A história segue sendo escrita no Autódromo de Interlagos neste fim de semana. A primeira classificação da BRB Stock Car Pro Series com a nova geração SUV de carros da categoria foi realizada na tarde deste sábado (3) e viu o sorriso de Felipe Fraga como o primeiro piloto a conquistar a pole position. Novamente em Interlagos, onde o paraense criado no Tocantins escreveu seu nome na história como o mais jovem vencedor e campeão da BRB Stock Car, Fraga marca época novamente na inauguração de uma fase revolucionária no automobilismo brasileiro, agora correndo com a Eurofarma RC.
Foi uma sessão que, entre as marcas, teve a Mitsubishi como a grande força. De volta ao grid da BRB Fórmula 4 Brasil depois de 17 anos, a marca dos três diamantes liderou todos os segmentos da classificação: no Q1, com Nelsinho Piquet entre os pilotos do primeiro grupo e Gaetano Di Mauro no G2; Ricardo Zonta no Q2 e com Felipe Fraga na definição do pole position.
Fraga virou 1min36s922 em sua melhor passagem para faturar a posição de honra pela 14ª vez em sua trajetória na categoria. O piloto do novo Mitsubishi Eclipse Cross #88 da Eurofarma RC comemorou com o Troféu Pole Position Snapdragon e exaltou o trabalho do seu novo time e todo o esforço da BRB Stock Car nesta nova era que se inicia oficialmente em 2025.
“É muito legal! A pole position de hoje foi muito especial, a primeira com esse carro. Tem um sabor especial. Mas não dá para desmerecer o talento de toda a rapaziada, já que a maioria enfrentou problemas. Mas estou muito feliz, o ‘Meinha’ [Rosinei Campos, chefe de equipe] entregou um grande carro, e é um grande prazer estar com a Eurofarma. Sensacional estrear aqui e na pole com esse carro novo e esse time maravilhoso”, declarou.
“Estou empolgado. É difícil começar um projeto novo, e estou sempre ao lado da categoria. É difícil mesmo. Mas estou tão feliz por tudo, por estar nessa equipe, e sei que vai dar tudo certo. Nosso carro estava impecável, até porque o Gaetano estava voando. Deu tudo certo para mim e nossa equipe hoje, então só agradecer à Eurofarma por me ter a bordo desta nave, e que continue assim amanhã”, complementou o dono da tarde em Interlagos.
Ricardo Zonta (Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport) foi o segundo colocado na classificação, a 0s146 do tempo de Fraga, e vai dividir a primeira fila neste domingo em Interlagos. Maior campeão em atividade na categoria, Cacá Bueno (Chevrolet Tracker da Scuderia Chiarelli) fez grande classificação e vai largar em terceiro, lado a lado com outro gigante da BRB Stock Car, Thiago Camilo (Toyota Corolla Cross da Ipiranga Racing), enquanto o experiente Allam Khodair, que em 2025 completa 20 anos na competição, garantiu o quinto lugar com o Eclipse Cross da Blau Motorsport. Felipe Baptista, agora em casa nova com a CAR Racing KTF, posicionou mais um Mitsubishi, em sexto lugar. Lucas Foresti, com o Chevrolet Tracker da A.Mattheis Vogel, foi o sétimo, enquanto Gaetano Di Mauro (Eclipse Cross da Eurofarma RC) parte da oitava posição. Destaque também para a dupla que alia juventude e experiência na Full Time Gazoo Racing. Em sua estreia na BRB Stock Car, o gaúcho Arthur Gama vai largar em nono com Corolla Cross, lado a lado com João Paulo Oliveira, de volta ao automobilismo brasileiro.
Mitsubishi na frente — O segmento que abriu a primeira sessão classificatória da nova era da BRB Stock Car Pro Series começou com a Mitsubishi na frente. O Eclipse Cross pilotado por Nelson Piquet Jr. cravou 1min37s179 para ser o mais rápido do primeiro grupo, 0s059 melhor que Felipe Fraga, que havia registrado o melhor tempo do último treino livre em Interlagos. Pentacampeão, Cacá Bueno foi o terceiro, à frente de Bruno Baptista e Lucas Foresti, seguidos por quatro Toyota Corolla: Zezinho Muggiati, Arthur Gama, Cesar Ramos e Denis Navarro, enquanto o atual (e tri) campeão, Gabriel Casagrande foi o décimo.
A melhor volta do Q1 ficou para Gaetano Di Mauro, um dos grandes nomes dos treinos livres da BRB Stock Car. Com 1min37s134, o novo piloto da Eurofarma RC liderou a tabela de tempos para o grupo 2 e ficou a 0s174 de Felipe Baptista, segundo colocado. Ricardo Zonta foi o terceiro, com 1min37s360.
