Capa

STOCK CAR

Interlagos dá início à era SUV na BRB Stock Car Pro Series

Depois de 45 anos correndo com sedans, categoria se abre para o novo, segue tendência da indústria e traz conceitos inéditos para o automobilismo brasileiro

30.04.2025  |  2.011 visualizações

A partir desta semana, o fã brasileiro de automobilismo assistirá ao início de uma nova era com a estreia da geração SUV de carros da BRB Stock Car Pro Series, categoria que abrirá a temporada 2025 no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos. Depois de 45 anos com modelos do tipo sedan, a Pro Series passa a competir com uma geração de carros mais alinhada com as tendências da indústria automotiva global, apontando para um futuro baseado em tecnologia, segurança e sustentabilidade, mas sem perder as principais características do seu DNA: equilíbrio e imprevisibilidade.
Chevrolet, Toyota e Mitsubishi vão medir forças nesta nova fase do esporte com os modelos Tracker, Corolla Cross e Eclipse Cross, respectivamente. Se a bordo dos sedans a BRB Stock Car tornou-se referência de competitividade e excelência no automobilismo em nível nacional e global, a geração dos SUVs (sigla em inglês para Veículos Utilitários Esportivos) chega para adicionar a esse cenário a vanguarda da tecnologia e conectividade, além de levar o fã a um novo patamar de interação e imersão na categoria.
Foram anos de pesquisa e desenvolvimento para a construção do projeto SNG01, sigla de Stock New Generation. Encabeçada pela AudaceTech — braço de tecnologia automotiva e eletrônica do Grupo Veloci, controlador da Stock Car – a iniciativa tem ampla participação da indústria nacional e internacional por meio de parcerias sólidas estabelecidas com ArcelorMittal, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Magna Compósitos, Tractian, MTR Performance Parts, ESPAS, Fueltech, Hipper Freios e Cobreq, entre outros. 
O sistema de conectividade 5G foi desenvolvido em parceria com a Qualcomm Snapdragon, que promete ser uma atração à parte. Movido a gasolina Petrobras Podium e calçado pelos pneus fornecidos pela Hankook Tire, o SNG01 passou por mais de 10 mil quilômetros de testes e finalmente vai acelerar nas mãos dos principais pilotos do Brasil neste fim de semana.
Concebido especialmente para o projeto, o aço DP980R fornecido pela ArcelorMittal deixou os carros da revolução na BRB Stock Car consideravelmente mais leves. Com 1.100 kg, os novos carros tiveram redução de 250 kg em relação aos modelos que estiveram em ação até o ano passado. Além do novo chassi, o bólido conta também com um motor mais leve e sustentável, turboalimentado, de quatro cilindros em linha e 2,1 litros, que promete surpreender o público com um ronco impressionante. 
Destaque também para um sistema completamente inovador de direção, com volantes de última geração fornecidos pela holandesa Grid Engineering, asa móvel inspirada na Fórmula 1 — abrindo a perspectiva de ultrapassagens ainda mais frequentes — e um arcabouço de conectividade 5G que permitirá ao fã acompanhar as corridas em câmeras 360º exclusivas do carro do seu piloto preferido, além de ouvir as comunicações de rádio e desfrutar de recursos que estarão disponíveis no aplicativo oficial da BRB Stock Car, o Paddock Fan.

