Ainda aos 16 anos e depois de um detalhado processo seletivo, o kartista curitibano Zezinho Muggiati foi o vencedor da primeira edição da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil. A iniciativa apontou o mais completo entre os seis talentos do kartismo nacional pré-selecionados, cuja destacada carreira e participação no cenário esportivo do país os qualificam entre os mais promissores jovens aspirantes a piloto profissional de alto rendimento.
Atual campeão brasileiro de kart na categoria Graduados, que reúne os principais pilotos do país, Muggiati conseguiu se sobressair no grupo formado por jovens entre 15 e 17 anos de idade justamente na fase final e mais importante do pleito: a avaliação da habilidade ao volante em três modalidades e utilizando dois carros diferentes – o Toyota Yaris e também o Stock Light oficial da tradicional equipe Carlos Alves Competições. A vitória garantiu ao kartista Muggiati uma bolsa que financiará sua participação na temporada 2020 da Stock Light, abrindo assim novas perspectivas de continuidade para sua carreira.
A seletiva contou com três fases, realizadas nos autódromos do Velo Città, Goiânia e Interlagos, durante as últimas três etapas do Campeonato Brasileiro de Stock Car – objetivo final de carreira dos aspirantes. Em um leque variado de experiências e desafios, os kartistas foram submetidos a testes físicos específicos, noções sobre utilização de pneus de competição, aulas sobre princípios de engenharia de competição e aspectos técnicos dos carros de Stock Light, media training e, claro, três sessões de pilotagem para avaliação técnica ao volante. Os jovens aspirantes também participaram de palestras motivacionais e de orientação técnica com pilotos renomados, casos do ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Zonta, o ex-Fórmula Indy Felipe Giaffone e o experiente Paulo Carcasci, dono de uma rica e variada carreira internacional dentro do esporte.
“O objetivo da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil é identificar talentos com grande potencial e que possam se desenvolver dentro do ambiente da Stock Car”, diz Binho Carcasci, diretor do projeto. “Esta primeira edição cumpriu perfeitamente essa meta. Todos os kartistas tiveram acesso a informações que serão fundamentais no decorrer de suas vidas profissionais, e também tiveram igualdade de condições para mostrar seu potencial em atividades específicas da rotina de pilotos dos principais campeonatos do esporte a motor mundial. Foi também notável o esforço e dedicação dos garotos no processo iniciado no Velo Città. Todos estão de parabéns e felizmente conseguimos tirar deles sua melhor performance em cada estágio de avaliação”, concluiu.
Dentro do programa, os participantes da Academia de Jovens Pilotos poderiam atingir no máximo 34 pontos, sendo que 16 correspondiam aos testes de slalon em velocidade e slalon com retomada de velocidade realizados com o Toyota Yaris. Outros 12 pontos foram obtidos na avaliação de pista com os carros da equipe Carlos Alves de Stock Light. “Ou seja, cerca de 80% da pontuação foi direcionada ao aspecto principal, que é a habilidade ao volante. Mas essa análise não levou em conta apenas a velocidade. Contaram pontos decisivos quesitos como consistência, técnica e a interação com a equipe de corridas que os atendeu na pista – aspectos que irão ser fundamentais em suas vidas profissionais”, comentou Carcasci.
No pacote de avaliação, os kartistas foram instruídos e analisados por profissionais de ponta do esporte. Além de Zonta, Giaffone, Carcasci e do chefe de equipe Carlos Alves, também participaram o ex-engenheiro de Fórmula 1 e atual consultor técnico da Stock Car, José Avallone Neto, o diretor de provas da Confederação Brasileira de Automobilismo Ernesto ???????? e o preparador físico Vanderlei Pereira – responsável por orientar craques como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Lucas Di Grassi, Cacá Bueno e muitos outros.
“Meu sonho é competir em uma categoria de alto nível. E quando soube que havia sido selecionado para participar da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil, fique bastante entusiasmado. Eu percebi que tinha ali uma grande chance de valorizar e impulsionar minha carreira. Felizmente deu tudo certo”, diz Zezinho Muggiati. “Foram dias bastante proveitosos para mim em termos de aprendizado. E devo também dizer que meus concorrentes são kartistas que me impressionaram pelo nível e foco no trabalho. Todos estão de parabéns pelo que fizeram aqui. E gostaria de agradecer à Toyota e à Stock Car pela oportunidade e pela iniciativa. O kartismo do Brasil é de alto nível mas projetos como esse da Academia são fundamentais. Sensacional ser o primeiro vencedor. Não preciso dizer que estou muito feliz. Acho que aos poucos vou descobrir o que conquistei aqui. Só sei que este é um momento muito especial na minha carreira”, completa o vencedor da seletiva.
Este é o resultado da primeira edição da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil:
(Piloto, idade, local de nascimento, títulos principais, nota final)
Pedro Souza, 15 anos, Belo Horizonte (MG), Vice-Campeão Brasileiro 2018
João Matos, 16 anos, Belo Horizonte (MG), Campeão da Copa Brasil 2018
João Bertoluzzi, 16 anos, Chapecó (SC), Campeão Gaúcho (2017) e Catarinense (2018)
Richard Annunziata, 17 anos, Jundiaí (SP), Campeão da Copa Brasil 2018
Stefano Marins, 17 anos, Caçador (SC), Campeão da Top Kart Brasil 2015
Zezinho Muggiati, 16 anos, Curitiba (PR), Campeão Brasileiro 2019
Assessoria de Imprensa
Rodolpho Siqueira/Bruno Vicaria/Leonardo Marson
(11) 9 5472 0163
Dono de uma campanha quase perfeita correndo em casa, gaúcho da Artcon Racing vai para a etapa final da temporada com 352 pontos, 24 de vantagem para Enzo Bedani, que faturou por antecipação o título entre os "rookies"
Porto-alegrense viveu um grande sábado com a conquista da pole position, triunfou na abertura da etapa gaúcha e ainda abriu 18 pontos de vantagem para Enzo Bedani na luta pelo título e pelo superprêmio
Líder do campeonato foi também o autor da volta mais rápida do dia no traçado localizado em Nova Santa Rita. Dia de atividades começou com frio, mas calor se intensificou para a sessão da tarde
No Velopark, três corridas determinarão quem vai lutar pelo título e pela maior bolsa da história do automobilismo brasileiro na etapa final do campeonato