(Rodrigo Guimarães/Ricardo Saibro)
(Rodrigo Guimarães/Ricardo Saibro)
(Rodrigo Guimarães/Ricardo Saibro)
Um dia depois de completar a sétima e penúltima etapa da temporada 2022, a Stock Series voltou à pista na última segunda-feira (24) para testes com pilotos novatos no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Ao todo, 11 competidores, de perfis variados, tiveram a primeira oportunidade de conduzir o carro da categoria de acesso à Stock Car.
As equipes escaladas para os testes foram a carioca W2 Racing/ProGP e a gaúcha Motortech. Experimentaram o chassi Chevrolet Cruze de Stock Series os pilotos Daniel Mageste (E-Stock, automobilismo virtual), Diogo Moscato (GT Sprint Race), Enzo Bedani (Fórmula Delta), Ernani Kuhn (Copa HB20 e Turismo Nacional), Idilson Branco (kart), Lorran Silva Lima (automobilismo virtual), Lucas da Silva Mendes (GT Sprint Race), Rodrigo Lima Coelho (Turismo 1.4), Arthur Gama (GT Sprint Race), Felipinho Tozzo (kart) e Luís Trombini (kart). Pilotos e engenheiros consideraram a sessão bastante produtiva, gerando um primeiro contato de aprendizado para os novatos e de avaliação por parte das equipes.
Ao todo, os competidores completaram aproximadamente 400 voltas, o que totalizou cerca de 1.500 km, equivalente a quase 20 corridas da categoria. Foram usados 100 pneus e 800 litros de combustível.
Chefe da W2 ProGP, Duda Pamplona aprovou os resultados da avaliação, apesar de o final das atividades ter sido antecipado em razão da chuva que voltou a cair forte em Goiânia – do domingo, um temporal causou muitos estragos na cidade. “Foi sucesso total. Todos os pilotos nunca tinham pilotado um Stock Series, então foi bem positivo. Todos ficaram animadíssimos e gostaram muito. É bem bacana apresentar a categoria para pilotos que não conheciam o potencial do carro”, disse o vencedor de corrida na Stock Car.
Engenheiro e chefe de equipe da Motortech, Adilson Morari elogiou os pilotos. “O teste foi bem produtivo. Os meninos andaram muito bem já neste primeiro contato com o carro, que é potente e exige técnica para chegar ao limite. Claro que nosso foco não foi velocidade pura, mas mais uma experiência exploratória que progressivamente ia chegando nos tempos dos pilotos oficiais. Sem dúvida nenhuma, a garotada está de parabéns”.
”É um sonho estar aqui” – “O dia de teste foi muito bom, uma experiência muito importante para a gurizada que está vindo do kart. É uma visão de futuro para quem tem o sonho de estar aqui e depois dar o próximo passo rumo à Stock. Eu corro na GT Sprint Race, mas senti uma diferença para esse carro da Series, que tem mais potência. É um sonho estar aqui guiando esse carro”, disse Arthur Gama, que tem 17 anos e lidera na classe ProAm da GT Sprint Race.
Gama se mostrou impressionado com a chance de estar em um evento Vicar. O piloto acompanhou o fim de semana de muita velocidade com a Stock Car e da Stock Series em Goiânia. “Estar em um evento da Stock Car, da Vicar, é maravilhoso. Ter amizade com o pessoal, conhecer as equipes e poder me habituar ao meio é muito legal, muito divertido, levo como uma grande experiência. É o maior evento do Brasil, e ver caras que desde criança assisto pela TV, e agora poder conversar com eles é algo muito legal, é bom demais o que a Stock Car proporciona”.
Piloto que compete tanto na Copa HB20 como também na Turismo Nacional, Ernani Kuhn, de 26 anos, aprovou a experiência na Stock Series. “Andar em um carro de Stock é muito especial e tinha esse sonho desde quando tinha 16 anos. Já andei aqui antes (em outra categoria) e gostei muito, então consegui obter um ritmo bom. O carro é sensacional, a equipe é muito legal, muito receptiva. É uma grande oportunidade e também é uma estratégia legal da Vicar para trazer mais gente para a categoria. Gostei muito mesmo”.
Já disputando as principais categorias de kart, Felipinho Tozzo comemorou a oportunidade de estar em um carro da Series. Filho do piloto da Copa Truck Felipe Tozzo, o jovem de 15 anos pilotou um carro de corridas pela primeira vez. “Foi um dia muito legal, que vai ficar marcado para mim. Nunca tinha andado em nada no automobilismo além do kart, então foi um momento muito bom. Consegui me adaptar bem ao Stock Series, a cada volta melhorando mais. Só tenho de agradecer à Motortech e parabenizar a Vicar pela chance dada aos pilotos”.
Do virtual para o real — Quem também pilotou um carro da Stock Series pela primeira vez foi Daniel Mageste. O competidor oriundo de Volta Redonda (RJ) já tem muita quilometragem com a Stock Car, mas no automobilismo virtual. Piloto oficial da W2 ProGP na E-Stock, classe Virtual Pro, Daniel vibrou com a oportunidade.
“Esse foi um momento de muita felicidade. Mas também de responsabilidade, de cuidar bem do carro da equipe. É a primeira vez que tenho uma experiência em um carro de motor tão forte. E, claro, foi também uma responsabilidade por representar milhares de pilotos do automobilismo virtual, que têm esse mesmo sonho. Não fui o primeiro a fazer essa ponte do virtual para o real em carros importantes, mas na Stock Series, sim. Então, fica a gratidão e o reconhecimento muito grande para a W2 por esse momento na minha carreira”, disse.
A Stock Series planeja realizar mais uma sessão de testes em dezembro, em Interlagos, logo depois de definir o campeão da temporada 2022 entre os dias 10 e 11, na Super Final BRB.
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Dono de uma campanha quase perfeita correndo em casa, gaúcho da Artcon Racing vai para a etapa final da temporada com 352 pontos, 24 de vantagem para Enzo Bedani, que faturou por antecipação o título entre os "rookies"
Porto-alegrense viveu um grande sábado com a conquista da pole position, triunfou na abertura da etapa gaúcha e ainda abriu 18 pontos de vantagem para Enzo Bedani na luta pelo título e pelo superprêmio
Líder do campeonato foi também o autor da volta mais rápida do dia no traçado localizado em Nova Santa Rita. Dia de atividades começou com frio, mas calor se intensificou para a sessão da tarde
No Velopark, três corridas determinarão quem vai lutar pelo título e pela maior bolsa da história do automobilismo brasileiro na etapa final do campeonato