A nova formação — Em dezembro de 2024, cada uma das três marcas presentes ao grid de 2025 teve a confirmação de dez carros. A seleção aconteceu no fim do ano por meio de um draft, na qual as montadoras decidiram as equipes com as quais queriam trabalhar. A Chevrolet terá um carro a mais em razão da entrada de Helio Castroneves no grid da BRB Stock Car como piloto da RTR Sport Team, que sobe para a categoria neste ano.
Responsável pelo nascimento da BRB Stock Car com o icônico Opala, a Chevrolet terá um time forte na sua escalação para a temporada. Além de Helinho, anunciado na última terça-feira, a marca norte-americana terá em seu elenco o atual campeão e mais jovem a conquistar três títulos da categoria (com menos de 30 anos). Gabriel Casagrande vai disputar o campeonato com o Tracker #83 pela A.Mattheis Vogel, tal qual seu companheiro de equipe, Lucas Foresti. Já a equipe campeã de 2024, a TMG Racing, terá novamente em seus quadros o vice-campeão e ex-Fórmula 1 Felipe Massa e o duas vezes finalista da Stock Car, Rafael Suzuki.
Outros dois grandes campeões também vão correr com Chevrolet Tracker em 2025. Na condição de piloto e sócio da Scuderia Chiarelli, o pentacampeão Cacá Bueno será um dos integrantes do time baseado em São Paulo, assim como o gaúcho Lucas Kohl. Depois de 16 anos representando a Eurofarma, o tricampeão Ricardo Maurício defenderá a Cavaleiro Valda, formando dupla com Guilherme Salas, último piloto a vencer uma corrida na geração sedan. Já a nova equipe Scuderia Bandeiras, tendo Átila Abreu como gestor, vai ter dois Tracker: um para o sorocabano, dono de 19 vitórias, e outro para o jovem Enzo Elias, que triunfou no Uruguai em 2024.
O conjunto de pilotos que vai correr com Toyota Corolla Cross na BRB Stock Car 2025 é igualmente interessante. A Full Time Gazoo Racing Team traz uma dupla renovada e que tem como atrativo o mix da experiência de João Paulo Oliveira — que vem de mais de 20 anos no automobilismo japonês, além de presenças nas 24 Horas de Le Mans e corrida na Indy — com a juventude de Arthur Gama, gaúcho de somente 19 anos, campeão da Stock Light e vencedor do superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões em insumos para ascender ao grid da Pro Series.
Bicampeão da Stock Car, Rubens Barrichello mantém seus laços com a Toyota e a Full Time, desta vez em associação com a Cavaleiro Sports. A aliança Full Time Cavaleiro será completada nos boxes por Denis Navarro, que regressa ao grid depois de um ano fora. Já a Ipiranga Racing segue com a montadora japonesa, a qual representa desde 2020, e mantém a dupla Thiago Camilo e Cesar Ramos. A grande mudança está no corpo diretivo com a promoção do engenheiro Guilherme Gonçalves ao posto de chefe de equipe, enquanto a lenda Andreas Mattheis seguirá nas pistas e nos bastidores, desta vez como conselheiro do time baseado em Petrópolis (RJ). 
Outra que permanece como equipe Toyota é a Crown Racing, que terá o retorno de Julio Campos. O paranaense, aliás, será o único na história a acelerar com modelos das cinco marcas que já disputaram a BRB Stock Car: Chevrolet, Peugeot, Volkswagen, Mitsubishi e, agora, a Toyota. Julio formará dupla com Arthur Leist, de casa nova, depois de ter feito seu ano de estreia com a Full Time Sports.
O rol de equipes que contarão com o Corolla Cross em 2025 será completado por outra nova equipe: a CAR Racing Sterling. Sediada em São Paulo e liderada por Leandro Reis, a escuderia que nasceu no kartismo e hoje opera também na Turismo Nacional terá Rafael Reis e Zezinho Muggiati em ação ao longo da temporada.
A Mitsubishi está de volta ao grid da BRB Stock Car depois de ter feito parte da categoria entre 2005 e 2008, então com o modelo Lancer. Agora com o Eclipse Cross, a marca dos três diamantes será igualmente muito bem representada nos principais autódromos do Brasil.
Chefiada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, a campeoníssima Eurofarma RC vem com dupla totalmente renovada depois das saídas de Daniel Serra e Ricardo Maurício. Mais jovem vencedor e campeão da história da BRB Stock Car, Felipe Fraga formará parceria com Gaetano Di Mauro, que triunfou três vezes em 2024 como piloto da Cavaleiro Sports. Coirmã da Eurofarma RC, a RCM Motorsport também será time Mitsubishi, sob batuta de Marcel Campos — filho de ‘Meinha’ — e, pelo sexto ano seguido, com dupla formada pelo ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta e Bruno Baptista.
A Blau Motorsport entra em novo ciclo, agora com a equipe técnica comandada pela Pole Motorsport, liderada por Joselmo Barcik, o ‘Polenta’. Allam Khodair, o ‘Japonês Voador’, seguirá representando os ‘blauers’, enquanto a grande novidade é o tricampeão Daniel Serra, contratado de forma bombástica no ano passado e que chega ao time paranaense depois de um ciclo de oito anos de muito sucesso com a Eurofarma RC.
A escalação da Mitsubishi terá ainda a mais jovem dupla do campeonato. Os paulistas Felipe Baptista e Gianluca Petecof, ambos com 22 anos e vencedores de corrida no ano passado, vão representar a marca japonesa na equipe CAR Racing KTF. Em contrapartida, um dos conjuntos mais experientes do grid será o da segunda formação da Scuderia Bandeiras, com Nelsinho Piquet — primeiro campeão mundial de Fórmula E e atualmente em ação também no TCR South America Banco BRB — ao lado de Vicente Orige, dono de títulos no Brasileiro de Marcas e Endurance Brasil, mas em sua primeira temporada na Pro Series.

