(Duda Bairros/Stock Car)
(Duda Bairros/Stock Car)
A Stock Car Pro Series conheceu nesta manhã de sábado (26 de outubro) o seu primeiro vencedor no Uruguai. Integrante da nova geração de talentos da principal categoria do automobilismo brasileiro, Enzo Elias teve desempenho marcante para triunfar na corrida sprint de El Pinar após superar o conterrâneo Lucas Foresti nas voltas iniciais. Depois, o piloto da Crown Racing adotou a estratégia de acelerar ao máximo com seu Toyota Corolla #28, garantiu vantagem confortável e terminou na frente. Daniel Serra (Eurofarma RC) faturou mais um pódio no ano e finalizou na segunda colocação, enquanto Foresti (A.Mattheis Vogel) completou o pódio.
Foi a segunda vez que Enzo Elias venceu uma prova na Stock Car. O primeiro triunfo foi conquistado na segunda prova da Corrida de Duplas, disputada em fevereiro de 2022, em Interlagos. Na ocasião, o brasiliense correu como parceiro de Galid Osman e concluiu na frente na disputa exclusiva para os convidados. Inclusive, o numeral #28 usado pelo jovem é o mesmo do feito alcançado no autódromo paulistano. Como titular, é a primeira vitória de Enzo na categoria.
A conquista do piloto de 22 anos reforça a jornada vencedora dos “New Kids on the Track” na Stock Car. Além de Enzo, a nova geração da categoria triunfou com Felipe Baptista, Dudu Barrichello e Gianluca Petecof, enquanto Zezinho Muggiati — atual campeão da divisão de acesso Stock Series — conquistou um pódio, no Velopark.
Outro “New Kid on the Track”, Arthur Leist (Full Time Sports) concluiu grande escalada para terminar em quarto após ter largado em 12º. Rafael Suzuki (TMG Racing) foi o quinto na prova, seguido por Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), Dudu Barrichello (Mobil Ale), Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports) e Ricardo Zonta (RCM Motorsport), fechando o top-10.
Felipe Baptista (Crown Racing) largou em último — cumprindo punição aplicada em Buenos Aires — e conquistou 14 posições para finalizar em 13º. Felipe Massa (TMG Racing) cruzou a linha de chegada em 21º, de modo que os dois estão empatados na liderança do campeonato, com 706 pontos, mas com Baptista à frente pelo primeiro critério de desempate (maior número de vitórias).
Como foi a corrida — Diferente do cenário nublado de quinta e sexta-feira, El Pinar amanheceu neste sábado com céu azul e sem previsão de chuva, porém com muito vento e temperatura ambiente em 14ºC. A primeira prova da Stock Car em solo uruguaio teve Lucas Foresti largando na frente no grid da corrida sprint, tendo Enzo Elias ao seu lado na primeira fila, seguidos pelos campeões Rubens Barrichello e Daniel Serra, enquanto Ricardo Zonta partiu do quinto lugar.
A primeira volta foi quase toda limpa, com exceção de um incidente ocorrido na última curva do traçado e que envolveu Felipe Massa e Thiago Camilo. Prejuízo maior para o líder do campeonato, que caiu para a última posição. Lá na frente, os brasilienses Foresti e Enzo Elias lutavam diretamente pelo primeiro lugar, trazendo a reboque Barrichello, Serra e Zonta.
Enzo Elias fez a ultrapassagem na raça na abertura da quarta volta para assumir a dianteira da prova. O jovem da Crown Racing passou e abriu vantagem para a sequência do pelotão. Os demais pilotos buscaram disputar posições, porém com cautela para preservar os carros visando a corrida principal, à tarde.
Com ritmo muito forte, Elias abriu uma boa margem na liderança já durante a janela de pit-stop obrigatório. Antes da parada, Serra superou Rubens Barrichello e passou a ter pista livre quando Foresti e Enzo foram aos boxes. O tricampeão adotou estratégia diferente dos seus oponentes para tentar subir para o primeiro lugar.
