(Divulgação/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America Banco BRB)
(Hernán Capa/TCR South America)
(Hernán Capa/TCR South America)
Três semanas depois da abertura da temporada 2025, em Rosário, o TCR South America Banco BRB dá sequência ao calendário na sua fase argentina e realiza a segunda etapa do campeonato neste próximo fim de semana, entre 19 e 20 de abril. O destino de uma jornada que promete ser imprevisível é o Autódromo Ciudad de Oberá, localizado na província de Misiones, no nordeste do país vizinho. De todas as etapas disputadas em solo argentino neste ano, Oberá será a mais próxima do Brasil, com localização distante somente 40 km da fronteira com o município de Porto Vera Cruz, no Rio Grande do Sul.
Com sua economia baseada no cultivo e produção de erva mate, uma grande paixão argentina, Oberá — fundada em 9 de julho de 1928 — tem aproximadamente 80 mil habitantes, segundo o último censo, realizado em 2022. O município é conhecido pelas suas reservas naturais, pelo parque Termas de la Selva e também chamado de Cidade das Igrejas (Ciudad de las Iglesias) em razão dos seus mais de 30 templos.
Palco tradicional do automobilismo argentino, o Autódromo Ciudad de Oberá recebe habitualmente etapas do TC2000 e Top Race. O complexo já recebeu diversas categorias internacionais, como a antiga Fórmula 3 Sul-Americana, com vitórias de Nelson Piquet Jr. em 2002.
Pela primeira vez como cenário do TCR South America Banco BRB, Oberá vai sediar a etapa da categoria continental no seu traçado de 2.726 metros, que reúne um mix de curvas bastante técnicas, de média e baixa velocidades, além da reta principal, onde estão localizados os boxes.
Argentina x Brasil — Piloto da Honda YPF Racing, o argentino Leonel Pernía defende a liderança do campeonato depois de campanha bastante positiva na etapa de Rosário, onde conquistou uma vitória e terminou a Corrida 2 em terceiro lugar.
O experiente piloto soma 71 pontos, seis a mais em relação ao atual campeão, o brasileiro Pedro Cardoso. Com o Peugeot 308 GTI TCR da equipe argentina PMO Racing, o piloto de 26 anos nascido em Brasília marcou dois pódios (um segundo e um terceiro lugares) no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio.
A terceira colocação na tabela de pontos é de outro brasileiro. Em início da sua jornada no conceito TCR, Nelson Piquet Jr. terminou a primeira prova da rodada rosarina em segundo lugar com o Honda Civic Type R FL5 da Squadra Martino e acumula 55 pontos no total, seguido pelos argentinos Juan Ángel ‘Colo’ Rosso (com Lynk & Co. da Paladini Racing) e do campeão de 2022, Fabricio Pezzini (Cupra Leon VZ da W2 ProGP), com 46 e 42 tentos, respectivamente.
A Honda YPF lidera o campeonato por equipes, que começou emocionante, com diferença de somente um ponto para a PMO Racing, atual campeã. E a catarinense Maria Nienkötter, estreante e única mulher do grid do TCR South America Banco BRB em 2025, comanda a tabela da Copa Trophy e soma 23 tentos somados com o Toyota Corolla TCR da equipe brasileira Cobra Racing Team, contra 17 do argentino Adrián Chiriano, piloto da Honda YPF Racing.
Caras novas no grid — O fim de semana em Oberá vai marcar a estreia de Enzo Gianfratti no TCR South America Banco BRB. O paulistano de 22 anos, que em 2024 conquistou o título da AMG Cup na classe GT4 e também disputou etapas da Turismo Nacional, já foi confirmado na Stock Light para a temporada 2025 como piloto da W2 Racing ProGP e agora parte para o seu primeiro desafio internacional.
Gianfratti vai correr pela também estreante Porthack Racing no campeonato sul-americano. Com tradição de vitórias no automobilismo brasileiro e destaque na Turismo Nacional, a equipe é baseada em São Bento do Sul (SC) e tem o comando do preparador Jackson Portela.
Com apoio da Squadra Martino, a Porthack Racing vai acelerar com Gianfratti a bordo do Honda Civic Type R FK7 #19 em Oberá neste fim de semana.
Programação — As atividades em Oberá começam neste sábado, um dia que promete ser bastante movimentado com shakedown, uma sessão exclusiva para os pilotos da Copa Trophy e mais dois treinos livres.
E a partir das 16h05 (horário de Brasília) acontece a definição do grid de largada, com divisão em dois segmentos: Q1, com todos na pista, e o Q2, com os dez primeiros colocados. A ordem estabelecida na sessão classificatória definirá o alinhamento inicial da Corrida 1 e também da segunda prova da rodada, nesta com a inversão dos dez primeiros colocados na tomada de tempo.
A primeira prova do TCR South America Banco BRB em Oberá está marcada para 9h10 de domingo, com 25 minutos mais uma volta. Com 30 minutos, a Corrida 2 acontece às 12h10 e fecha a programação da segunda etapa da temporada 2025.
De acordo com o site especializado ‘Weather Channel’, a previsão meteorológica para o fim de semana é de temperatura variando entre 15ºC e 24ºC no sábado, que tende a ser de céu nublado. Para domingo, dia das duas provas da etapa, a expectativa é de pancadas de chuva para Oberá, com máxima de 22ºC.
O TCR South America Banco BRB tem transmissão ao vivo para o Brasil por meio do canal BandSports, em TV por assinatura; e no streaming pelo canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube.
Programação em Oberá
Sábado, 19 de abril
09h00 – Shakedown (10 minutos)
09h20 – Treino Livre Copa Trophy (20 minutos)
10h55 – Treino Livre 1 (30 minutos)
13h30 – Treino Livre 2 (40 minutos)
16h05 – Classificação (Q1)
16h35 – Classificação (Q2 – top-12)
Domingo, 20 de abril
09h10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h10 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
Classificação do campeonato
Pilotos (top-10)
1º - Leonel Pernía (ARG), 71 pontos
2º - Pedro Cardoso (BRA), 65
3º - Nelson Piquet Jr. (BRA), 55
4º - Juan Ángel Rosso (ARG), 46
5º - Fabricio Pezzini (ARG), 42
6º - Luis Ramírez (PAN), 42
7º - Tiago Pernía (ARG), 37
8º - Raphael Reis (BRA), 33
9º - Santino Balerini (ARG), 27
10º - Maria Nienkötter (BRA), 22
Equipes
1º - Honda YPF Racing (ARG), 108 pontos
2º - PMO Racing (ARG), 107
3º - W2 ProGP (BRA), 75
4º - Paladini Racing (ARG), 48
5º - Cobra Racing Team (BRA), 22
Copa Trophy
1º - Maria Nienkötter (BRA), 23 pontos
2º - Adrián Chiriano (ARG), 17
Calendário da temporada 2025*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Oberá (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, San Juan Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163
Imprensa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com
A quinta temporada da categoria continental começou entregando grandes embates, liderança de Leonel Pernía, mas com os brasileiros Pedro Cardoso e Nelson Piquet Jr. bem próximos
Atual detentor das taças de campeão nos naipes sul-americano e brasileiro da franquia ressalta importância de pontuar bem em todas as etapas para revalidar conquistas neste ano
Autódromo argentino localizado a 90 km de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, será o palco da rodada outrora prevista para Posadas, também na província de Misiones, no noroeste do país vizinho
Brasileiros também começaram bem a temporada do TCR South America Banco BRB: Piquet foi segundo na Corrida 1 e Cardoso, atual campeão, conquistou dois pódios