(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
(Marcelo Machado de Melo/Vicar)
O fim de semana que representou a abertura da terceira temporada da história do TCR Brasil Banco BRB foi de glória para os pilotos argentinos no Circuito dos Cristais, em Curvelo, região central de Minas Gerais. Em etapa que também contou com o TCR South America Banco BRB, a BRB Stock Car Pro Series e casa cheia, com arquibancadas e camarotes lotados, o torneio nacional do conceito TCR abriu o campeonato com duas corridas em um domingo (17) muito quente. Tiago Pernía (Honda YPF Racing) venceu a primeira prova e fechou o top-5 da disputa complementar, enquanto Juan Ángel Rosso (Paladini Racing), quarto colocado na Corrida 1, concluiu a rodada mineira no topo do pódio.
A corrida disputada pela manhã no Circuito dos Cristais teve o filho de Leonel e sobrinho de Mariano Pernía como grande protagonista. Tiago largou da pole position e desde então teve de lidar com forte pressão exercida pelos adversários brasileiros. Na primeira parte, Raphael Reis andou sempre muito perto do argentino nascido em Dallas (EUA) e chegou a emparelhar com o Honda Civic Type R FL5 #85 de Tiago na curva 1, quando os dois chegaram a passar pela terra.
Nelson Piquet Jr. tentou dar o bote e quase fez uma dupla ultrapassagem, mas Pernía conseguiu manter a liderança, controlou a vantagem diante do versátil companheiro de equipe e confirmou sua primeira vitória no TCR Brasil e também no TCR South America. O pódio foi completado por Piquet Jr. e Raphael Reis. Juan Ángel Rosso foi o quarto no campeonato brasileiro, seguido por Léo Reis (W2 ProGP), que fez sua estreia no conceito TCR. O vencedor na Copa Trophy foi o paulista Enzo Gianfratti, em sua primeira etapa correndo com o Cupra León Competición preparado pela equipe G Racing Motorsport.
Duelo Argentina x Brasil — A segunda prova teve o grid determinado pela inversão dos dez primeiros da sessão classificatória do TCR South America em Curvelo. Desta forma, Léo Reis largou na frente logo na sua segunda corrida na categoria, tendo ao seu lado o experiente Juan Ángel Rosso, vice-campeão em 2024 no certame nacional.
‘Colo’ Rosso passou o paulistano de 21 anos na largada e desde então segurou uma breve vantagem em um circuito exigente e de difícil ultrapassagem. Léo Reis tentou, andou sempre perto a bordo do Cupra León VZ da equipe carioca W2 ProGP, mas Juan Ángel faturou seu segundo triunfo no TCR Brasil Banco BRB, o primeiro na temporada 2025, cruzando a linha de chegada na frente com o Lynk & Co. 03 da Paladini Racing. Companheiro de equipe de ‘Colo’ Rosso, o argentino Fabián Yannantuoni completou o pódio. Raphael Reis computou pontos importantes para o campeonato e finalizou em quarto, enquanto o atual campeão do TCR South America e do TCR Brasil, Pedro Cardoso, fez uma grande corrida de recuperação depois de sair do fim do grid após troca de motor, conquistou sete posições somente na primeira volta e terminou em quinto com o Peugeot 308 GTI TCR da PMO Racing, logo à frente de Tiago Pernía, o maior pontuador da etapa de Curvelo e, consequentemente, líder do campeonato.
A Copa Trophy teve Adrián Chiriano como vencedor no certame nacional do TCR. O piloto da Honda YPF Racing teve ao seu lado no pódio Maria Nienkötter, única mulher no grid da categoria, em segundo, enquanto outro brasileiro, Fernando Croce, repetiu o terceiro lugar na prova anterior para assegurar mais dois troféus, válidos pelo TCR South America e TCR Brasil na Copa Trophy. Enzo Gianfratti enfrentou problemas, mas conseguiu somar pontos com o quarto lugar no certame.
Tiago na frente — Na esteira de um fim de semana especial, com sua primeira vitória no conceito TCR, e logo no Brasil, o jovem Tiago Pernía assumiu a liderança do campeonato nacional e soma 68 pontos, quatro a mais em relação a Juan Ángel Rosso. Raphael Reis é o brasileiro melhor colocado, com 59, dois a mais que Nelson Piquet Jr., enquanto Léo Reis comprovou sua estreia positiva com a quinta colocação no TCR Brasil, com 55 tentos.
O mais jovem dos Pernía na pista em Curvelo festejou uma jornada de sucesso correndo pela primeira vez no Brasil. “É incrível! Consegui minha primeira vitória no TCR e meu primeiro Driver of the Weekend by Ademicon em um fim de semana em que estivemos muito fortes nos dois campeonatos. Agora vamos nos preparar para o que resta da temporada empolgado com o que está por vir”.
