(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
Leonel Pernía mostrou novamente porque é o homem a ser batido neste ainda começo de temporada 2025 do TCR South America Banco BRB. O experiente argentino da Honda YPF Racing conquistou a pole position para a etapa de San Juan Villicum, a terceira do calendário, na tarde deste sábado (10). ‘El Tanito’ faturou a posição de honra do grid pela segunda vez seguida depois de encaixar volta perfeita e, com direito a recorde da pista, cravar 1min41s912 a bordo do Honda Civic Type R FL5 #44.
A diferença de tempo para Nelson Piquet Jr., companheiro de equipe de Leo Pernía e segundo colocado no grid, demonstra a força da volta registrada pelo argentino: 0s595. O primeiro campeão mundial de Fórmula E surgiu como favorito depois de ter liderado os dois treinos livres e até mesmo na classificação esteve entre os mais rápidos, mas Piquet Jr. perdeu tempo sobretudo no terceiro setor. Ainda assim, o brasileiro da Squadra Martino vai largar na primeira fila pela terceira vez no campeonato.
Um dos destaques da classificação foi outro brasileiro. Às vésperas de completar 70 largadas no TCR South America Banco BRB, tal qual a própria categoria, Raphael Reis fez sua melhor tomada de tempos da temporada e quebrou o que seria uma trinca dos Honda para colocar o Cupra Leon VZ #77 da W2 ProGP em terceiro no grid, à frente de Tiago Pernía, filho e companheiro de equipe de Leo Pernía. Fabián Yannantuoni, com o Lynk and Co. da Paladini Racing, fecha a relação dos cinco primeiros da classificação, enquanto o atual campeão, o brasileiro Pedro Cardoso, vai largar em sexto com o Peugeot 308 GTI TCR #1 da PMO Racing.
Entre os pilotos da Copa Trophy, Enzo Gianfratti largará na frente. Em sua segunda corrida no TCR South America Banco BRB, o paulista de 22 anos da Porthack Racing desbancou seus adversários diretos a bordo do seu Honda Civic Type R FK7 #19. Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) e Maria Nienkötter (Toyota Corolla TCR da Cobra Racing) partem a seguir neste domingo, a partir de 9h10 (horário de Brasília).
Pneus impulsionam novo recorde — Outro aspecto que vem chamando a atenção neste começo de temporada é o desempenho entregue pelos pneus produzidos pela Hankook, o que vem resultando em sequenciais quebras de recordes de pista pelos pilotos do TCR South America Banco BRB.
Fornecedora oficial da categoria sul-americana a partir desta temporada e responsável pelos pneus em todas as competições promovidas pela Vicar (BRB Stock Car Pro Series, Stock Light, BRB Fórmula 4 Brasil e Turismo Nacional, além do TCR South America Banco BRB e TCR Brasil Banco BRB), a Hankook desenvolve para a competição continental os pneus F200 de composto médio e medidas 260/660R18.
Neste sábado, o então recorde da pista — 1min44s674, registrado em 2024 por Matías Rossi, a bordo de um Toyota Corolla — foi pulverizado por Pernía, que foi 2s7 mais rápido na volta que lhe deu a pole position em Villicum.
Leonel dá as cartas — Líder dos dois treinos livres do sábado, Nelson Piquet Jr. despontou como o grande favorito à pole, refletindo a força dos Honda Civic Type R FL5. Mas os minutos iniciais foram de liderança de pai e filho Pernía. Leonel alcançou a ponta com tempo de volta em 1min42s828, exatamente 0s1 mais rápido que o filho Tiago. Em contrapartida, Nelsinho chegou a perder sua marca por ter excedido os limites de pista e teve de acelerar ainda mais para se garantir entre os 12 que avançaram para a sequência da sessão.
Piquet voltou à pista e encaixou tempo suficiente para passar para o Q2 ao marcar 1min42s790, registro que lhe dava a ponta da tabela de tempos até que Tiago Pernía foi além para superar o brasileiro em exatos 0s3. Leo Pernía era o terceiro, seguido pelos também argentinos Fabián Yannantuoni e Fabricio Pezzini. Raphael Reis e Pedro Cardoso vinham em sexto e sétimo, respectivamente.
Mariano Pernía, Juan Ángel Rosso, Santino Balerini, Genaro Rasetto e o panamenho Luís Ramírez completaram a relação dos competidores que seguiram para o Q2.
Raphael Reis chegou a assumir a ponta do segmento decisivo por alguns segundos antes de ser batido por Piquet Jr. e depois por Leonel Pernía, que fez um ‘temporal’: 1min42s096, quando os sete primeiros estavam no mesmo segundo.
Ainda houve tempo para uma última tentativa de volta rápida. Nelsinho pareceu muito rápido e com chances de buscar o tempo da pole, mas não conseguiu melhorar no último setor da pista. Leo Pernía já tinha a posição de honra garantida, mas acelerou ainda mais para ser o primeiro a andar abaixo de 1min42s no dia e confirmar sua conquista neste sábado com 1min41s912, novo recorde de San Juan Villicum para o TCR South America Banco BRB.
Liderança reforçada — Além da pole, emblemática por si só, Leonel Pernía ainda marcou dez pontos importantes para o campeonato. O argentino tem agora 158 tentos e abriu 22 de vantagem para Pedro Cardoso, que somou dois com o sexto lugar no grid.
