(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
A BRB Fórmula 4 Brasil Credenciada pela FIA aqueceu pra valer os motores às vésperas da terceira etapa da temporada 2025. Localizado em Mogi Guaçu, no interior paulista, o Autódromo Velocitta foi palco de quatro treinos livres e outras quatro práticas de largada ao longo desta quinta-feira (25) de frio pela manhã e de calor no período da tarde. A volta mais rápida do dia ficou com Pedro Lima (Starrett Bassani F4), caçula do grid da categoria-escola, com apenas 15 anos.
As atividades de pista foram alocadas da seguinte forma: foram duas sessões no período da manhã e outras duas durante a tarde, sendo sempre um treino extra de 40 minutos antes de um período cinco minutos para treinos de largada, cumprindo com a premissa de elevar ao máximo a quilometragem e as experiências dos novos talentos brasileiros a bordo dos modernos carros da Fórmula 4, dotados de chassi Tatuus e motor Abarth Autotecnica, em conjunto calçado por pneus Hankook e movido pela Gasolina Petrobras Podium.
Os melhores tempos foram registrados justamente quando o asfalto estava mais frio. Pela manhã, o autor da volta mais rápida do Treino Livre 1 foi Cadi Baptista (TMG Racing), que cravou 1min26s492. Presente no top-5 em três das quatro sessões do dia, Pedro Lima foi o segundo colocado, seguido por Alceu Feldmann Neto (Cavaleiro Sports), Pedro Lins (Starrett Bassani F4) e Rogério Grotta (Cavaleiro Sports).
Mas as voltas mais rápidas ficaram para o último dos quatro treinos do dia. Foi quando Pedro Lima virou 1min26s359 para comandar a tabela de tempos de toda a quinta-feira. Companheiro de equipe do paulista, Murilo Rocha anotou 1min26s398, segundo melhor tempo do treino e do dia, enquanto Alceu Feldmann Neto fechou o top-3 da sessão. Ethan Nobels finalizou em quarto com o carro da Cavaleiro Sports e Rogério Grotta finalizou a relação dos cinco melhores posicionados.
Grande destaque do dia, Pedro Lima ponteou ainda o segundo treino, no qual virou 1min26s750 em sua volta mais rápida, com Murilo Rocha em segundo, 0s1 atrás do colega de time. Na terceira sessão, Alceu Feldmann Neto foi o ponteiro com 1min26s698 em sua melhor passagem na pista de 3.493 metros.
Cara nova — A grande novidade no grupo dos pilotos que esteve na pista no Velocitta nesta quinta-feira ficou por conta do ribeirão-pretano Fabrício Fogaça. Com apenas 14 anos, o adolescente não pode competir oficialmente na BRB Fórmula 4 Brasil por conta do regulamento determinado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), mas está liberado para participar de testes e treinos extras.
Em jornada a bordo do carro preparada pela Cavaleiro Sports, Fabrício evoluiu ao longo do dia e finalizou a quinta-feira com o sexto melhor tempo do treino livre 4. Fogaça voltará ao cockpit do Fórmula 4 na próxima semana em sua preparação visando a temporada 2026 da categoria.
Agenda no interior — A BRB Fórmula 4 Brasil vai acelerar em Velocitta para uma programação que conta ainda com a BRB Stock Car Pro Series e a Stock Light, em fim de semana de oito corridas. Os ingressos, partindo de R$ 25, estão à venda na plataforma Tiqueteira e entre sexta-feira e domingo nas bilheterias do autódromo.
O fã também pode adquirir o combo de ingressos para as duas etapas: a deste fim de mês e também a do início de outubro (04 e 05/10), quando a BRB Stock Car, o TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e a BRB Fórmula 4 Brasil estarão na pista interiorana. Nesta opção, as entradas partem de R$ 40.
A programação oficial terá início na sexta-feira, quando serão realizados dois treinos livres e, a partir de 14h20, a classificação que vai determinar o terceiro dono do Troféu Pole Position Abarth no ano e também a ordem do grid nas corridas 1 e 3. O sábado traz na agenda a primeira prova do fim de semana, com 30 minutos mais uma volta de duração, a partir de 8h55. Os pilotos da BRB Fórmula 4 voltam à pista no período da tarde, às 15h45, para a disputa da Corrida 2, a mais curta da etapa, com 20 minutos e inversão do grid em relação aos oito primeiros da primeira disputa.
A terceira etapa do campeonato será concluída no domingo, dia que reserva aos fãs um dos mais aguardados momentos do fim de semana: a visitação aos boxes. É a ocasião perfeita para o público interagir com seu piloto preferido e ver de perto as máquinas que vão acelerar no interior paulista. Os jovens pilotos da BRB Fórmula 4 completam a rodada às 13h55 com a Corrida 3, de 30 minutos mais uma volta, fechando a agenda da semana no Velocitta.
A BRB Fórmula 4 Brasil tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, na TV por assinatura pela emissora BandSports e no canal Esporte na Band no YouTube.
Programação no Velocitta
Sexta-feira, 26 de setembro
08h00 – Stock Light - Shakedown
08h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
09h10 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookies)
09h45 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
11h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
12h30 – Stock Light – Treino Livre 2
13h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
14h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14h50 – Stock Light – Treino Livre 3
15h45 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
Sábado, 27 de setembro
08h00 – Stock Light – Classificação
08h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09h55 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
11h20 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h20 – Visitação aos boxes
14h30 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
15h45 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
Domingo, 28 de setembro
08h25 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09h05 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
10h00 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
10h15 – Visitação aos boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
13h55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163
A partir do próximo final de semana, categoria-escola projetada pela FIA fará cinco eventos em pouco mais de dois meses
O gaúcho da TMG Racing completou fim de semana forte com três presenças no pódio em Mogi Guaçu. O domingo teve ainda Pedro Lima e Filippo Fiorentino em segundo e terceiro, respectivamente
Com ampla variedade climática, corrida da manhã foi marcada pelo frio, e o forte calor proporcionou novo aprendizado aos pilotos durante a tarde no interior paulista
O gaúcho da TMG Racing foi o grande nome da sessão classificatória e terá a chance de puxar o grid nas corridas 1 e 3 deste fim de semana em Mogi Guaçu