‘Colo’ Rosso enfatizou a resiliência como chave para dar a volta por cima em um fim de semana que parecia ser dos mais difíceis. “Não fizemos o shakedown, tivemos um problema no primeiro treino, então tivemos somente uma sessão para aprender a pista, além da classificação. Tivemos um bom ritmo na primeira corrida, porém sabia que é uma pista difícil para ultrapassar. Tive a felicidade de fazer uma boa largada, passei o Léo Reis e depois foi sobre não cometer erros para vencer”, comentou.
Estreante do fim de semana, Léo Reis se mostrou bastante feliz com o que conquistou e como se adaptou ao carro e à categoria em tão pouco tempo. “Foi um bom fim de semana. Não conhecia o carro e nem a pista, então posso te dizer que nossa equipe fez um trabalho excelente, e isso me ajudou muito a cortar esse tempo de adaptação. Conseguimos terminar em segundo na Corrida 2, bem perto do vencedor, e muito mais adaptado ao carro. Isso será crucial para as próximas etapas”, disse o paulistano, que também disputa a Stock Light, tal qual Enzo Gianfratti.
Batalha acirrada na Trophy — Adrián Chiriano manteve a ponta no campeonato sul-americano e abriu a temporada 2025 do TCR Brasil na liderança da tabela. O argentino tem 23 pontos, contra 21 de Enzo Gianfratti, o que sugere uma batalha acirrada que será definida somente na bandeirada final, em Interlagos, no fim de semana de 14 de dezembro. Fernando Croce soma 14 tentos e é o terceiro, e Maria Nienkötter é a quarta, com nove.
“Foi um fim de semana que se desenhava difícil”, disse Adrián Chiriano. “Gianfratti estava bem forte, tanto que ele venceu a Corrida 1 e tinha tudo para levar também a segunda quando teve problemas. Estávamos ali bem perto, esperando nossa oportunidade. Sabemos que temos de seguir pontuando, falta muito ainda, mas vemos fazendo um grande trabalho em equipe”, declarou.
Gianfratti enalteceu o fim de semana positivo de estreia com a G Racing Motorsport em Curvelo.
“Estreamos com nossa nova equipe com pole na Copa Trophy e também com uma vitória. Feliz com o que conseguimos e também com a determinação de todo o time, que vem trabalhando muito para me colocar na frente. Me adaptei muito bem ao Cupra, que é um pouco mais traseiro, melhor ao meu estilo de guiar em relação ao Civic”, contou Enzo.
TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025
Etapa 1, Circuito dos Cristais, Curvelo (MG)
Corrida 1, resultado final
1º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 19 voltas em 27min14s656
2º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 0s310
3º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 1s957
4º - Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 7s465
5º - Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 7s843
6º - Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competición) - T, a 18s260
7º - Celso Neto (BRA/Paladini Racing/Audi RS3 LMS), a 25s810
8º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 51s903
9º - Fernando Croce (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – T, a 1min16a970
Não completaram
Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 16 voltas
Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), não largou
Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), não largou
Corrida 2, resultado final
1º - Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), 22 voltas em 31min44s787
2º - Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 0s534
3º - Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 3s792
4º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 9s948
5º - Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 10s408
6º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 17s912
7º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 19s076
8º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 59s841
9º - Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 1min19s690
10º - Fernando Croce (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – T, a 1 volta
11º - Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competición) – T, a 4 voltas
Não completaram
Celso Neto (BRA/Paladini Racing/Audi RS3 LMS), a 7 voltas
Classificação do campeonato
Pilotos
1º Tiago Pernía, 68 pontos
2º Juan Ángel Rosso, 64
3º Raphael Reis, 59
4º Nelson Piquet Jr., 57
5º Léo Reis, 55
6º Fabián Yannantuoni, 31
7º Enzo Gianfratti, 28
8º Adrián Chiriano, 28
9º Pedro Cardoso, 24
10º Fernando Croce, 22
11º Celso Neto, 18
12º Maria Nienkötter, 11
Copa Trophy
1º Adrián Chiriano, 23 pontos
2º Enzo Gianfratti, 21
3º Fernando Croce, 14
4º Maria Nienkötter, 9
Equipes
1º Honda YPF Racing, 125 pontos
2º W2 ProGP, 113
3º Paladini Racing, 92
4º PMO Racing, 43
5º Cobra Racing Team, 11
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163
Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com
Campeonato nacional da franquia abre terceira temporada da sua história neste fim de semana, em Curvelo
Campeonato brasileiro de conceito bem-sucedido de carros de turismo ao redor do mundo está prestes a abrir terceira temporada de uma trajetória ainda curta, mas relevante
Fim de semana que abre a terceira temporada do campeonato brasileiro da franquia global traz revelação que já defende consagrada equipe carioca na Stock Light