GP ArcelorMittal Interlagos — Levando em conta a introdução da nova geração de carros da BRB Stock Car, a Vicar implementou um formato inédito de etapa neste fim de semana visando proporcionar mais tempo de pista aos pilotos e equipes para adaptação técnica, oferecendo período adicional para refinamento das configurações mecânicas e eletrônicas. A mudança permitirá que pilotos e equipes extraiam o máximo de conhecimento e potencial dos novos carros, o que resultará em maior equilíbrio e segurança. Da mesma forma, os fãs presentes ao autódromo ou que acompanharem as transmissões terão a chance de testemunhar o desenvolvimento técnico desta nova geração, que promete ser um verdadeiro divisor de águas no automobilismo nacional.
A nova era da BRB Stock Car começa oficialmente nesta sexta-feira, 2 de maio, quando serão realizados os primeiros treinos livres. As atividades em Interlagos terão sequência no sábado, quando estão reservadas mais sessões de treinos livres e também um dos momentos mais aguardados da jornada em São Paulo: a sessão classificatória que vai definir o primeiro pole position da temporada 2025, às 14h45.
O GP ArcelorMittal Interlagos, corrida que marca a abertura da era SUV da BRB Stock Car, terá 50 minutos mais uma volta de duração, com largada marcada para 12h10 de domingo.
A BRB Stock Car Pro Series terá transmissão ao vivo ao longo da temporada 2025 pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band na TV aberta e canais SporTV e BandSports, emissoras por assinatura.

Programação em Interlagos
Quarta-feira, 30 de abril
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 1
08h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra de Largada 1
09h00 – Turismo Nacional – Treino Extra 1
09h40 – Stock Light – Treino Extra 1
11h40 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 2
12h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra de Largada 2
12h35 – Turismo Nacional – Treino Extra 2
13h15 – Stock Light – Treino Extra 2
14h20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra 3
15h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Extra de Largada 3
15h10 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
15h50 – Stock Light – Treino Livre 1 (Rookies)
16h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1

Sexta-feira, 2 de maio
08h00 – Stock Light – Shakedown
08h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
09h15 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
09h55 – Stock Light – Treino Livre 2
10h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 3
11h20 – Turismo Nacional - Treino Livre 3
11h50 – BRB Stock Car Pro Series – Shakedown
12h35 – Stock Light – Treino Livre 3
13h10 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
14h15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14h45 – Stock Light – Classificação
15h05 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
16h10 – Turismo Nacional – Classificação
17h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 3

Sábado, 3 de maio
08h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09h00 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 4
10h15 – Turismo Nacional – Corrida 1 (18 minutos + 1 volta)
10h45 – Turismo Nacional – Corrida 2 (18 minutos + 1 volta)
11h35 – BRB Stock Car Pro Series – Treino Livre 5
12h25 – Visitação aos Boxes
14h00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h45 – BRB Stock Car Pro Series – Classificação
16h05 – Stock Light – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
17h10 – Turismo Nacional – Corrida 3 (18 minutos + 1 volta)
17h40 – Turismo Nacional – Corrida 4 (18 minutos + 1 volta)

Domingo, 4 de maio
08h20 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
10h10 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos (50 minutos + 1 volta)
13h45 – Stock Light – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
14h20 – Stock Light – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
15h35 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

A história da “era Sedan” da BRB Stock Car em números
Pilotos que já correram de Stock Car: 414
Corridas já disputadas: 634
Campeões: 19
Vencedores de corrida: 79
Circuitos: 21
Montadoras: 5 (Chevrolet, Mitsubishi, Volkswagen, Peugeot e Toyota)
Modelos diferentes: 11

Modelo, anos de participação, temporadas disputadas:
Chevrolet Opala, 1979 a 1993, 15 temporadas*, 15 títulos
Chevrolet Omega, 1994 a 1999, seis temporadas, seis títulos
Chevrolet Vectra, 2000 a 2003; e 2009 a 2011, sete temporadas, quatro títulos
Chevrolet Astra, 2004 a 2008, 5 temporadas, dois títulos
Mitsubishi Lancer, 2005 a 2008, 4 temporadas, dois títulos
Volkswagen Bora, 2006 e 2007, 2 temporadas
Peugeot 307 Sedan, 2007 a 2010, 4 temporadas, dois títulos
Peugeot 408 Sedan, 2011 a 2016, 6 temporadas, três títulos
Chevrolet Sonic, 2012 a 2015, 5 temporadas, três títulos
Chevrolet Cruze, 2016 a 2024, 9 temporadas, sete títulos
Toyota Corolla, 2020 a 2024, 5 temporadas, um título
*De 1987 a 1989, na versão Chevrolet Opala Caio-Hidroplas. De 1990 a 1993, versão Chevrolet Opala Protótipo.

