(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
O TCR South America Banco BRB permanece em solo argentino para a disputa da terceira etapa da temporada 2025. O palco da vez será o belo e singular Circuito San Juan Villicum, localizado na província de San Juan, distante 1.150 km da capital Buenos Aires. O fim de semana (10 e 11 de maio) permitirá aos cinco pilotos brasileiros do grid mais uma oportunidade para conquistar grandes resultados. Pedro Cardoso, Nelson Piquet Jr., Raphael Reis, Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter vão correr no circuito de 4.266 metros com objetivos distintos e em comum.
Atual campeão do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB, Pedro Cardoso vem sendo um dos grandes nomes da temporada, dando sequência ao seu êxito no conceito TCR. A bordo do Peugeot 308 GTI TCR #1 preparado pela equipe argentina PMO Racing, o brasiliense faz um campeonato bastante consistente com quatro pódios em quatro corridas. Em Oberá, na etapa disputada em abril, Cardoso conquistou dois segundos lugares.
Pedro ocupa a vice-liderança do campeonato e soma 134 pontos, 14 a menos que o argentino Leonel Pernía (Honda YPF Racing), vencedor das corridas 1 nas etapas de Rosário e Oberá. Cardoso aposta na consistência para seguir somando pontos importantes e continuar próximo à ponta da tabela visando a sequência do calendário, sobretudo quando terá a seu favor o ‘fator casa’ com as quatro etapas que serão disputadas no Brasil, a partir de agosto, em Belo Horizonte, no entorno do Mineirão.
“O balanço até agora é muito positivo, com quatro pódios em quatro corridas. Não poderia ser melhor. Prefiro isso do que ter uma vitória e um décimo lugar numa etapa. Agradeço muito à PMO Racing, que está me dando um carro sensacional, e ao Banco BRB, meu patrocinador. Sem eles, nada disso seria possível. Temos muitas corridas ainda pela frente, 16, então temos de seguir somando pontos e estar sempre entre os primeiros”, disse o atual campeão no desfecho da etapa de Oberá.
Enquanto Pedro Cardoso vai pavimentando caminho seguro para lutar pelo bicampeonato, Nelson Piquet Jr. terá pela frente mais um fim de semana de adaptação ao conceito TCR, em sua terceira etapa como piloto titular no campeonato continental.
Com o Honda Civic Type R FL5 #1 da Squadra Martino, o primeiro campeão mundial da Fórmula E conquistou um lugar na primeira fila e marcou pódios tanto em Rosário como em Oberá. Entretanto, o abandono logo no início da segunda prova na etapa disputada em Misiones, no mês passado, contribuiu para Piquet sair do top-3 do campeonato, ficando com 92 pontos, a um de Juan Ángel Rosso, da Paladini Racing. Em San Juan, Nelsinho corre para retomar um lugar entre os três primeiros da temporada e encostar nos líderes Leonel Pernía e Pedro Cardoso.
Marca histórica — A primeira das duas corridas marcadas para o próximo domingo no Circuito San Juan Villicum será também a 70ª na história do TCR South America Banco BRB. Único piloto a ter disputado todas as provas do campeonato continental promovido pela Vicar, Raphael Reis será, por consequência, o primeiro competidor a alcançar 70 largadas no certame.
Totalmente identificado com o conceito TCR, o brasiliense de 32 anos completados em abril reúne conquistas relevantes em sua carreira: sete vitórias, seis poles, 20 pódios e 10 voltas mais rápidas em 69 corridas disputadas até agora, com outro feito que reforça sua competitividade: Reis terminou entre os três primeiros em todas as quatro temporadas na história do TCR South America Banco BRB, além de ter sido medalhista de prata no FIA Motorsport Games, na categoria TCR, no ano passado em Valência, na Espanha.
Em busca da sua primeira vitória na temporada 2025 para encostar nos líderes do campeonato, Raphinha Reis tem outro aspecto bastante interessante na sua trajetória. Todas as corridas feitas pelo brasiliense no certame continental foram representando a W2 ProGP, equipe carioca com a qual foi campeão da Stock Light, categoria de acesso à BRB Stock Car Pro Series, em 2018.
“Posso dizer que a W2 não é somente uma equipe, mas sim uma família, e aqui sempre nos sentimos muito unidos e próximos uns dos outros”, declarou o piloto, chefiado por Duda Pamplona e Serafin Jr.
Copa Trophy — A temporada 2025 da “Libertadores do Automobilismo” marca as estreias de Enzo Gianfratti e Maria Nienkötter no conceito TCR. A catarinense de 18 anos conquistou a vaga na categoria sul-americana depois de passar por um processo seletivo promovido pelo TCR South America Banco BRB em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Cobra Racing, time brasileiro comandado por Nonô Figueiredo.
