(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)
(Magnus Torquato/BRB Stock Car)
(Magnus Torquato/BRB Stock Car)
(Magnus Torquato/BRB Stock Car)
(Magnus Torquato/BRB Stock Car)
(Magnus Torquato/BRB Stock Car)
A BRB Stock Car Pro Series evidenciou a ascensão da nova geração de pilotos combinado com o êxito de nomes mais experientes do grid da principal categoria do automobilismo brasileiro. Em um sábado (27) muito quente no Autódromo Velocitta, a corrida sprint da sétima etapa da temporada 2025 foi vencida por Gianluca Petecof (CAR Racing KTF). O paulista de 22 anos subiu ao topo de um pódio completado por dois gigantes do esporte a motor nacional: João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing) foi o segundo colocado e Thiago Camilo (Ipiranga Racing), o terceiro.
Gianluca tirou proveito da sua posição de largada. 12º colocado na classificação, realizada pela manhã e que coroou outro jovem talento, o gaúcho Arthur Leist (Crown Racing), Petecof conquistou o direito de partir na frente na sprint desta tarde pela regra do grid invertido. De ponta a ponta, o piloto do Mitsubishi Eclipse Cross #101 partiu para vencer pela terceira vez na BRB Stock Car e a segunda nesta temporada, repetindo o feito na prova curta da etapa de Cascavel, em maio.
Com o Toyota Corolla Cross #7, JP de Oliveira mantém a ascensão na sua primeira temporada completa. Vindo de um terceiro lugar na etapa de Cascavel no início deste mês, o piloto vem de pódio no Super GT no Japão em Suzuka, logrado uma semana antes de voltar a escalar o top-3, agora na BRB Stock Car. Oliveira ergueu seu segundo troféu seguido na categoria brasileiro e o terceiro no total. O primeiro foi o do triunfo conquistado ao lado de Daniel Serra na Corrida de Duplas de 2018, em Interlagos.
O terceiro lugar em Mogi Guaçu rendeu a Thiago Camilo outra marca que o coloca entre os maiores da BRB Stock Car. O piloto chegou a 90 pódios e agora está a dois de igualar o tricampeão Ricardo Maurício, que é o competidor em atividade com mais top-3 na categoria. O líder é o inalcançável Ingo Hoffmann, com 158 corridas entre os três primeiros.
A corrida deste sábado também foi de remontadas marcantes. Felipe Baptista (CAR Racing KTF), por exemplo, se recuperou de uma classificação complicada, largou em 20º e terminou em sétimo lugar, conquistando 13 posições na pista. Quem também brilhou foi outro gigante do automobilismo brasileiro: Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport) avançou 12 posições ao cruzar a linha de chegada entre os 15 primeiros.
Como foi a corrida — A prova que abriu a sétima etapa do campeonato foi quente, literalmente. Com 27ºC de temperatura ambiente, o sábado à tarde teve ainda extremos 59ºC no asfalto, o que exigiu demais dos carros e também dos pilotos.
Uma das grandes atrações do fim de semana em Mogi Guaçu fez oficialmente sua estreia na BRB Stock Car. Aos 19 anos, a catarinense Antonella Bassani tornou-se a quarta mulher a correr na categoria e se uniu ao seleto grupo formado também pela pioneira Regina Calderoni, Bia Figueiredo — mentora da carreira de Antonella — e Bruna Tomaselli.
A partir desta etapa fica instituída uma mudança relevante em relação ao push-to-pass. O tempo de bloqueio para o acionamento seguinte do botão de ultrapassagem passou a ser de 100 segundos, abrindo assim um novo leque de estratégias para os pilotos ao longo das corridas da etapa.
Um incidente logo após a largada envolveu vários pilotos e fez a direção de prova intervir com o safety-car. Mas foi um período curto de bandeira amarela, já que a relargada foi dada na volta 4 da prova. Gianluca Petecof manteve a dianteira e foi seguido por JP de Oliveira, Thiago Camilo, Átila Abreu e Felipe Fraga. Gabriel Casagrande vinha em sexto.
O safety-car voltou a ser acionado no giro seguinte após abandono de Enzo Elias. A nova intervenção foi rápida e antecedeu a abertura da janela de pit-stops. Petecof permaneceu líder depois da sua ida ao boxes e depois das paradas obrigatórias de todos os pilotos. JP de Oliveira se manteve em segundo e Thiago Camilo, terceiro.
As voltas finais foram muito “pegadas”, com várias disputas por posição. Lá na frente, porém, Petecof caminhou tranquilo rumo ao seu terceiro triunfo na BRB Stock Car e o segundo na temporada 2025, repetindo o feito alcançado na sprint de maio em Cascavel, além de ter registrado a volta mais rápida da corrida. JP de Oliveira faturou seu segundo top-3 seguido e Thiago Camilo chegou ao seu 90º pódio na categoria.
“Arco-íris e muito sol” — Gianluca Petecof abriu o sorriso ao falar do alívio com a vitória que veio para representar um novo momento na temporada, comemorado ao lado da família e pessoas amadas. “Que felicidade! Meu pai, minha namorada, nosso time inteiro aqui. Tive etapas difíceis… Falei no rádio: o melhor arco-íris é sempre depois da pior chuva. Hoje, foi um dia de muito arco-íris, muito sol, e nossa vitória nos deixou muito feliz”.
