(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
(Marcelo Machado de Melo/Stock Car)
A Stock Series entregou um marco histórico ao automobilismo brasileiro na tarde deste sábado (9). A categoria de acesso à Stock Car realizou a primeira prova disputada em um aeroporto no país. E Arthur Leist, piloto gaúcho de 20 anos, venceu a Corrida 1 da etapa do Galeão depois de travar batalha feroz com Zezinho Muggiati e Vitor Baptista, segundo e terceiro, respectivamente, no Circuito Cacá Bueno, montado no Aeroporto Internacional RIOgaleão Tom Jobim. Foi a segunda vitória de Leist, da Motortech, em três corridas disputadas na temporada 2022 e a terceira na Series.
Com a pole position obtida horas antes, Muggiati, da W2, manteve a dianteira durante boa parte da corrida, mas Baptista e Leist sempre andaram muito próximos. Vitor, por exemplo, chegou a assumir a liderança em determinados momentos, com Arthur pronto para dar o bote.
E este bote veio justamente última volta, depois de uma disputa a três e imprevisível, em que qualquer um dos competidores poderia sair com a vitória. Com manobra surpreendente ao contornar a curva Petrópolis com um traçado diferente, Leist assumiu a liderança e partiu para a vitória no Rio de Janeiro.
A Corrida 2 da Stock Series tem largada prevista para 9h50 deste domingo e terá transmissão ao vivo nas mídias sociais da Stock Car (YouTube, Facebook e TikTok), Twitch da Tribo do Gaules e YouTube do canal High Speed Channel. A BandSports exibe a prova às 13h e a RedeTV! faz sua transmissão às 16h.
Vitória e liderança do campeonato — Arthur explicou como concretizou a ultrapassagem que definiu o vencedor da Corrida 1 da Series no RIOgaleão. “Sabia que a corrida seria definida nas últimas curvas da última volta e que todo mundo ia tentar usar o push para tentar alguma coisa, porque realmente nós estávamos muito perto. Quando vi que os dois começaram a disputar por dentro da curva, então fiz a tangência por fora para sair mais forte. Foi o que aconteceu, e felizmente consegui essa vitória, que é super importante para o campeonato e muito especial por ser a primeira corrida em um aeroporto no Brasil”.
O piloto destacou a chance de correr em um circuito completamente novo, montado em um aeroporto, e desafiador para todos os competidores. “A Stock Car e a Series precisavam muito correr em pistas novas. É uma iniciativa muito bacana da Vicar, e espero que tenhamos muitas outras corridas aqui no Galeão.”
Com os resultados deste sábado, Leist assumiu a liderança do campeonato e soma agora 76 pontos, contra 74 de Zezinho Muggiati e 70 de Vitor Baptista. Raphael Reis, quarto colocado na prova, tem 53 pontos e é o quarto, seguido por Lucas Kohl, quinto na Corrida 1 e na temporada, com 52. Guilherme Backes, melhor estreante entre os pilotos na disputa do dia, tem 46 e é o sexto.
Confira resultado da Corrida 1 da Stock Series no Galeão (cinco primeiros)
1º - Arthur Leist (Motortech/Chevrolet Cruze) – 27 voltas
2º - Zezinho Muggiati (W2/Chevrolet Cruze) a 0s770
3º - Vitor Baptista (W2 ProGP/Chevrolet Cruze) a 0s967
4º - Raphael Reis (W2/Chevrolet Cruze) a 11s064
5º - Lucas Kohl (Motortech/Chevrolet Cruze) a 11s300
Classificação do campeonato (cinco primeiros):
1º - Arthur Leist, 76 pontos
2º - Zezinho Muggiati, 74
3º - Vitor Baptista, 70
4º - Raphael Reis, 53
5º- Lucas Kohl, 52
Programação do GP Galeão
Domingo, 10 de abril
9h50 – Stock Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h20 – Stock Car – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h57 – Stock Car – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Dono de uma campanha quase perfeita correndo em casa, gaúcho da Artcon Racing vai para a etapa final da temporada com 352 pontos, 24 de vantagem para Enzo Bedani, que faturou por antecipação o título entre os "rookies"
Porto-alegrense viveu um grande sábado com a conquista da pole position, triunfou na abertura da etapa gaúcha e ainda abriu 18 pontos de vantagem para Enzo Bedani na luta pelo título e pelo superprêmio
Líder do campeonato foi também o autor da volta mais rápida do dia no traçado localizado em Nova Santa Rita. Dia de atividades começou com frio, mas calor se intensificou para a sessão da tarde
No Velopark, três corridas determinarão quem vai lutar pelo título e pela maior bolsa da história do automobilismo brasileiro na etapa final do campeonato