Com três vitórias até o momento, Thiago Camilo lidera a temporada 2019 do Campeonato Brasileiro de Stock Car e segue para a quinta etapa – no formato rodada dupla – como um dos mais fortes candidatos ao topo do pódio. Daniel Serra, com uma vitória, e Rubens Barrichello, com duas, são os mais diretos concorrentes do piloto da equipe Ipiranga AMattheis, ocupando respectivamente o segundo e terceiro lugares na classificação.
Mas a vida não tem sido fácil para o líder, seja dentro ou fora da pista. Sua campanha foi marcada por algumas disputas no tapetão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que chegou a retirar sua vitória na Corrida 1 da etapa de Goiânia.
No dia da corrida, por volta das 18h, depois da realização da segunda corrida da etapa, Thiago foi punido por queima de largada na Corrida 1. Mas na semana seguinte o piloto entrou com um pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva e conseguiu reverter a penalidade. A CBA, então, recorreu da decisão e teve sua solicitação acatada pelo STJD, revogando a liminar que havia recuperado a vitória para o piloto.
Em um quarto movimento, foi realizado o julgamento na Comissão Disciplinar da CBA, que é a primeira instância da Justiça Desportiva, no qual Camilo foi absolvido. Desta forma, Thiago chega a Santa Cruz do Sul na liderança do principal campeonato do automobilismo brasileiro. A CBA, no entanto, recorreu para a segunda e última instância, tentando manter a punição. E, dessa forma, um dos mais polêmicos processos do nosso automobilismo ainda pode ter uma quinta reviravolta – deixando os fãs da principal categoria do esporte a motor brasileiro sem saber qual é o verdadeiro status da pontuação do campeonato.
Na pista é o que vale – Mas dentro da pista os processos no tapetão pouco, ou nada, importam. O que vale é quem chega na frente – e o que não faltam são candidatos com competência para cravar o primeiro lugar nas duas provas deste domingo, em Santa Cruz do Sul. Além do trio que ocupa a liderança, vale ficar de olho no desempenho do bicampeão Ricardo Maurício, que venceu a segunda corrida da rodada dupla anterior, realizada em Londrina. A dupla da equipe Prati-Donaduzzi, Valdeno Brito Filho e Julio Campos, conquistou o primeiro pódio, também na etapa paranaense, com o segundo e terceiro lugares na corrida que marcou a mais recente vitória de Thiago Camilo.
Ricardo Zonta, Átila Abreu, Max Wilson, Gabriel Casagrande, Cacá Bueno e Felipe Fraga são outros que integram a lista de craques que não apenas têm potencial, mas que quase certamente vão cravar pelo menos uma vitória nesta temporada, nas 14 corridas ainda a serem disputadas pela Stock Car. Com ou recursos e liminares, uma coisa é certa: este é um plantel de fazer inveja a qualquer categoria do mundo.
Vencedores em 2019:
1ª etapa – Velopark (RS) – Corrida Única – Daniel Serra
2ª etapa – Velo Cttà (SP) – Corrida 1 – Thiago Camilo
2ª etapa – Velo Cttà (SP) – Corrida 2 – Rubens Barrichello
3ª etapa – Goiânia (GO) – Corrida 1 – Thiago Camilo
3ª etapa – Goiânia (GO) – Corrida 2 – Rubens Barrichello
4ª etapa – Londrina (PR) – Corrida 1 – Thiago Camilo
4ª etapa – Londrina (PR) – Corrida 2 – Ricardo Maurício
Confira a pontuação do Campeonato Brasileiro de Stock Car:
Assessoria de Imprensa
Rodolpho Siqueira e Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Conquista coroou fim de semana notável para a nova equipe Scuderia Bandeiras, que também triunfou no sábado, com Enzo Elias. Gaetano Di Mauro terminou em segundo neste domingo e assumiu a liderança do campeonato
Time chefiado por Christian Fittipaldi subiu ao topo em uma tarde quente de sábado. A prova também teve grande escalada de Felipe Baptista, de 11º para segundo lugar, e Cesar Ramos fechando o top-3 de três marcas distintas no pódio
Com forte performance em semana de muito trabalho no interior paulista, o piloto da CAR Racing faturou a posição de honra do grid pela terceira vez na categoria. Enzo Elias vai abrir a fila na corrida Sprint deste sábado
Abertura oficial válida pela quarta etapa da temporada teve o registro da volta mais rápida de um carro da categoria no Velocitta pelas mãos de Felipe Baptista