Mas Elias retomou a liderança após o fechamento da janela de pit-stop. Serra confirmou a segunda colocação e Foresti vinha em terceiro. Com grande escalada, Arthur Leist subiu para quarto, seguido por Rafael Suzuki, que passou Rubens Barrichello. Gabriel Casagrande passou Gaetano Di Mauro nos minutos finais para subir à sétima posição, enquanto Dudu Barrichello e Ricardo Zonta fechavam o top-10.
Soberano, Enzo Elias confirmou uma jornada quase perfeita nesta manhã para se tornar o primeiro piloto a vencer uma corrida de Stock Car em solo uruguaio. “Estou muito feliz. O carro está incrível. Obrigado para toda a equipe. Tem um gostinho especial ser o primeiro vencedor da Stock Car aqui no Uruguai. Gostei demais da pista e espero voltar mais vezes. O Uruguai ficará marcado no meu coração para sempre”, destacou o vencedor.
Corrida principal logo mais — Às 11h30, será realizada a visitação aos boxes, um dos momentos mais aguardados do fim de semana, quando os fãs têm a oportunidade direta de interagir com grandes nomes do automobilismo sul-americano e mundial. A rodada do Uruguai será completada às 13h40 com a corrida principal, que terá 50 minutos.
A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV e BandSports (canais por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 170 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.
Stock Car Pro Series, temporada 2024
Etapa 10, El Pinar, Uruguai
Corrida sprint, resultado final*
1º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), 24 voltas em 32min17s014
2º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 4s422
3º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 6s322
4º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 10s024
5º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 12s810
6º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 14s979
7º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 16s700
8º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 17s534
9º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 18s728
10º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 19s212
11º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 20s237
12º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 21s537
13º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 22s461
14º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 25s082
15º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 26s183
16º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 28s814
17º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 30s322
18º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 33s387
19º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 34s775
20º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 35s600
21º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 36s138
22º - Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 40s544
23º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 43s406
24º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 44s895
25º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 47s578
26º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 50s588
27º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 1min02s364
*resultado extraoficial
Corrida principal, grid de largada
1º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min22s188
2º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min22s490
3º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min22s536
4º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min22s964
5º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min23s058
6º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), 1min23s652
7º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), 1min24s634
8º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min24s805
9º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min25s833
10º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), 1min25s841
11º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla) 1min25s853
12º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), 1min25s865
13º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min25s901
14º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min25s959
15º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min26s056
16º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min26s096
17º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min26s120
18º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min26s120
19º - Cacá Bueno (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min26s289
20º - Marcos Gomes (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min26s406
21º -Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min28s547
22º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min28s961
23º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min29s380
24º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min29s636
25º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min29s641
26º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), 1min30s005
27º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), sem tempo
Classificação do campeonato (top-10)*
1º - Felipe Baptista, 706 pontos
2º - Felipe Massa, 706
3º - Gabriel Casagrande, 690
4º - Ricardo Zonta, 681
5º - Bruno Baptista, 577
6º - Julio Campos, 663
7º - Dudu Barrichello, 653
8º - Daniel Serra, 610
9º - Enzo Elias, 594
10º - Rafael Suzuki, 581
*pontuação extraoficial
Programação em El Pinar
Sábado, 26 de outubro
11h30 - Visitação aos boxes
13h40 - Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
Calendário Stock Car Pro Series, temporada 2024 (atualizado):
25 e 26/10 – 10ª etapa, El Pinar, Uruguai
23 e 24/11 – 11ª etapa, Goiânia (GO)
14 e 15/12 – 12ª etapa, Super Final BRB, Interlagos (SP)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Segunda prova da categoria no Uruguai decretou igualdade absoluta entre as marcas: em 20 largadas neste ano, cada montadora faturou dez vitórias
Penúltima etapa do ano apontará os finalistas que lutarão pelo Troféu dos Campeões. vários pilotos seguem com chances, mas disputa vai afunilar após corridas no Planalto Central
Com o aplicativo Paddock Fan, público dará potência extra a seis pilotos durante a prova, interagirá com competidores, acompanhará as corridas de um ponto de vista imersivo, terá descontos e acessos especiais, ouvirá o rádio das equipes em tempo real, entre muitas outras funcionalidades
Integrado a um sofisticado complexo empresarial, time surge com a proposta de transformar o automobilismo em uma experiência completa, que vá além das corridas