A temporada 2024 da E-Stock concluiu a quarta etapa, válida pela segunda fase do campeonato. O campeonato virtual oficial da Stock Car Pro Series, disputado sob a plataforma iRacing, teve rodada realizada na pista norte-americana de Virgínia International Raceway, que consagrou como vencedores Pedro Picanço e Carlos Erwig. Na PRO, Picanço viveu uma tarde de redenção no último sábado (26 de outubro) depois do revés na etapa de Oschersleben, onde cometeu um erro que lhe tirou a chance de triunfar. Por sua vez, Erwig venceu pela primeira vez na AM e ampliou a liderança do campeonato, ficando muito perto de garantir uma das cinco vagas nesta segunda fase rumo à Super Final presencial, que será realizada no Autódromo de Interlagos, entre 13 e 15 de dezembro.
O campeonato virtual da Stock Car traz uma premiação especial. O futuro campeão na categoria PRO terá a oportunidade de testar um carro da Turismo Nacional em Interlagos, fazendo com que o piloto tenha a oportunidade de experimentar todas as emoções e fazer a imersão para o automobilismo real no “templo do automobilismo brasileiro”.
Promovida pela Vicar e organizada pelo IRB Esports, a temporada 2024 da E-Stock é disputada sob a plataforma do iRacing e tem o patrocínio de Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Hankook Tire, Extreme SimRacing e Razer.
A quinta e penúltima etapa da segunda fase vai ser realizada já nesta semana e terá como local a pista virtual de Charlotte, na configuração Roval, com mescla de oval e circuito misto. A categoria AM acelera na noite da próxima quinta-feira, 31 de outubro, enquanto a PRO completa a rodada na tarde de domingo, 3 de novembro.
Volta por cima de Picanço — Disposto a se recuperar do revés na terceira etapa do campeonato, Pedro Picanço “chegou chegando” em Virgínia e se impôs desde a sessão classificatória para marcar a pole position pela terceira vez nesta fase. O segundo colocado, Ralph Benitez, ficou a 0s279 do tempo para buscar a posição de honra.
Foi o prenúncio de uma jornada que viria a ser perfeita para Picanço, com vitória de ponta a ponta e melhor volta, marcando assim todos os 52 pontos em jogo na rodada. E ainda que tivesse sido dominante na etapa, Pedro teve de lidar com a forte pressão de Slan Santos a partir da metade de uma prova que entregou batalhas por posição bastante acirradas, como a que envolveu Henrique Pettinari e Raphael Silva.
Ao fim de 16 voltas, Picanço confirmou o primeiro lugar pela terceira vez nesta segunda fase. Slan Santos finalizou em segundo e Ralph Benitez foi o terceiro após passar Leandro Werle na volta final. Lucas Werle foi o quinto, seguido por Raphael Silva, Henrique Pettinari, Gabriel Paiva, Maico Rosa e Gabriel Vernieri, o décimo.
Com 104 tentos ainda em disputa, Picanço está muito perto de carimbar sua ida para a Super Final por antecipação. O brasiliense soma 154 pontos, bem à frente dos demais concorrentes, que travam disputa interessante pelo segundo lugar: Ralph Benitez tem 137, seguido por Slan Santos, com 136 e Emanuel Santos, com 130. Leandro Werle aparece em quinto e acumula 103 pontos. Lucas Werle marcou 91 até o momento, quatro a mais que Raphael Silva. Henrique Pettinari e Gabriel Paiva estão empatados em oitavo, com 80 pontos cada, e Gabriel Vernieri fecha a relação dos dez primeiros, com 71.
Grande duelo na AM — Carlos Erwig reforçou sua condição de líder do campeonato com uma noite de glória no traçado norte-americano. Em equilibrada sessão classificatória, o piloto do Chevrolet Cruze #5 cravou a pole position para a etapa ao fazer sua volta mais rápida em 1min53s857. A vantagem para João Pessatto (Union Esports), segundo colocado, foi muito apertada, apenas 0s012. E o terceiro do grid, Augusto Gribel (Titan Racing Team), ficou a somente 0s081 da pole. Paulo Nunes largou em quarto, seguido por Bernardo Schramm (Rockets E-Sports) e Leonardo Imolesi (Vogel Motorsports).
