Capa

Petrobras renova contrato de patrocínio com a BRB Fórmula 4 Brasil

Gasolina Podium, a única com carbono neutro da produção ao consumo no país, permanece como combustível oficial da categoria-escola em 2025

05.05.2025  |  1.705 visualizações

A Petrobras renovou seu contrato de patrocínio com a BRB Fórmula 4 Brasil, categoria-escola do automobilismo nacional credenciada pela FIA (Federação Internacional do Automóvel). Considerada a porta de entrada de novos pilotos para o mundo do automobilismo, a F-4 brasileira seguirá com todos os carros do grid abastecidos com a gasolina Podium, produzida pela Petrobras e a única com carbono neutro do país.
Com menor impacto ambiental, a Podium compensa totalmente as emissões de gases do efeito estufa, da extração e da produção até o consumo final.
A renovação do contrato de patrocínio enfatiza o comprometimento da Petrobras com o incentivo ao esporte. Sucesso em todo o mundo, a Fórmula 4 tem como principal premissa servir como o primeiro degrau para os pilotos recém-saídos do kartismo construírem uma carreira profissional. Muitos deles trazem no horizonte o sonho de um dia alcançar o Mundial de Fórmula 1.
Uma das características que chama mais a atenção na Fórmula 4, sobretudo no certame brasileiro, é a quantidade de jovens pilotos. A temporada 2025 reunirá o grid mais jovem da história da categoria no Brasil, com média etária de 16,4 anos. Dez dos competidores têm entre 15 e 16 anos.
Como acontece em todos os campeonatos da categoria no automobilismo internacional, a Fórmula 4 no Brasil dá ao campeão 12 dos 40 pontos necessários à concessão da Superlicença, documento emitido pela FIA que permite ao piloto correr no Mundial de Fórmula 1.
“A Petrobras reforça seu compromisso com o incentivo ao esporte motor nacional ao patrocinar a Fórmula 4 Brasil. O combustível oficial da competição é a nossa gasolina Petrobras Podium, produto pioneiro no mercado brasileiro que tem suas emissões de carbono neutralizadas em todo seu ciclo - desde a produção até o consumo final - sendo o mesmo combustível disponível nos postos. Com essa ação, destacamos a tecnologia e alta performance do nosso produto e nosso compromisso com uma transição energética justa, contribuindo para um futuro mais sustentável”, explica Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras.
A Fórmula 4 Brasil é promovida pela Vicar, responsável também pela BRB Stock Car Pro Series e por ter trazido a categoria-escola ao país, há três anos. CEO da companhia, Lincoln Oliveira enfatizou a importância do patrocínio e fornecimento de combustível da Petrobras à competição, que já revelou talentos para mais de 24 categorias no Brasil e no mundo.
“Qualidade e tecnologia estão no DNA da Petrobras e da Fórmula 4 Brasil. Para nós, contar com a gasolina Podium nos carros da nossa categoria reveladora de talentos é um orgulho. A renovação do patrocínio e fornecimento de combustível amplia ainda mais a nossa aliança com a marca Podium, sublinhando a identificação direta da marca com o automobilismo brasileiro”, afirmou Oliveira.
Criada em 2014 pela FIA, entidade que rege o automobilismo mundial, a Fórmula 4 Brasil acelera em diversos países e continentes como Itália, Alemanha, França, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes, México, Dinamarca e Arábia Saudita. A competição é responsável por ter revelado 12 dos 20 pilotos do grid atual de Fórmula 1, entre eles o brasileiro Gabriel Bortoleto, que faz sua estreia no Mundial em 2025.
No cenário brasileiro, a categoria-escola acelera sob chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A abertura da temporada 2025, a quarta da história da Fórmula 4 no Brasil, começou no último fim de semana, entre  2 e 4 de maio,  no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.



CONTATOS

Vicar Promoções Desportivas
Rodolpho Siqueira e Fernando Silva
(11) 9 5472 0163
rsiqueira@vicarbrasil.com.br


Petrobras
Gustavo Melione
(21) 98280-8210
gustavo.melione@petrobras.com.br

Leia também...
04.05.2025

Piloto da Cavaleiro Sports triunfou na manhã deste domingo que marcou o complemento da abertura da temporada 2025. E o gaúcho da TMG Racing confirmou a condição de um dos grandes nomes do fim de semana

03.05.2025

Sábado especial coroou o maranhense pela manhã, enquanto o sorocabano fez história em Interlagos como primeiro piloto negro no topo do pódio daquele que é o primeiro degrau para jovens talentos saídos do kartismo

02.05.2025

Embora com diferença apertada, de somente 0s074 para companheiro de equipe, gaúcho de 15 anos foi o grande nome da primeira sessão classificatória da temporada 2025 da categoria-escola

01.05.2025

Desde seu nascimento, em 2022, a versão brasileira da categoria-escola que mais revela talentos para o automobilismo atingiu marcos impressionantes e promete ir além na sua quarta temporada