(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
A Stock Light completou neste domingo (7), de Dia da Independência do Brasil, a quarta etapa de uma temporada 2025 que se mostra das mais interessantes depois do desfecho da jornada ao longo do fim de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Felipe Barrichello Bartz, da SG28 Racing, viveu dias impecáveis na pista mais rápida do calendário e, depois de um sábado perfeito com pole position e vitória, triunfou novamente na Corrida 2 e terminou em segundo na última prova do dia, marcando 80 dos 84 pontos possíveis. O sobrinho de Rubens Barrichello só não marcou 100% dos tentos porque Mathias de Valle, da ArtCon Racing, reencontrou o caminho da vitória e subiu ao topo do pódio no fechamento da etapa.
Foi um domingo bastante favorável também a Ernani Kuhn. O mato-grossense da MTK Racing Team conquistou seu melhor resultado na Stock Light e terminou a Corrida 2 da etapa na segunda colocação, seguido pelo gaúcho Guto Rotta (Garra Racing Team). Mathias de Valle foi o quarto e Léo Reis, o quinto. No complemento da rodada cascavelense, Mathias encabeçou o pódio, tendo ao seu lado Barrichello Bartz e Enzo Bedani (W2 Racing ProGP). Ernani foi o quarto colocado e Erick Schotten (W2 Racing ProGP) fechou o top-5.
O sentimento do protagonista da etapa foi de felicidade pelo que conquistou ao lado da equipe, a SG28 Racing, coirmã da ArtCon Racing, ambas sediadas no Paraná. “Um fim de semana extremamente bom, então saio daqui muito feliz. Sabia que tinha performance e velocidade para fazer isso a temporada inteira, então estou muito feliz por conseguir realizar esse sonho de estar nos três pódios, com quase 100% de aproveitamento”, disse “Pipe”, de 20 anos.
“Então só tenho de agradecer a todos: meu mecânico, Gabriel, o Carlos SG, todo mundo que vem me apoiando. Estou muito feliz. Toda a equipe me apoiou muito, e só tenho de seguir fazendo esse trabalho para recompensar o empenho de todos. Muito feliz e muito satisfeito com o que conquistamos neste fim de semana”, completou o piloto do carro #24.
Tal qual Barrichello Bartz, Mathias de Valle mudou de equipe nesta temporada e passou a defender a ArtCon Racing. Feliz por voltar ao topo do pódio após dois anos, o paulista radicado em Goiânia se mostrou aliviado pela conquista.
“Uma vitória que estava bem engasgada. Ano passado foi difícil, não conseguia disputar. Mas nessa temporada sempre tive um carro competitivo. Mesmo assim, tivemos etapas complicadas. Minha melhor performance havia sido no Velopark, onde fui o maior pontuador. Sabíamos do nosso potencial, então só faltava contar um pouco com a sorte. Mas ela veio e, embora o carro não fosse o mais rápido, deu tudo certo. Conseguimos brigar por essa vitória e contamos com a sorte. Fim de semana perfeito para nossa equipe, vencendo as três provas. O trabalho que vem sendo feito é excelente. Agora vamos nos concentrar porque logo temos outra etapa, e vamos buscar mais vitórias”, destacou Mathias, de 23 anos.
Jornada impecável — Dono da pole position em Cascavel, Felipe Barrichello Bartz fez jus à colocação na largada e puxou a fila, mas teve de se defender da forte pressão de Ernani Kuhn, que chegou a fazer a ultrapassagem com o acionamento do push. Contudo, “Pipe” retomou a ponta. A prova também teve uma batalha intensa também pelo terceiro lugar, envolvendo Mathias de Valle, Léo Reis e Guto Rotta. Enzo Bedani vinha logo atrás, em sexto.
A sequência da corrida mostrou Barrichello Bartz com forte ritmo de corrida para abrir vantagem segura perante o restante do pelotão. Do segundo lugar para trás, a prova teve um grande pelotão formado por cinco carros: Kuhn, Guto Rotta, Léo Reis e Enzo Bedani, em batalha imprevisível pelo pódio. Em sétimo, Juninho Berlanda acompanhava tudo muito de perto, tal qual Pedro Garcia, oitavo.