Por sua vez, JP de Oliveira contou que sua jornada nesta tarde foi bastante complicada sem ter como acionar o rádio. “Hoje foi bem difícil. Tive um problema com o fone de ouvido, então não tive comunicação com a equipe, foi tudo na base da placa. Foi uma loucura, super difícil. Tentei colocar um pouco de pressão no Gianluca e acabei passando reto ao buscar a vitória, mas consegui levar bons pontos para casa. Dá tempo [para a primeira vitória]. Precisamos melhorar em classificação, precisamos evoluir, sobretudo no Q2 e Q3 com os pneus. Mas estamos aprendendo, passo a passo”, destacou.
E Thiago Camilo revelou satisfação por carimbar mais um número relevante na categoria que o alçou a um dos maiores das pistas brasileiras. “Não sabia [dos 90 pódios], confesso. Os números são muito importantes, ainda mais em uma categoria como a Stock Car. É muito bom! Foi um grande desafio hoje. Priorizamos a corrida de amanhã, então hoje larguei com meus piores pneus. Mas nosso ritmo foi bom. Vamos agora trabalhar para ajustar o melhor para domingo e avançar. Sempre importante estar no pódio e somar pontos. O trabalho tem sido feito, e estamos conseguindo ver isso aos poucos”, disse o dono do Toyota Corolla Cross #21.
Fraga mantém liderança — A ponta do campeonato continua nas mãos do mais jovem vencedor e campeão da BRB Stock Car. Com um positivo quinto lugar nesta tarde, Felipe Fraga (Eurofarma RC) foi o primeiro a romper a barreira dos 500 pontos e agora soma 503 tentos no total após 12 corridas. Nono colocado na sprint do Velocitta, Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC) também permanece em segundo, agora com 482. Na esteira de um consistente sexto lugar, Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports) é o terceiro, com 405 pontos, somente um a mais em relação a Felipe Baptista, quarto colocado. Enzo Elias abandonou e segue com 388 tentos, mas caiu três posições e agora fecha o top-5 do campeonato.
A relação dos dez primeiros tem ainda os companheiros de equipe Cesar Ramos e Thiago Camilo empatados com 366 pontos — o gaúcho está à frente por ter uma vitória, primeiro critério de desempate. Pole position no Velocitta, Arthur Leist (Crown Racing) segue forte na temporada e é o oitavo, com 355. Nelson Piquet Jr. está em nono e soma 349 pontos, enquanto Rafael Suzuki (TMG Racing) é o décimo, com 332.
Apogeu no Velocitta — Domingo, dia da grande festa do automobilismo em Mogi Guaçu, traz outra grande atração: a visitação aos boxes, momento em que o público interage com seus pilotos preferidos e tem a oportunidade de conhecer de perto as máquinas que vão acelerar no Velocitta a partir de 10h15.
Com Arthur Leist na pole position, a largada da corrida principal da BRB Stock Car, com 50 minutos mais uma volta, está marcada para pouco depois, às 12h10.
A BRB Stock Car Pro Series tem transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 7, Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu (SP)
Corrida sprint, sábado, resultado final
1º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 19 voltas em 32min34s341
2º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 3s798
3º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 6s524
4º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 11s310
5º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 11s573
6º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 11s929
7º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 12s159
8º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 12s614
9º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 15s686
10º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 15s990
11º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 16s890
12º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 17s224
13º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 18s462
14º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), a 21s497
15º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 22s920
16º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 25s404
17º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 26s080
18º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 28s252
19º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 28s340
20º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 30s210
21º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 30s470
22º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 31s303
23º - Antonella Bassani (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 32s378
24º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 32s615
25º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 37s231
26º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 37s787
27º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 40s126
28º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 3 voltas
Não completaram
Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 16 voltas
Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 18 voltas
Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 18 voltas
Corrida principal, domingo, grid de largada
1º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s033
2º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s316
3º - Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), 1min29s383
4º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s409
5º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s646
6º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min29s722
7º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s731
8º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min29s860
9º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min29s576
10º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s576
11º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s582
12º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s597
13º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s685
14º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s693
15º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min29s747
16º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s755
17º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s789
18º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min29s848
19º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min29s848
20º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), sem tempo
21º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min29s602
22º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min29s711
23º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min29s831
24º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min29s945
25º - Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), 1min29s981
26º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min30s055
27º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), 1min30s059
28º - Antonella Bassani (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min30s267
29º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min30s392
30º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min30s432
31º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker) 1min30s803
Classificação do campeonato de pilotos (top-10)*
1º Felipe Fraga, 503 pontos
2º Gaetano Di Mauro, 482
3º Guilherme Salas, 405
4º Felipe Baptista, 404
5º Enzo Elias, 388
6º Cesar Ramos, 366
7º Thiago Camilo, 366
8º Arthur Leist, 355
9º Nelson Piquet Jr., 349
10º Rafael Suzuki, 332
*pontuação extraoficial
Programação no Velocitta
Domingo, 28 de setembro
08h25 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h05 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h00 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
10h15 – Visitação aos boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
13h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163
Equipe liderada por William Lube vai ocupar toda a primeira fila na corrida principal, no domingo, com Julio Campos largando da segunda posição. Gianluca Petecof será o responsável por puxar a fila da corrida sprint logo mais, às 14h30
Mais da metade do grid já visitou o pódio nesta primeira metade do campeonato de estreia da novíssima e tecnológica geração de carros
Tricampeão registrou melhor volta da sexta-feira em Mogi Guaçu, que teve ainda o "rookie" Rafael Reis como o mais rápido da primeira sessão oficial da agenda
A estreante do fim de semana teve as suas primeiras impressões do Toyota Corolla Cross medindo forças com 30 outros pilotos do grid da categoria nesta sexta-feira