A temporada 2024 da E-Stock completou a etapa de Lédenon, válida pela segunda fase da competição, com as jornadas nas categorias PRO e AM. A pista francesa de 3,1 km de extensão, com características mais travadas e cheias de subidas e descidas, além de curvas cegas, proporcionou mais um desafio para os pilotos e rendeu boas corridas. Realizada no último domingo (15), com transmissão ao vivo entre as corridas 5 e 6 da Turismo Nacional no Velopark, a PRO teve vitória de Pedro Picanço pela segunda vez seguida. O piloto liderou a dobradinha da equipe AC7 E-Racing Team, em pódio que também foi uma repetição da etapa de Navarra, com Emanuel Santos em segundo e Ralph Benitez (Delinte Esports by TK) em terceiro.
O triunfo na categoria AM ficou com Paulo Nunes, que subiu ao topo do pódio virtual da E-Stock pela primeira vez. A conquista veio na noite da última quinta-feira (12), após o piloto superar Carlos Erwig (MW GP) e também na esteira de um infortúnio técnico com João Pessato (Union Esports), vencedor em Navarra e dono da pole position em Lédenon.
Em uma jornada que contou com a participação de quase 70 pilotos, a E-Stock se encaminha para a metade da segunda fase, com quatro corridas ainda pela frente para cada uma das categorias em jogo. Disputado na plataforia iRacing, o campeonato virtual oficial da Stock Car é organizado pela IRB Esports em conjunto com a Vicar e vai reunir na grande final dez pilotos da PRO e dez da AM, que vão disputar o troféu de campeão ‘in loco’ no Autódromo de Interlagos em 14 de dezembro. O dono do título da PRO vai ter a chance de testar o carro da Turismo Nacional no ‘templo do automobilismo brasileiro’.
A E-Stock 2024 tem o patrocínio de Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Extreme SimRacing, Hankook Tire e Razer.
Picanço de ponta a ponta — Vencedor da etapa de Navarra, Pedro Picanço marcou sua primeira pole nesta segunda fase da E-Stock 2024 ao virar 1min24s488. O piloto da AC7 E-Racing Team foi 0s137 mais rápido que Ralph Benitez (Delinte Esports by TK), pole no traçado espanhol. Emanuel Santos (AC7) obteve o terceiro lugar no grid e largou lado a lado com Slan Santos (W2 EProGP), enquanto Leandro Werle, da Vogel Motorsports, partiu em quinto, enquanto Raphael Silva completou a terceira fila da prova.
34 carros alinharam para a prova, que teve uma primeira volta bastante agitada no pelotão intermediário e de manutenção das primeiras posições. Picanço aproveitou o melhor ritmo desde o início, marcou a volta mais rápida e abriu relevante vantagem na frente.
Dono de desempenho impressionante, Pedro Picanço fez corrida muito segura e jamais teve sua vitória em risco, com vantagem em torno de 5s para o segundo pelotão. Foi aí que a prova teve sua melhor briga, que envolveu Ralph Benitez, Emanuel Santos, Slan Santos e Leandro Werle. Com menos de dez minutos para a bandeirada, todos os cinco primeiros colocados fizeram suas respectivas paradas obrigatórias.
Emanuel Santos passou Benitez nos boxes e assumiu a segunda posição. O topo do pódio ficou com Picanço, que coroou uma jornada irretocável com vitória de ponta a ponta em Lédenon. Slan Santos foi o quarto colocado após suportar pressão de Leandro Werle até o fim. Daniel Mageste terminou em sexto, seguido por André Nassutti e Raphael Silva. Gabriel Vernieri foi o nono e Gabriel Corrêa, o décimo.
Líder da segunda fase, Picanço festejou mais um triunfo no campeonato, em nova dobradinha da AC7. “Fiquei muito feliz com meu ritmo e consegui entender bem a pista. Consegui garantir a pole, depois economizei pushes, andei bem até o fim da corrida. Feliz também pelo Emanuel, que está andando cada vez melhor e terminou em segundo de novo. Estamos nos esforçando para nos garantir para a final em Interlagos”, destacou.
AM reserva surpresas — A segunda etapa para a categoria AM nesta segunda fase foi apertada antes mesmo da corrida. A classificação teve como protagonista João Pessato, que marcou 1min26s667. O tempo do piloto do Chevrolet Cruze #9 foi somente 0s019 mais rápido que Augusto Gribel, segundo colocado na sessão. Carlos Erwig largou em terceiro, seguido por Paulo Nunes, Felipe Pagni e Fernando Takahashi. Jonathan Mendes, Leo Monfort, Rodrigo Pedroso e Bernardo Schramm completaram a relação dos dez primeiros de um grid de largada formado por 35 pilotos.
A prova teve um início em que os competidores adotaram a cautela, com poucos incidentes nas primeiras voltas. Pessato manteve a liderança e tratou de aproveitar a pista livre à frente para tentar abrir vantagem perante seus adversários mais próximos. Erwig assumiu o segundo lugar depois de deixar Gribel para trás, enquanto Paulo Nunes era o quarto e Felipe Pagni vinha em quinto.
Carlos Erwig chegou a assumir a ponta no início da prova, mas Pessato retomou a dianteira e permaneceu na liderança no primeiro terço da corrida. O piloto da Union Esports só não contava com um problema técnico, escapou na curva, bateu e teve de abandonar a corrida. Desta forma, o caminho ficou livre para Erwig, mas Paulo Nunes vinha em seu encalço na segunda posição. Os dois foram juntos fazer o pit-stop obrigatório, adotando assim estratégias idênticas.