Muito pegada do início ao fim, a corrida terminou com vitória de “Pipe” Bartz, dando sequência a uma jornada perfeita até então em Cascavel. Ernani Kuhn resistiu à pressão imposta por Guto Rotta nas voltas finais para terminar em segundo lugar, seu melhor resultado na Stock Light. O gaúcho da Garra Racing Team terminou em terceiro, seguido por Mathias de Valle, Léo Reis e Enzo Bedani, sexto. Berlanda foi o sétimo e Pedro Garcia, o oitavo, garantindo assim o topo do grid na Corrida 3 com a inversão dos oito primeiros colocados.
De Valle volta ao topo — A última prova da etapa começou quente, com dois incidentes: um, com Juninho Berlanda, e outro envolvendo Pedro Garcia e Guto Rotta, que lutavam pelo primeiro lugar na primeira volta. A ocorrência provocou a intervenção do safety-car, e a ordem da prova tinha Léo Reis em primeiro, seguido por Mathias de Valle, Ernani Kuhn, Guto Rotta e Felipe Barrichello Bartz, fechando o top-5.
Rotta escapou para a grama depois da disputa com Mathias de Valle antes de ser excluído por conta do incidente com Pedro Garcia. Barrichello Bartz, então, avançou uma posição e colou na disputa pelo segundo lugar com Ernani e Mathias. Na frente, Léo Reis tinha a posição de líder sob controle.
O desenrolar da corrida viu Léo Reis cruzar a linha de chegada na frente, mas o paulistano foi punido em 20s por uso irregular do push-to-pass. Dessa forma, a vitória ficou com Mathias de Valle, que reencontrou o topo do pódio na Stock Light após quase dois anos. Barrichello Bartz finalizou em segundo e Enzo Bedani marcou pontos muito importantes para o campeonato, em terceiro. Ernani, o melhor “rookie” da prova, foi o quarto no geral e Erick Schotten terminou em quinto.
Campeonato pega fogo — Os resultados desta quarta etapa do campeonato mantiveram Enzo Bedani na liderança da temporada. Sempre somando pontos importantes, o paulista de 17 anos soma agora 247 tentos após 12 corridas — tendo finalizado em sexto e terceiro nas provas deste domingo —, mas neste fim de semana viu o crescimento impressionante de Felipe Barrichello Bartz, que é o vice-líder e está a apenas sete pontos da ponta. Léo Reis perdeu um pouco de contato com os ponteiros, mas é o terceiro, com 212.
Alfredinho Ibiapina assumiu de vez a quarta posição do campeonato, com 174 pontos, e Guto Rotta é o quinto, com 156. Mathias de Valle encostou no top-5 com o triunfo na Corrida 3 e agora está a quatro tentos do gaúcho, somando 152, na sexta posição. Bruna Tomaselli está em sétimo lugar, com 142, três a mais que Ernani Kuhn. Juninho Berlanda é o nono, com 131, empatado com Enzo Gianfratti, que fecha a relação dos dez primeiros.
Depois da rodada deste fim de semana no Oeste do Paraná, a Stock Light se encaminha para a reta final da temporada e parte para definir os finalistas do campeonato entre 27 e 28 de setembro no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.