Vencedora da seleção, Maria Nienkötter fez sua estreia correndo em um carro de turismo em Rosário e deu sequência ao seu aprendizado em Oberá, onde marcou dois pódios na Copa Trophy. Em San Juan, a jovem vai escalar mais um degrau no seu processo de evolução na categoria a bordo do Toyota Corolla TCR #23, com a chance de entender cada vez mais sobre a dinâmica das corridas e construir cada vez mais confiança e performance.
“Nosso objetivo é que ela aprenda o mais rápido possível para que, em algumas corridas, ela tenha confiança suficiente para competir com mais performance e um pouco mais de confiança nela mesma”, destacou Nonô Figueiredo.
Enzo Gianfratti se uniu ao esquadrão brasileiro para a temporada em abril, no Autódromo Ciudad de Oberá. A chance de acelerar no TCR South America Banco BRB veio por meio da equipe catarinense Porthack Racing, liderada por Jackson Portela, com muita tradição na Turismo Nacional.
O paulistano de 22 anos venceu na Copa Trophy logo na sua segunda corrida, tendo terminado em sétimo lugar na classificação geral depois de uma chegada incrível, com nada menos que seis carros lado a lado. Vindo de um fim de semana de estreia na Stock Light, onde triunfou entre os rookies na segunda prova da etapa de Interlagos, Gianfratti agora mira seu foco novamente no campeonato continental para seguir seu processo de aprendizado na pilotagem do Honda Civic Type R FK7 em outro circuito que será novidade para uma das revelações do automobilismo brasileiro.
Programação — As atividades de pista em San Juan Villicum começam oficialmente no sábado pela manhã, quando estão previstos uma sessão de shakedown e mais dois treinos, sendo um exclusivo para os pilotos da Copa Trophy. A ‘Libertadores do Automobilismo’ retorna ao traçado no período da tarde com mais um treino e, a partir de 16h05, acontece a sessão classificatória que definirá o grid de largada das duas provas do fim de semana.
A primeira corrida da terceira etapa do campeonato terá início às 9h10 de domingo, com duração de 25 minutos mais uma volta. Já a segunda e derradeira prova da etapa de San Juan Villicum completa a programação às 12h40, com a inversão do grid em relação aos dez primeiros da sessão classificatória. O cronograma será formado ainda pelo Fiat Competizione, tradicional categoria monomarca do automobilismo argentino.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.
Programação em San Juan Villicum
Sábado, 10 de maio
09h00 – Shakedown
09h15 – Treino Livre Copa Trophy
10h00 – Treino Livre 1
13h25 – Treino Livre 2
16h05 – Classificação
Domingo, 11 de maio
09h10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
10h45 – Visitação aos boxes
12h40 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
TCR South America Banco BRB, temporada 2025
Campeonatos
Pilotos (top-10)
1º – Leonel Pernía (ARG), 148 pontos
2º – Pedro Cardoso (BRA), 134
3º – Juan Ángel Rosso (ARG), 93
4º – Nelson Piquet Jr. (BRA), 92
5º – Fabricio Pezzini (ARG), 84
6º – Raphael Reis (BRA), 80
7º – Tiago Pernía (ARG), 78
8º – Luis Ramirez (PAN), 64
9º – Genaro Rasetto (ARG), 46
10º – Santino Balerini (ARG), 45
Equipes
1º - Honda YPF Racing (ARG), 226 pontos
2º - PMO Racing (ARG), 198
3º - W2 ProGP (BRA), 164
4º - Paladini Racing (ARG), 122
5º - Cobra Racing Team (BRA), 28
6º - Porthack Racing (BRA), 18
Copa Trophy
1º – Adrián Chiriano (ARG), 42 pontos
2º – Maria Nienkötter (BRA), 38
3º – Enzo Gianfratti (BRA), 23
TCR South America Banco BRB, calendário de 2025*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025*
1ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
2ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
3ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
4ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163
Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com
Único piloto a ter feito todas as corridas na história da categoria sul-americana, o brasiliense reforça sua identificação com o conceito TCR: "Prazeroso andar em outras pistas e desbravar novas fronteiras. Tudo isso segue sendo um sonho"
Circuito que tem em seu entorno um dos cenários mais impressionantes do automobilismo já recebeu etapas do Mundial de Superbike e sediará pela terceira vez a categoria sul-americana promovida pela Vicar
Terceira etapa do campeonato dá sequência ao "giro argentino" do calendário tendo como pano de fundo uma luta por título que se intensifica a cada rodada, além de outros tantos atrativos
Em fim de semana de grande festa na província de Misiones, campeonato continental realizou segunda etapa com desfecho inacreditável e seis carros lado a lado na linha de chegada. Estreante, Enzo Gianfratti venceu a Corrida 2 na Copa Trophy