Car.
Dos oito circuitos que receberam corridas da primeira temporada da Stock Car, quatro estão no calendário de 2024: além de Cascavel, integram o cronograma deste ano os autódromos de Interlagos — que recebeu a terceira etapa e será palco da Super Final BRB —; Goiânia (GO), cenário das rodadas 1 e 6; e Brasília (DF), que receberá novamente a Pro Series no penúltimo fim de semana do calendário, entre 23 e 24 de novembro.
30 vezes Cascavel — Neste sábado, quando a Stock Car largar para a prova sprint da quinta etapa do campeonato de 2024, Cascavel completará então 30 corridas já recebidas da categoria. Atualmente, o Autódromo Internacional Zilmar Beux ocupa a oitava posição entre os circuitos que mais tiveram provas da Pro Series, atrás de Interlagos (154), Goiânia (80), Curitiba (68), Jacarepaguá (42), Brasília (39), Tarumã (37) e Londrina (36).
O Paraná já sediou 133 corridas da Stock Car e é o segundo estado que mais teve corridas da Stock Car, somente atrás de São Paulo, com 186 provas. O Rio Grande do Sul aparece em terceiro neste ranking, com 99 largadas.
A história de Cascavel na Stock Car foi marcada por alguns longos hiatos. Depois de fazer parte das três primeiras temporadas, o oeste do Paraná voltou a ser cenário da categoria nos anos de 1991 e 1992. Houve então um período de duas décadas sem corridas da Pro Series, em intervalo que foi encerrado em 2012. Desde então, em razão de amplas reformas no Autódromo Zilmar Beux, apenas em 2022 não houve corridas da Stock em Cascavel.
Ano passado, contudo, a pista sediou duas etapas: em junho, com vitórias de Daniel Serra e Dudu Barrichello, e em novembro, com triunfos de Bruno Baptista e Felipe Massa.
Cascavel é uma rara pista na qual Ingo Hoffmann não lidera as estatísticas de maior vencedor. O doze vezes campeão da Stock Car subiu ao topo do pódio na pista uma única vez, em 1991, quando corria em dupla com Ângelo Giombelli, representante de Cascavel. Três são os pilotos com mais vitórias no oeste do Paraná: Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu, com três primeiros lugares cada um.
Stock Car em Cascavel
Autódromo Internacional Zilmar Beux
Extensão atual da pista: 3.058 metros
Curvas: 8 curvas
Sentido: anti-horário
Corridas: 29 (oitavo circuito que mais recebeu corridas da Stock Car Pro)
Primeira corrida: 9 de dezembro de 1979
Primeiro pole: Alencar Junior (Chevrolet Opala)
Primeiro vencedor: Raul Boesel (Chevrolet Opala)
Última corrida: 26 de novembro de 2023
Último pole: Bruno Baptista (Toyota Corolla)
Últimos vencedores: Bruno Baptista (Toyota Corolla) e Felipe Massa (Chevrolet Cruze)
Maiores vencedores da Stock Car em Cascavel:
Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu: 3
Vitórias totais:
Marcos Gomes, Thiago Camilo e Átila Abreu: 3
Valdeno Brito, Rubens Barrichello, Daniel Serra e Bruno Baptista: 2
Raul Boesel, Affonso Giaffone, Alencar Junior, Ângelo Giombelli/Ingo Hoffmann, Roberto Amaral, Cacá Bueno, Max Wilson, Vitor Genz, Lucas Di Grassi, Felipe Fraga, Dudu Barrichello e Felipe Massa: 1
Recordistas de pódios
Julio Campos, Daniel Serra e Átila Abreu: 6
Gabriel Casagrande: 5
Valdeno Brito, Marcos Gomes, Allam Khodair, Thiago Camilo e Ricardo Zonta: 4
Max Wilson, Rubens Barrichello, Felipe Fraga e Cacá Bueno: 3
Recordes absolutos
Classificação: 1min00s838, média de 180,952 km/h, Max Wilson (Chevrolet Cruze), em 10 de junho de 2017
Corrida: 1min01s724, média de 178,355 km/h, Max Wilson (Chevrolet Cruze), em 11 de junho de 2017
Recordes com atual configuração de carros
Classificação: 1min03s003, média de 174.734 km/h, Felipe Fraga (Chevrolet Cruze) em 17 de junho de 2023
Corrida: 1min03s507, média de 173.347 km/h, Felipe Fraga (Chevrolet Cruze), em 18 de junho de 2023
Os maiores vencedores da Stock Car em Cascavel
Marcos Gomes
Idade: 39 anos (26/07/1984)
Vitórias em Cascavel: 3 (2013, 2013 e 2014)
Largadas na Stock Car: 293
Vitórias: 13
Poles: 16
Pódios: 47
Voltas mais rápidas: 22
Campeão em 2015
Equipe atual: KTF Sports
Carro: Chevrolet Cruze
Número: #80
Thiago Camilo
Idade: 39 anos (20/09/1984)
Vitórias em Cascavel: 3 (2015, 2020 e 2021)
Largadas na Stock Car: 348
Vitórias: 39
Poles: 28
Pódios: 84
Voltas mais rápidas: 37
Vice-campeão em 2009, 2013, 2017 e 2019
Equipe atual: Ipiranga Racing
Carro: Toyota Corolla
Número: #21
Átila Abreu
Idade: 37 anos (10/05/1987)
Vitórias em Cascavel: 3 (2018, 2019 e 2021)
Largadas na Stock Car: 290
Vitórias: 19
Poles: 10
Pódios: 46
Voltas mais rápidas: 5
Vice-campeão em 2014
Equipe atual: Pole Motorsport
Carro: Chevrolet Cruze
Número: 51
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Com 41 triunfos, o paulista superou Paulão Gomes e garantiu mais um feito histórico na categoria. Cesar Ramos completou a dobradinha da Ipiranga Racing ao passar Felipe Fraga na linha de chegada
Por 0s028, paulista da Cavaleiro Sports vai largar na posição de honra da corrida principal válida pela penúltima etapa do campeonato. Neste sábado, a partir de 14h30, Rafael Suzuki vai puxar a fila da prova Sprint no Autódromo Internacional Ayrton Senna
Na perseguição pelo tricampeonato, piloto da A.Mattheis Vogel registrou o melhor tempo desta sexta-feira de treinos livres em Goiânia. Destaque também para Ricardo Zonta, segundo nas duas sessões, e Bruno Baptista, que anotou a volta mais rápida da atividade realizada pela manhã
Ex-Fórmula 1 e campeão mundial FIA GT, paranaense é um dos grandes destaques do grid da categoria brasileira e chega a marca importante neste fim de semana