“Felicidade para toda a equipe de Sebastián Martino e Honda YPF Racing. Foi a melhor classificação do ano. Aprendi muito sobre o carro durante os treinos, fizemos duas grandes sessões que me serviram muito e ajudaram a entender melhor o carro como um todo. Consegui fazê-lo ir cada vez mais rápido com meu estilo de pilotagem e acho que essa foi a grande chave do dia hoje. A vantagem [no tempo de volta para Piquet] foi enorme e também um reflexo do que fizemos durante os treinos. Os pontos são muito importantes e, como temos o carro mais pesado, a ideia é classificar sempre o mais adiante possível para pontuar bem. Mas o fato é que tudo vem funcionado de maneira incrível, de forma que consegui encaixar duas voltas espetaculares”, definiu o nome do sábado em Villicum.
Raphael Reis vai largar para a corrida 70 no TCR South America Banco BRB em terceiro lugar. “Estamos trabalhando muito e estudando muitas informações. Os Hondas continuam um pouco à frente. Dentro dos ‘mortais’, somos os melhores. Tenho muita confiança no trabalho da minha equipe e estamos muito fortes na busca do que ainda está faltando. Fiquei feliz com minha volta. Claro que poderia ter feito um pouco mais, talvez não mudaria nada, mas é uma boa posição para largarmos amanhã. Vamos tentar fazer duas boas corridas e pontuar o máximo possível para voltarmos à briga pelo campeonato”, declarou o brasiliense.
Enzo Gianfratti ressaltou que está no início do aprendizado e entendimento do seu carro e do conceito TCR em si, mas se mostrou satisfeito com a primeira posição obtida entre os pilotos que disputam a Copa Trophy. “Ainda estamos em processo de desenvolvimento, temos muito o que melhorar, mas hoje foi muito legal. Estamos em constante evolução, melhorando a cada treino, a cada etapa. Vamos largar amanhã na Corrida 1 na frente na Copa Trophy. O objetivo é buscar o primeiro lugar nas duas corridas e fechar bem mais um fim de semana aqui”, comentou o paulista.
Domingo de velocidade — A primeira corrida do fim de semana em San Juan Villicum está marcada para 9h10 e terá 25 minutos mais uma volta.
Já a segunda e derradeira prova da rodada completa a programação a partir de 12h40, com inversão do grid em relação aos dez primeiros da sessão classificatória. O cronograma em San Juan é completado ainda pelo Fiat Competizione, tradicional categoria monomarca do automobilismo argentino.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports em TV por assinatura, por streaming no canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.
TCR South America Banco BRB
Etapa 3, Circuito San Juan Villicum
Corrida 1, grid de largada
1º - Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 1min41s912
2º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), 1min42s507
3º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), 1min42s602
4º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 1min42s657
5º - Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), 1min42s760
6º - Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), 1min42s921
7º - Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), 1min43s163
8º - Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), 1min43s210
9º - Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), 1min43s353
10º - Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), 1min43s444
11º - Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), 1min43s777
12º - Santino Balerini (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR), 1min44s181
13º - Exequiel Bastidas (ARG/Paladini Racing/Audi RS3 LMS SEQ), 1min44s428
14º - Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, 1min44s795
15º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, 1min45s123
16º - Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, 1min46s434
Corrida 2, grid de largada (inversão dos dez primeiros da classificação)
1º - Fabricio Pezzini (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ)
2º - Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR)
3º - Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7)
4º - Luis Ramírez (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
5º - Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
6º - Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR)
7º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
8º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ)
9º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5)
10º - Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
11º - Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
12º - Santino Balerini (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR)
13º - Exequiel Bastidas (ARG/Paladini Racing/Audi RS3 LMS SEQ)
14º - Enzo Gianfratti (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – T
15º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T
16º - Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) - T
T - Copa Trophy
Programação em San Juan Villicum
Domingo, 11 de maio
09h10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h45 – Visitação aos boxes
12h40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
TCR South America Banco BRB, temporada 2025
Campeonatos
Pilotos (top-10)
1º – Leonel Pernía (ARG), 158 pontos
2º – Pedro Cardoso (BRA), 136
3º – Nelson Piquet Jr. (BRA), 99
4º – Juan Ángel Rosso (ARG), 93
5º – Raphael Reis (BRA), 85
6º – Fabricio Pezzini (ARG), 84
7º – Tiago Pernía (ARG), 82
8º – Luis Ramirez (PAN), 65
9º – Genaro Rasetto (ARG), 46
10º – Santino Balerini (ARG), 45
TCR South America Banco BRB, calendário de 2025*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025*
1ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
2ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
3ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
4ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163
Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com
Entre os brasileiros, destaque para Raphael Reis, que completou sua corrida 70 na categoria em segundo lugar, no melhor resultado no ano, enquanto Enzo Gianfratti triunfou na Corrida 2 entre os pilotos da Copa Trophy
Único piloto a ter feito todas as corridas na história da categoria sul-americana, o brasiliense reforça sua identificação com o conceito TCR: "Prazeroso andar em outras pistas e desbravar novas fronteiras. Tudo isso segue sendo um sonho"
Circuito que tem em seu entorno um dos cenários mais impressionantes do automobilismo já recebeu etapas do Mundial de Superbike e sediará pela terceira vez a categoria sul-americana promovida pela Vicar
Com objetivos distintos e em comum, quinteto mira primeiro triunfo na "Libertadores do Automobilismo" em 2025