Stock Light, temporada 2025
Etapa 4, Cascavel (PR)
Corrida 2, resultado final
1º - Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing), 18 voltas em 21min46s163
2º - Ernani Kuhn (MTK Racing Team), a 0s828
3º - Guto Rotta (Garra Racing Team), a 1s730
4º - Mathias de Valle (ArtCon Racing), a 2s977
5º - Léo Reis (W2 Racing ProGP), a 3s580
6º - Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), a 3s932
7º - Juninho Berlanda (SG28 Racing), a 4s869
8º - Pedro Garcia (RTR Sport Team), a 5s353
9º - Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), a 6s215
10º - Bruna Tomaselli (SG28 Racing), a 6s567
11º - Luis Trombini (Garra Racing Team), a 6s805
12º - Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP), a 7s813
13º - Erick Schotten (W2 Racing ProGP), a 7s875
14º - Gabriel Koenigkan (W2 Racing ProGP), a 8s304
15º - Will Cesar (MForce), a 10s240
16º - Kaká Magno (Infinity Competições), a 26s054
17º - Witold Ramasauskas (RTR Sport Team), a 2 voltas
18º - João Bortoluzzi (MForce), a 4 voltas
19º - Lucca Zucchini ArtCon Racing), a 5 voltas
Não completaram
Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 8 voltas
Vinícius Papareli (RTR Sport Team), a 8 voltas
Corrida 3, resultado final
1º - Mathias de Valle (ArtCon Racing), 20 voltas em 27min05s129
2º - Felipe Barrichello Bartz (SG28 Racing), a 0s533
3º - Enzo Bedani (W2 Racing ProGP), a 1s083
4º - Ernani Kuhn (MTK Racing Team), a 1s729
5º - Erick Schotten (W2 Racing ProGP), a 2s282
6º - Alfredinho Ibiapina (W2 Racing ProGP), a 2s670
7º - Bruna Tomaselli (SG28 Racing), a 3s101
8º - Juninho Berlanda (SG28 Racing), a 4s354
9º - Will Cesar (MForce), a 5s333
10º - Lucca Zucchini (ArtCon Racing), a 6s393
11º - Akyu Myasava (Garra Racing Team), a 9s108
12º - Kaká Magno (Infinity Competições), a 11s220
13º - Léo Reis (W2 Racing ProGP), a 18s400
Não completaram
Enzo Gianfratti (W2 Racing ProGP), a 7 voltas
Gabriel Koenigkan (W2 Racing ProGP), a 9 voltas
João Bortoluzzi (MForce), a 14 voltas
Pedro Garcia (RTR Sport Team), a 19 voltas
Witold Ramasauskas (RTR Sport Team), não largou
Vinícius Papareli (RTR Sport Team), não largou
Guto Rotta (Garra Racing Team), excluído
Luis Trombini (Garra Racing Team), excluído
Classificação do campeonato após quatro etapas*
1º Enzo Bedani, 247 pontos
2º Felipe Barrichello Bartz, 240
3º Leo Reis, 212
4º Alfredinho Ibiapina, 174
5º Guto Rotta, 156
6º Mathias de Valle, 152
7º Bruna Tomaselli, 142
8º Ernani Kuhn, 139
9º Juninho Berlanda, 131
10º Enzo Gianfratti, 131
11º Erik Schotten, 104
12º Pedro Garcia, 101
13º Rafael Martins, 97
14º Luis Trombini, 86
15º João Bortoluzzi, 73
16º Lucca Zucchini, 72
17º Akyu Myasava, 65
18º Kaká Magno, 65
19º Gabriel Koenigkan, 63
20º Will Cesar, 62
21º Witold Ramasauskas, 43
22º Vinícius Papareli, 29
23º Enzo Falquete, 9
*pontuação extraoficial
Stock Light, calendário da temporada 2025
1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)
2ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)
3ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)
4ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR)
5ª etapa: 28 de setembro, Velocitta (SP)
6ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF)
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163
O sobrinho de Rubens Barrichello foi o grande nome da classificação e da primeira prova válida pela quarta etapa do campeonato. Léo Reis e Ernani Kuhn completaram o pódio nesta manhã
Abertura da programação da quarta etapa da temporada foi pautada pelas condições climáticas. No único treino com a presença de todos os pilotos, o mais rápido foi Léo Reis, vice-líder do campeonato
Assim como é habitual na principal categoria do automobilismo brasileiro, pontuar bem e com frequência é mais importante do que as vitórias para quem almeja o título na divisão de acesso
Serão três etapas e um total de nove corridas entre setembro e novembro para definir o mais novo campeão e futuro integrante do grid mais cobiçado do automobilismo brasileiro