(Vinícius Branca/Stock Car)
A Stock Series terá um novo formato e muitas novidades na temporada 2023. Reconhecida por ter formado os pilotos que conquistaram 13 dos 19 últimos títulos da Stock Car Pro, a categoria de acesso apresentou novos incentivos para jovens talentos do automobilismo nacional.
Promotora da categoria, a Vicar já havia anunciado na semana passada, em Interlagos, o teto de gastos fixado em R$ 750 mil, em medida inspirada do Mundial de Fórmula 1. Nesta terça-feira (20), em novo informe, a empresa revelou que a Stock Series terá um total de 18 corridas ao longo de 2023, com três provas em cada um dos seis finais de semana do futuro campeonato. Com isso, os competidores passarão a contar com duas corridas a mais em relação a 2022. O calendário da competição prevê início em 23 de abril, em Interlagos, e final de temporada em 17 de dezembro, novamente no icônico circuito paulistano.
O novo formato também contempla um treino livre exclusivo para estreantes, duas sessões destinadas a todos os competidores, tomada de tempos para o grid e as três provas da etapa. As Corridas 1 e 3 terão 25 minutos de duração, com a segunda disputa da rodada realizada em 20 minutos. Além disso, a Stock Series mantém a possibilidade de pilotos competirem em duplas.
Premiação robusta — Ao lado do aumento de duas corridas em relação a 2022, o teto de gastos é uma grande novidade para equipes e pilotos ainda em ascensão. A exemplo do que foi feito pela FIA na Fórmula 1 recentemente, a medida visa promover disputas mais próximas entre todos os participantes, além de impedir uma escalada nos custos.
Também chamou a atenção dos jovens pilotos a premiação de R$ 700 mil para o campeão de 2023 investir na próxima temporada da Stock Car Pro Series, além da isenção no ato da inscrição – outra redução de custo importante, que agora passa a ser bancada pela Vicar. Atualmente, o grid da Stock Car Pro conta com 13 pilotos que passaram pela categoria de acesso. São eles: Cacá Bueno, Daniel Serra, Denis Navarro, Felipe Baptista, Gabriel Casagrande, Gaetano Di Mauro, Galid Osman, Guilherme Salas, Marcos Gomes, Pedro Cardoso, Thiago Camilo, Tuca Antoniazi e, de volta à Stock Car em 2023, Felipe Fraga.
Stock Series, calendário, temporada 2023:
1ª etapa – Interlagos – 23 de abril
2ª etapa – Brasília ou Cascavel – 18 de junho
3ª etapa – Goiânia – 27 de agosto
4ª etapa – Rio Grande do Sul – 17 de setembro
5ª etapa – Velocitta – 29 de outubro
6ª etapa – Interlagos – 17 de dezembro
Formato do fim de semana
Sexta-feira
Shakedown – 10 minutos
1º treino de rookie – 25 minutos
2º treino – 25 minutos
Sábado
3º treino – 25 minutos
Classificação – 10 minutos
Corrida 1 – 25 minutos (grid definido pela 2ª volta mais rápida de cada piloto na classificação)
Domingo
Corrida 2 – 20 minutos (grid definido pela volta mais rápida de cada piloto na classificação)
Corrida 3 – 25 minutos (grid invertido dos oito primeiros da Corrida 2)
Corridas: 18
Status: Campeonato Brasileiro
Motor: V8 de 340cv
Push: 40cv extras
Pneus/ano: 48 unidades
Equipes: dedicada ao piloto
Taxa de inscrição: subsidiada pela organização
Premiação: R$ 700 mil
Teto de gastos: R$ 750 mil
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Dono de uma campanha quase perfeita correndo em casa, gaúcho da Artcon Racing vai para a etapa final da temporada com 352 pontos, 24 de vantagem para Enzo Bedani, que faturou por antecipação o título entre os "rookies"
Porto-alegrense viveu um grande sábado com a conquista da pole position, triunfou na abertura da etapa gaúcha e ainda abriu 18 pontos de vantagem para Enzo Bedani na luta pelo título e pelo superprêmio
Líder do campeonato foi também o autor da volta mais rápida do dia no traçado localizado em Nova Santa Rita. Dia de atividades começou com frio, mas calor se intensificou para a sessão da tarde
No Velopark, três corridas determinarão quem vai lutar pelo título e pela maior bolsa da história do automobilismo brasileiro na etapa final do campeonato