(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
(Duda Bairros/Stock Car)
(Duda Bairros/Stock Car)
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
A decisão do título da Stock Series na temporada 2024 terá como protagonistas o gaúcho Arthur Gama e o paulista Enzo Bedani. Um deles será o futuro campeão da categoria de acesso e o segundo agraciado com o maior prêmio já distribuído no automobilismo brasileiro. O primeiro a alcançar tal feito foi Zezinho Muggiati, que em 2023 venceu Gabriel Robe na Super Final, faturou a taça da Series e recebeu o equivalente a R$ 2,5 milhões para ajudar no orçamento para subir para a Stock Car.
Contratado pela equipe KTF Sports, o paranaense de 21 anos chegou à principal categoria do automobilismo brasileiro nesta temporada sendo o piloto mais jovem do grid atual. E logo na sua estreia, Zezinho chamou a atenção pela sua performance e se notabilizou por lutar pela vitória na corrida Sprint da etapa de Goiânia, disputada em 2 de março.
Em meio a uma temporada naturalmente de muito aprendizado e pela oportunidade de adquirir muita experiência com pilotos de vasta história na Stock Car, como o pentacampeão Cacá Bueno, um dos seus companheiros de equipe, Muggiati apresentou importante evolução com top-10 conquistados em Goiânia e Buenos Aires e o pódio alcançado no Velopark. Zezinho também mostrou muita resiliência ao superar problemas na classificação e se destacar com a maior escalada nas etapas da Argentina, El Pinar (Uruguai) e Goiânia, no último mês de novembro.
O curitibano credita a sua trajetória na Stock Series e o superprêmio — oferecido pelo Grupo Veloci, controlador da Vicar — como fundamentais para chegar à Stock Pro pronto para acelerar entre os maiores pilotos do automobilismo brasileiro.
“A Stock Series foi muito importante na minha carreira. Eu, particularmente, saí do kart e fui direto para a Stock Series, que tem um carro que me ensinou bastante por ser muito parecido com o da categoria principal. Sabemos que tudo muda para o ano que vem, mas aprendi demais, e esses ensinamentos foram fundamentais no meu ano de estreia na Stock Car, onde já conquistei bons resultados”, declarou.
“Cheguei na minha primeira corrida lutando por vitória, e isso logo saindo de um carro da Stock Series para a Stock Car. Então, sem dúvidas, me ensinou demais, seja na guiada, no jogo com o push, na estratégia... Todo esse ambiente de corrida da Stock Series ajuda muito para quem sobe para a Stock Car”, disse Muggiati.
Incentivo para a nova geração — Na visão de Zezinho, seria impossível vivenciar tal jornada se não fosse pelo incentivo obtido com o título da Stock Series no ano passado.
“Sem o prêmio, não estaria na Stock Car. Agora, vários campeões da Stock Series terão a oportunidade de correr na Pro no ano seguinte. É muito importante, sobretudo para os kartistas brasileiros, meninos que estão começando lá, para visarem um pouco mais o futuro na Stock Car”, explicou.
“Além do título da Stock Series já ser naturalmente importante, o prêmio incentiva os pilotos a se dedicar e a treinar cada vez mais. Com essa ‘escadinha’, da Turismo Nacional para a Stock Series, e da Series para a Stock Car Pro, a Vicar consegue fazer com que o piloto faça sua carreira aqui no Brasil e viva profissionalmente do automobilismo. É muito importante para nós, pilotos, que estamos começando essa caminhada. Foi um grande incentivo. Algo que ficará marcado para sempre na história da categoria e do nosso esporte”, complementou o piloto da KTF.
Prestes a finalizar sua primeira temporada completa na Stock Car, Zezinho Muggiati projeta um desfecho positivo neste fim de semana para coroar um 2024 de muito aprendizado, conhecimento adquirido e de sonhos realizados.
“Foi um primeiro ano muito bom na Stock Car: um pódio, várias escaladas, idas ao Q3... Claro que olhamos para o campeonato e vemos que não estamos na luta pelo título e no top-10, mas vemos as corridas como um todo de um lado muito positivo. Tivemos grandes disputas, avançamos bem e em várias oportunidades brigamos na frente. Estou muito contente com meu primeiro ano de Stock Car e espero poder encerrar o ano em Interlagos também marcando bons resultados”, concluiu.
Programação em Interlagos, Super Final BRB
Quinta-feira, 12 de dezembro
08:00 – BRB Fórmula 4 Brasil - Treino Extra Oficial
10:15 – BRB Fórmula 4 Brasil - Treino Extra Oficial
16:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (etapa 6), 20 minutos + 1 volta
Sexta-feira, 13 de dezembro
07:30 – Stock Series – Shakedown
07:55 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
08:45 – Stock Series – Treino Livre 1 (Rookies)
09:20 – Stock Car Pro Series – Shakedown
10:00 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
10:50 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
12:05 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
12:45 – Stock Series – Treino Livre 2
13:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
14:45 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
15:45 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
16:25 – Stock Series – Treino Livre 3
17:15 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
18:00 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
Sábado, 14 de dezembro
08:00 – Stock Series – Classificação
08:45 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
09:40 – Stock Car Pro Series – Classificação
11:00 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12:00 – Turismo Nacional – Classificação
14:10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
16:00 – Stock Car Pro Series – Corrida sprint (30 minutos + 1 volta)
Domingo, 15 de dezembro
09:00 – Turismo Nacional – Etapa Endurance, corrida (3 horas + 1 volta)
12:15 – E-Stock – Super Final
14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
16:00 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
16:40 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato após cinco etapas (top-10):*
1º - Arthur Gama, 352 pontos
2º - Enzo Bedani, 328
3º - Gustavo Frigotto, 268
4º - Guto Rotta, 219
5º - Felipe Barrichello Bartz, 216
6º - Erick Schotten, 212
7º - Vinícius Papareli, 206
8º - Mathias de Valle, 205
9º - Bruna Tomaselli, 204
10º - Alfredinho Ibiapina, 201
*pontuação extraoficial
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
No rol dos pilotos mais bem-sucedidos da história da BRB Stock Car Pro Series, o paulista também vai atuar em 2025 como padrinho nas equipes SG28 Racing e Artcon Racing e servirá como referência na divisão de acesso
Dono de seis pódios conquistados na campanha do ano passado, o piloto acumula as funções de pista com a de administrador do time baseado em Ribeirão Pires (SP)
Etapa que seria disputada no dia 25 de maio, em Cascavel, foi transferida para 29 de junho, no Velocitta
Impulsionado por título na última temporada, o paulista de 17 anos é mais um nome promissor garantido no grid da categoria de acesso à Stock Car em 2025