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025
TMG Racing
Chevrolet Tracker
Felipe Massa #19
Rafael Suzuki #8

RCM Motorsport
Mitsubishi Eclipse Cross
Ricardo Zonta #10
Bruno Baptista #44

A.Mattheis Vogel
Chevrolet Tracker
Gabriel Casagrande #83
Lucas Foresti #12

Full Time Gazoo Racing Team
Toyota Corolla Cross
João Paulo de Oliveira #7
Arthur Gama #9

RC Eurofarma
Mitsubishi Eclipse Cross
Felipe Fraga #88
Gaetano Di Mauro #11

Crown Racing
Toyota Corolla Cross
Julio Campos #4
Arthur Leist #81

Blau Motorsport
Mitsubishi Eclipse Cross
Daniel Serra #29
Allam Khodair #18

Ipiranga Racing
Toyota Corolla Cross
Thiago Camilo #21
Cesar Ramos #30

Cavaleiro Valda
Chevrolet Tracker
Ricardo Maurício #90
Guilherme Salas #85

CAR Racing KTF
Mitsubishi Eclipse Cross
Felipe Baptista #121
Gianluca Petecof #101

Scuderia Chiarelli
Chevrolet Tracker
Cacá Bueno #0
Lucas Kohl #95

Scuderia Bandeiras
Chevrolet Tracker
Átila Abreu #51
Enzo Elias #28

Scuderia Bandeiras II
Mitsubishi Eclipse Cross
Nelson Piquet Jr. #33
Vicente Orige #444

CAR Racing Sterling
Toyota Corolla Cross
Zezinho Muggiati #38
Rafael Reis #301

Full Time Cavaleiro
Toyota Corolla Cross
Rubens Barrichello #111
Denis Navarro #5

RTR Sport Team
Chevrolet Tracker
Helio Castroneves #06

Ficha técnica Audace SNG01
Motor: AudaceTech 
Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
Eletrônica: Fueltech (Brasil)
Painel: Fueltech FT700 Plus
Peso: 1.100kg (2kg por cv)
Câmbio: XTrac (Inglaterra) modelo P1529, sequencial e semi automático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
Amortecedores: Penske Racing (EUA)
Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro
Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app
Aerodinâmica: SUV ajustada para competição, DRS (asa móvel em fibra de carbono)
Projeto: AudaceTech, ArcelorMittal, IPT e SENAI
Carroceria: Chevrolet Tracker Stock Car, Toyota Corolla Cross Stock Car ou Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car. Material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Magna Compósitos (Brasil)
Chassi: aço DP980R ArcelorMittal, da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA
Entreeixos: 2.750 mm
Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados especiais Hipper Freios, pastilhas Cobreq (de competição), com pinças de competição AP Racing (Inglaterra). Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
Simulação computacional: IPT e Siemens
Fabricação e prototipagem: ESPAS (Brasil) e AudaceTech
Elementos de competição (motor e suspensão): MTR (Brasil)
Volante: Grid Engineering (Holanda), modelo Stock Car
Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
Pneus: Hankook (Coreia do Sul) medidas 300-680x18 
Combustível: Gasolina Podium
Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável
Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)
3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)
5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)
7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**
8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)
9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**
10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)
11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**
12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)
*sujeito a alterações


Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163

Leia também...
01.05.2025

Início de uma nova era no automobilismo brasileiro traz também uma série de marcas relevantes que serão alcançadas ao longo de uma temporada que promete ser histórica

30.04.2025

O aço DP980R foi desenvolvido e testado pela multinacional em sofisticados laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento do Brasil, Maizières-lès-Metz e Montataire, esses dois últimos na França, além das unidades de Tubarão e Vega

30.04.2025

Empresa de origem israelense será a responsável por armazenar as informações sobre o novo carro da BRB Stock Car por meio de tecnologia inovadora de cloud provider

29.04.2025

Quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e um dos maiores pilotos da história do automobilismo nacional, Helinho conciliará suas novas atividades no Brasil com as dos Estados Unidos