A Stock Series concluiu sua primeira etapa na temporada 2022 com vitória de Arthur Leist neste domingo (20) no anel externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Foi a segunda vitória do piloto de 20 anos, nascido em Novo Hamburgo. Leist, da Motortech, triunfou pela segunda vez na categoria de acesso à Stock Car e a segunda em Goiânia, repetindo a conquista de novembro de 2020. Vitor Baptista, que completa 24 anos neste domingo, foi o segundo colocado, enquanto Lucas Kohl foi o terceiro.
Durante boa parte dos pouco mais de 30 minutos, a corrida foi muito movimentada por disputas de alto nível envolvendo os cinco primeiros colocados. A luta pela vitória ficou totalmente aberta e imprevisível praticamente desde o começo com os carros andando muito próximos. Mesmo com o forte calor — 30ºC de temperatura ambiente e mais de 50ºC na pista, a prova foi de grande intensidade, repetindo a corrida de sábado.
Houve também grande alternância de pilotos na primeira posição: Guilherme Backes, Raphael Reis, Zezinho Muggiati, Vitor Baptista e Arthur Leist chegaram a andar, em determinado momento da corrida, na liderança.
O cenário mudou depois do acidente na volta 24, envolvendo os companheiros de equipe Reis e Muggiati. O campeão de 2018 levou a pior e bateu no guard-rail e abandonou, enquanto Zezinho perdeu a porta do lado direito. A direção de prova acionou o safety-car.
Já com bandeira verde nas voltas finais, Leist assumiu a liderança, mas foi pressionado por Baptista até o fim. O gaúcho de Novo Hamburgo conseguiu se manter na frente e garantiu sua segunda vitória na Stock Series. A Motortech garantiu também o primeiro lugar entre os rookies com Guilherme Backes.
De volta ao topo — Leist ficou muito perto de vencer na temporada passada e marcou sete pódios. Mas a chance de triunfar novamente se concretizou neste fim de semana em Goiânia.
“É muito importante para o começo do campeonato, precisava dessa vitória. Essa conquista veio para coroar o trabalho de toda a equipe. Agradeço demais aos patrocinadores e também a Motortech, que trabalhou demais. Agora, vamos buscar o título”.
Presente de aniversário — Vitor Baptista bem que tentou a vitória no aniversário, mas o piloto da W2 ProGP sai de Goiânia com pontos preciosos na bagagem. Graças aos dois segundos lugares no fim de semana, o irmão do atual campeão, Felipe Baptista, é o líder do campeonato e soma 48 pontos, contra 46 de Arthur Leist, empatado com Zezinho Muggiati.
Vitor se mostrou aliviado por ter alcançado um resultado importante em termos de luta pelo título. “A torcida era para uma vitória, mas os dois segundos lugares foram o suficiente para sair daqui com a liderança do campeonato. As disputas foram ainda mais agressivas, mas consegui terminar no pódio mais uma vez. Vamos para a próxima”.
A próxima etapa da Stock Series será no Rio de Janeiro, em prova inédita a ser realizada no Aeroporto RioGaleão, no Circuito Cacá Bueno, nos dias 9 e 10 de abril.
Confira classificação da corrida 2 da Stock Series em Goiânia (5 primeiros):
1º - Arthur Leist (Motortech/Chevrolet Cruze) – 30 voltas
2º - Vitor Baptista (W2 ProGP/Chevrolet Cruze) – a 0s759
3º - Lucas Kohl (Motortech/Chevrolet Cruze) – a 3s337
4º - Guilherme Backes (Motortech/Chevrolet Cruze) – a 12s025
5º - Zezinho Mugiatti (W2/Chevrolet Cruze) – a 1 volta
Classificação do campeonato após etapa de Goiânia (5 primeiros):
1º - Vitor Baptista, 48 pontos
2º - Arthur Leist, 46
3º - Zezinho Muggiati, 46
4º - Lucas Kohl, 35
5º - Guilherme Backes, 31
(*pontuação extraoficial)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Dono de uma campanha quase perfeita correndo em casa, gaúcho da Artcon Racing vai para a etapa final da temporada com 352 pontos, 24 de vantagem para Enzo Bedani, que faturou por antecipação o título entre os "rookies"
Porto-alegrense viveu um grande sábado com a conquista da pole position, triunfou na abertura da etapa gaúcha e ainda abriu 18 pontos de vantagem para Enzo Bedani na luta pelo título e pelo superprêmio
Líder do campeonato foi também o autor da volta mais rápida do dia no traçado localizado em Nova Santa Rita. Dia de atividades começou com frio, mas calor se intensificou para a sessão da tarde
No Velopark, três corridas determinarão quem vai lutar pelo título e pela maior bolsa da história do automobilismo brasileiro na etapa final do campeonato