A batalha pela liderança fez de Erwig e Pessatto os protagonistas da corrida. O piloto do carro #9 acionou o push-to-pass para fazer a ultrapassagem e tomar a ponta, mas escapou na sequência da volta e voltou para o segundo lugar. Pouco mais atrás, outro piloto com destaque nesta segunda fase, contudo, perdeu muitas posições com uma escapada na pista: Paulo Nunes rodou quando era o quarto colocado e caiu para o pelotão intermediário.
Os pilotos optaram por fazer seus respectivos pit-stops obrigatórios na metade final da corrida. Pessatto aplicou o undercut depois de ter ficado com pista livre e conseguiu voltar à frente de Erwig. Com alternância no uso do push, os dois se revezaram na ponta até a volta final: Erwig aproveitou seu último acionamento do botão de ultrapassagem, superou Pessatto e venceu na raça pela primeira vez na E-Stock após manobra sensacional para defender sua posição.
O líder do campeonato está muito perto de carimbar o passaporte para a Super Final presencial, em Interlagos, no mês de dezembro. Erwig soma 158, enquanto João Pessatto é o segundo, com 143. Gribel tem 119 tentos e vem na terceira posição, seguido por Paulo Nunes, com 110, e Rodrigo Pedroso, com 107. Felipe Pagni aparece em sexto na tabela, com 105, à frente de Bernardo Schramm e Caio Menezes, com 103. Leonardo Imolesi é o nono, com 84, e Fernando Signoretto fecha o top-10, com 71.
Medalha de ouro para LFT — Campeão da primeira fase da E-Stock 2024 na categoria PRO, Luiz Felipe Tavares já assegurou sua passagem para a Super Final do campeonato, presencialmente no Autódromo de Interlagos, no mês de dezembro. Em meio à espera pela decisão do campeonato, LFT, como é conhecido, segue acumulando glórias e prova ser um dos maiores do mundo no automobilismo virtual.
Sua mais recente conquista foi alcançada no último sábado. Tavares disputou o FIA Motorsport Games, conhecido como as “Olimpíadas do Automobilismo”, em Valência, na Espanha. O piloto faturou a medalha de ouro na categoria E-Sport F4 depois de uma jornada praticamente perfeita com vitórias nas quartas de final, semifinal, pole position e o triunfo na prova principal da competição.
O ouro de LFT veio de forma muito apertada e depois de uma grande batalha até a bandeirada final. A diferença do primeiro para o quinto lugar foi de apenas 0s741. No fim das contas, o brasileiro terminou na primeira posição, enquanto a Tchéquia e a Coreia do Sul ficaram com as medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Ao todo, a delegação brasileira conquistou cinco pódios: o AV nacional brilhou em Valência e foi o responsável pelas duas medalhas de ouro na competição. Além do triunfo de Tavares, Igor de Oliveira Rodrigues foi o campeão da categoria E-Sport GT.