Em seguida, Nunes acionou o push-to-pass, superou Erwig e assumiu a liderança quando faltavam sete minutos para a bandeirada. Daí em diante, Paulo construiu vantagem significativa, não foi mais superado e cruzou a linha de chegada na frente para vencer pela primeira vez na E-Stock. Erwig foi o segundo e Felipe Pagni completou o pódio. Augusto Gribel terminou em quarto, seguido por Jonathan Mendes, Rodrigo Pedroso, Caio Menezes, Leo Monfort, Bernardo Schramm e Fernando Takahashi, o décimo colocado.
“A corrida aconteceu em uma pista muito difícil. Acabei cometendo um erro ali na classificação, poderia ter feito um tempo melhor. Larguei em quarto, e essa era a minha meta, como foi o resultado da primeira etapa. Mas vi que tinha um ritmo bom, estava conseguindo disputar, estava confiante. Estava mais tranquilo e consegui acompanhar o Erwig na primeira parte da prova. Poupei pushes para atacar depois do pit-stop. Deu tudo certo e conseguimos sair com a vitória. Sempre uma honra subir em uma categoria tão disputada”, comemorou.
A próxima etapa da E-Stock para a categoria AM será realizada em 3 de outubro no circuito alemão de Oschersleben. Já a PRO acelera para a terceira rodada válida pela segunda fase no domingo, 6 de outubro, em etapa que será transmitida ao vivo na sequência da corrida principal da Stock Car Pro Series em Buenos Aires, na Argentina.
E-Stock, temporada 2024, segunda fase
Etapa 2, Circuito de Lédenon
PRO, resultado final (top-15)
1º - Pedro Picanço (AC7 E-Racing Team/Toyota Corolla), 21 voltas
2º - Emanuel Santos (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 9s023
3º - Ralph Benitez (Delinte Esports by TK/Toyota Corolla), a 9s450
4º - Slan Santos (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 11s560
5º - Leandro Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 12s129
6º - Daniel Mageste (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 17s893
7º - André Nassutti (Braclean E-Sports/Toyota Corolla), a 18s470
8º - Raphael Silva (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 22s066
9º - Gabriel Vernieri (Union Esports/Toyota Corolla), a 31s081
10º - Gabriel Corrêa (CEL Energia/Toyota Corolla), a 33s719
11º - Edgard Mesquita (Team Brasil Racing/Toyota Corolla), a 35s336
12º - Nícolas Amaral (Richard’s Racing/Toyota Corolla), a 37s602
13º - Nicholas da Silva (Hub Racing/Toyota Corolla), a 41s838
14º - Maico Rosa (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 43s308
15º - Gabriel Paiva (piloto independente/Toyota Corolla), a 45s596
AM, resultado final (top-15)
1º - Paulo Nunes (piloto independente/Toyota Corolla), 21 voltas
2º - Carlos Erwig (MW GP/Chevrolet Cruze), a 5s830
3º - Felipe Pagni (Track Friends/Chevrolet Cruze), a 9s381
4º - Augusto Gribel (Titan Racing Team/Toyota Corolla), a 14s617
5º - Jonathan Mendes (AlienLab/Toyota Corolla), a 18s190
6º - Rodrigo Pedroso (Track Friends/Toyota Corolla), a 19s085
7º - Caio Menezes (Rocas Racing Team RRT/Toyota Corolla), a 23s054
8º - Leo Monfort (Savior/Toyota Corolla), a 23s126
9º - Bernardo Schramm (Rockets E-Sports/Chevrolet Cruze), a 23s274
10º - Fernando Takahashi (Rosso Esports/Toyota Corolla), a 25s210
11º - Ulisses Mantovani (Rosso Esports/Chevrolet Cruze), a 26s988
12º - Rodrigo Luiz (piloto independente/Chevrolet Cruze), a 28s371
13º - Junior Rinaldo (piloto independente/Toyota Corolla), a 33s140
14º - Fernando Signoretto (Sub Racing/Toyota Corolla), a 33s234
15º - Everton Novacki (Taiwan Hardline Racing/Toyota Corolla), a 36s265
E-Stock 2024, segunda fase, calendário
Etapa 1: Navarra (05 e 08/09)
Etapa 2: Lédenon (12 e 15/09)
Etapa 3: Oschersleben (03 e 06/10)
Etapa 4: Virginia (24 e 26/10)
Etapa 5: Charlotte (31/10 e 03/11)
Etapa 6: Interlagos (21 e 24/11)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Categoria PRO teve seu primeiro classificado nesta segunda fase confirmado para a Super Final do campeonato, no mês de dezembro, no Autódromo de Interlagos. As duas corridas da rodada reservaram desfechos surpreendentes
Quarta rodada, válida pela segunda fase da temporada 2024, entregou corridas bastante movimentadas e premiou a consistência no traçado norte-americano. Fim de semana também teve finalista Luiz Felipe Tavares como medalha de ouro no FIA Motorsport Games
Com alta intensidade, as provas válidas pelas duas categorias foram de grandes disputas e determinaram os vencedores após os pit-stops obrigatórios
Disputa da PRO foi realizada na sequência da transmissão ao vivo da Stock Car Pro no Velopark. Etapa manteve alto nível de competitividade que vem marcando a terceira edição do campeonato