Thiago Camilo avançou para o Q2 em quarto, seguido por Allam Khodair. De volta à categoria para fazer sua primeira temporada completa, Vicente Orige foi o sexto, seguido por Rubens Barrichello e o estreante João Paulo de Oliveira. Arthur Leist e Daniel Serra, com o tricampeão agora na Blau Motorsport, concluíram a relação dos pilotos que continuaram na classificação.
O movimentado Q2 refletiu novamente a velocidade dos novos carros da BRB Stock Car. Ricardo Zonta foi o primeiro piloto a andar na ‘casa’ de 1min36s a bordo do Mitsubishi Eclipse Cross da RCM Motorsport, deixando Gaetano Di Mauro para trás por 0s184. O paulista foi superado já na bandeira quadriculada por Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli), que quebrou o que seria uma sequência de cinco pilotos com carros Mitsubishi nas cinco primeiras posições.
Avançaram também Allam Khodair (Blau Motorsport), Felipe Fraga (Eurofarma RC), Felipe Baptista (CAR Racing KTF), Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel) passaram para a definição real da pole position em Interlagos.
Fraga abre nova era na frente — Os oito melhores do Q2 entraram na luta para uma conquista histórica na BRB Stock Car. Quem assumiu a ponta foi Felipe Fraga, confirmando a força da Eurofarma RC e da Mitsubishi neste início de nova geração ao virar 1min36s922, o tempo mais rápido do fim de semana até agora.
Ricardo Zonta chegou bem perto, ficou a 0s146 da marca de Fraga, e subiu para segundo ao desbancar Cacá Bueno. Na volta final, Thiago Camilo garantiu o quarto lugar, enquanto Allam Khodair buscou a quinta posição no grid. Felipe Baptista vai largar em sexto, à frente de Lucas Foresti e Gaetano Di Mauro, sétimo e oitavo colocados, respectivamente.
Um dia especial — Levando em conta a introdução da nova geração de carros da BRB Stock Car, a Vicar implementou um formato inédito de etapa neste fim de semana visando proporcionar mais tempo de pista aos pilotos e equipes para adaptação técnica, oferecendo período adicional para refinamento das configurações mecânicas e eletrônicas.
A mudança permitirá que pilotos e equipes extraiam o máximo de conhecimento e potencial dos novos carros, o que resultará em maior equilíbrio e segurança. Da mesma forma, os fãs presentes ao autódromo ou que acompanharem as transmissões terão a chance de testemunhar o desenvolvimento técnico desta nova geração, que promete ser um verdadeiro divisor de águas no automobilismo nacional.
O GP ArcelorMittal Interlagos, corrida que marca a abertura da era SUV da BRB Stock Car, terá 50 minutos mais uma volta de duração, com largada marcada para 12h10 de domingo.
A BRB Stock Car Pro Series terá transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.
BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
Etapa 1, Interlagos, grid de largada
1º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min36s922
2º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s068
3º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min37s528
4º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s598
5º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s661
6º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s669
7º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), 1min37s669
8º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min55s672
Eliminados no Q2
9º - Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s545
10º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s555
11º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s594
12º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s729
13º - Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min37s754
14º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min37s779
15º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min37s995
16º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min38s216
17º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras II/Mitsubishi Eclipse Cross), 1min38s286
18º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), 1min38s358
19º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), 1min39s267
20º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), sem tempo
Eliminados no Q3
21º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min38s033
22º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min38s392
23º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), 1min38s550
24º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 1min38s570
25º - Helio Castroneves (RTR Sport Team/Chevrolet Tracker), 1min38s595
26º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), 1min38s643
27º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), 1min38s679
28º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), 1min38s806
29º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min40s795
30º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), 1min43s775
31º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), 2min43s046
Programação em Interlagos
Domingo, 4 de maio
08h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos (50 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
15h35 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163
Na primeira atividade de pista, plataforma SUV já pulverizou melhor tempo registrado pela última geração de sedans da categoria. Gaetano Di Mauro foi o mais rápido a bordo do Mitsubishi Eclipse da Eurofarma RC
Chegadas de Arthur Gama e Rafael Reis elevam o contingente dos chamados "New Kids on the Track". Liderados por Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e Cacá Bueno, elenco dos mais experientes tem reforços de ponta com Helio Castroneves, JP de Oliveira e Vicente Orige
Início de uma nova era no automobilismo brasileiro traz também uma série de marcas relevantes que serão alcançadas ao longo de uma temporada que promete ser histórica
O aço DP980R foi desenvolvido e testado pela multinacional em sofisticados laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil, Maizières-lès-Metz e Montataire, esses dois últimos na França, além das unidades de Tubarão e Vega