E-Stock, temporada 2024, segunda fase
Etapa 4, Virginia International Raceway
PRO, resultado final (top-15)
1º - Pedro Picanço (AC7 E-Racing Team/Toyota Corolla), 16 voltas
2º - Slan Santos (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 1s312
3º - Ralph Benitez (Delinte Esports by TK/Toyota Corolla), a 6s199
4º - Leandro Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 6s476
5º - Lucas Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 7s043
6º - Raphael Silva (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 11s587
7º - Henrique Pettinari (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 12s793
8º - Gabriel Paiva (piloto independente/Toyota Corolla), a 22s555
9º - Maico Rosa (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 25s689
10º - Gabriel Vernieri (Union Esports/Toyota Corolla), a 34s173
11º - Pedro Moura (Delinte Esports by TK/Toyota Corolla), a 35s422
12º - João Gabriel (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 38s668
13º - Nícolas Alaram (Richard’s Racing/Toyota Corolla), a 45s564
14º - Gustavo Neves (Chevrolet Cruze), a 47s505
15º - André Nassutti (Braclean E-Sports/Toyota Corolla), a 51s882
melhor volta: Pedro Picanço, 1min51s861, volta 2
Classificação do campeonato após quatro etapas (segunda fase), top-10*
1º - Pedro Picanço, 154 pontos
2º - Ralph Benitez, 137
3º - Slan Santos, 136
4º - Emanuel Santos, 130
5º - Leandro Werle, 103
6º - Lucas Werle, 91
7º - Raphael Silva, 87
8º - Henrique Pettinari, 80
9º - Gabriel Paiva, 80
10º - Gabriel Vernieri, 71
*pontuação extraoficial
AM, resultado final (top-15)
1º - Carlos Erwig (MW GP/Chevrolet Cruze), 16 voltas
2º - João Pessatto (Union Esports/Chevrolet Cruze), a 1s522
3º - Augusto Gribel (Titan Racing Team/Toyota Corolla), a 6s435
4º - Leonardo Imolesi (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 8s507
5º - Rodrigo Pedroso (Track Friends/Toyota Corolla), a 12s901
6º - Felipe Pagni (Track Friends/Chevrolet Cruze), a 13s872
7º - Bernardo Schramm (Rockets E-Sports/Chevrolet Cruze), a 14s261
8º - Eduardo Kissilevicth (Braclean E-Sports/Toyota Corolla), a 21s800
9º - Jarbas Rezende (Team Brasil Racing/Chevrolet Cruze), a 22s235
10º - Leo Monfort (Savior/Toyota Corolla), a 22s428
11º - Daniel Arthuzo (Torresmo Racing/Chevrolet Cruze), a 27s245
12º - Caio Menezes (Rocas Racing Team/Toyota Corolla), a 27s975
13º - Fernando Signoretto (Sub Racing/Toyota Corolla), a 35s078
14º - Everton Novacki (Taiwan Hardline Race/Toyota Corolla), a 1min07s147
15º - Paulo Nunes (piloto independente/Toyota Corolla), 1min07s877
melhor volta: João Pessatto, 1min54s201, volta 2
Classificação do campeonato após quatro etapas (segunda fase), top-10*
1º - Carlos Erwig, 158 pontos
2º - João Pessatto, 143
3º - Augusto Gribel, 119
4º - Paulo Nunes, 110
5º - Rodrigo Pedroso, 107
6º - Felipe Pagni, 105
7º - Bernardo Schramm, 103
8º - Caio Menezes, 103
9º - Leonardo Imolesi, 84
10º - Fernando Signoretto, 71
*pontuação extraoficial
E-Stock 2024, segunda fase, calendário
Etapa 1: Navarra (05 e 08/09)
Etapa 2: Lédenon (12 e 15/09)
Etapa 3: Oschersleben (03 e 06/10)
Etapa 4: Virginia (24 e 26/10)
Etapa 5: Charlotte (31/10 e 03/11)
Etapa 6: Interlagos (21 e 24/11)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Categoria PRO teve seu primeiro classificado nesta segunda fase confirmado para a Super Final do campeonato, no mês de dezembro, no Autódromo de Interlagos. As duas corridas da rodada reservaram desfechos surpreendentes
Com alta intensidade, as provas válidas pelas duas categorias foram de grandes disputas e determinaram os vencedores após os pit-stops obrigatórios
Fim de semana marcou a realização da segunda rodada válida pela fase complementar do campeonato virtual oficial da Stock Car e reuniu quase 70 pilotos
Disputa da PRO foi realizada na sequência da transmissão ao vivo da Stock Car Pro no Velopark. Etapa manteve alto nível de competitividade que vem marcando a terceira edição do campeonato