A E-Stock completou uma quinta e emocionante etapa na segunda fase da temporada 2024. A rodada foi disputada no chamado Roval (pista que reúne um mix de oval e circuito misto) de Charlotte, impondo um grande desafio aos pilotos do campeonato virtual. As corridas, tanto na categoria PRO como na AM, foram definidas praticamente na linha de chegada. De forma surpreendente, os companheiros de equipe AC7 E-Racing Team, Emanuel Santos e Pedro Picanço, se envolveram em um incidente e se tocaram. Picanço viu a bandeira quadriculada em marcha ré e mesmo assim saiu com a vitória no último domingo (3), além de ter garantido a classificação para a Super Final por antecipação. Na AM, em corrida disputada na noite de 31 de outubro, Carlos Erwig (MW GP) usou o push-to-pass derradeiro para passar Leonardo Imolesi (Vogel Motorsports) e garantir a vitória no traçado norte-americano.
O campeonato virtual oficial da Stock Car traz uma premiação especial nesta temporada 2024. O futuro campeão na categoria PRO terá a oportunidade de testar um carro da Turismo Nacional em Interlagos, fazendo com que o piloto tenha a oportunidade de experimentar todas as emoções e fazer a imersão para o automobilismo real no “templo do automobilismo brasileiro”.
Promovida pela Vicar e organizada pelo IRB Esports, a temporada 2024 da E-Stock é disputada sob a plataforma do iRacing e tem o patrocínio de Vivo Fibra Gamer, Banco BRB, Hankook Tire, Extreme SimRacing e Razer.
A sexta e última etapa desta segunda fase do campeonato será disputada na pista virtual de Interlagos: na noite de 21 de novembro (quinta-feira), estarão em ação os pilotos da classe AM, enquanto a PRO correrá na tarde de domingo, 24, logo depois do desfecho da etapa da Stock Car em Goiânia. E tal qual a categoria real, o campeonato virtual também definirá nesta jornada os candidatos ao título que vão acelerar na Super Final, marcada para o Autódromo de Interlagos (SP), no fim de semana de 13 a 15 de dezembro.
Picanço garante vaga — Pela primeira vez nesta segunda fase, Emanuel Santos marcou a pole pósiton em uma etapa. No Roval, o piloto da AC7 E-Racing Team venceu uma apertada batalha pela posição de honra com melhor volta em 1min20s793, apenas 0s103 mais rápido que Leandro Werle (Vogel Motorsports), enquanto Pedro Picanço obteve o terceiro lugar no grid, a 0s157 do tempo registrado pelo companheiro de equipe.
Os três primeiros do alinhamento inicial mantiveram as respectivas posições na fase inicial da corrida: Emanuel Santos abriu pequena diferença para Werle e Picanço, que duelavam pelo segundo lugar, seguidos por Slan Santos, Raphael Silva e Daniel Mageste. Até que a ordem do top-3 mudou quando, em típica ultrapassagem em circuito oval, Picanço emparelhou com Werle e subiu para segundo, trazendo também Slan Santos, que também superou o carro da Vogel e avançou para terceiro.
Daí em diante, Emanuel e Picanço travaram disputa direta e caseira pela vitória, o que se intensificou depois dos pit-stops obrigatórios. Santos reafirmou a liderança após as paradas, com seu companheiro de equipe muito próximo. Pouco mais atrás, Raphael Silva vinha em terceiro, com Slan Santos em quarto e Leandro Werle em quinto.
O fim da corrida foi de muita emoção. Picanço passou Emanuel Santos e tomou o primeiro lugar, mas o colega de time não desistiu da vitória e lutou até o fim. Os dois andaram lado a lado até os metros finais, quando houve o toque, que causou a rodada de ambos. Picanço levou a melhor em meio ao incidente e cruzou a linha de chegada em ré para vencer mais uma na segunda fase. Por outro lado, Emanuel perdeu posições e foi o quinto colocado. Raphael Silva confirmou o segundo lugar, seguido por Slan Santos e Leandro Werle.
Ao término da prova, Picanço lamentou pelo seu companheiro de equipe neste desfecho de corrida. “Não era para ter sido assim. Foi estranho. Ainda não sei o que aconteceu nesta última volta. Fiz uma classificação ruim, não esperava ter largado em terceiro. E sabia que a corrida seria difícil, em uma pista complicada para ultrapassar. Tinha em mente usar o push final no último trecho de reta, foi a minha chance. Não quis atacar o Emanuel durante a corrida para que a gente não perdesse tempo. No fim das contas, ele não conseguiu tirar o pé, e a colisão foi inevitável. Foi uma loucura ter completado a corrida de ré. Uma pena por ele, que perdeu pontos preciosos. Mas quero agradecê-lo, porque sempre treinamos juntos, e ele tem sido muito importante nesta campanha, um acaba motivando o outro”, disse o vencedor. Com 204 pontos somados, Pedro garantiu matematicamente sua passagem para a Super Final presencial da E-Stock.
Erwig leva a melhor — O princípio da etapa de Charlotte trouxe uma reedição do duelo que vem marcando a segunda fase do campeonato na AM. João Pessatto e Carlos Erwig disputaram o protagonismo na quinta rodada, com brilho inicial para o piloto da Union Esports, que marcou a pole position e superou seu principal adversário em 0s216.
Pessatto sustentou a liderança nas primeiras voltas, mas foi superado por Erwig ainda no terço inicial da disputa. Pouco mais atrás, Felipe Pagni vinha em bom ritmo e ocupava a terceira posição, à frente de Augusto Gribel e Leonardo Imolesi fechando o top-5. A prova foi muito sobre a adaptação dos pilotos às condições peculiares do Roval, com muros bastante próximos e vários trechos do circuito oval de Charlotte.
A prova reservou problemas para Pessatto, que teve de fazer um pit-stop não programado e perdeu qualquer chance de vencer. Outro que perdeu terreno foi Augusto Gribel, em cenário que permitiu o crescimento de Leonardo Imolesi, terceiro colocado, atrás somente de Felipe Pagni e do líder, Carlos Erwig.
A sequência da corrida mostrou um quadro consolidado, mas as voltas finais foram de tirar o fôlego. Imolesi deixou Pagni para trás, acelerou tudo para impor forte pressão sobre Erwig e usou o botão de ultrapassagem no último giro para fazer virar líder. Mas Carlos tinha a cartada final, acionou o push-to-pass, retomou a dianteira e garantiu a vitória com apenas 0s162 de vantagem. Imolesi finalizou em segundo e Felipe Pagni completou o top-3, enquanto Pessatto viu a bandeira quadriculada em 15º lugar.
“É muito difícil andar em meio a esse grid. Minha equipe me avisou no rádio que o Imolesi veio ‘voando’. Quando ele acionou o push, me preparei para sair lançado na curva, consegui e busquei a vitória. Quero parabeniza-lo, porque ele fez uma grande corrida. Agradeço também a todo o time da MW GP. Essa vitória é deles todos, também”, destacou o vencedor da noite de quinta-feira.
E-Stock, temporada 2024, segunda fase
Etapa 5, Charlotte (Roval)
PRO, resultado final (top-15)*
1º - Pedro Picanço (AC7 E-Racing Team/Toyota Corolla), 22 voltas
2º - Raphael Silva (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 0s248
3º - Slan Santos (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 4s530
4º - Leandro Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 4s873
5º - Emanuel Santos (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 5s958
6º - Daniel Mageste (W2 E-ProGP/Chevrolet Cruze), a 14s656
7º - André Nassutti (Braclean E-Sports/Toyota Corolla), a 25s196
8º - Gabriel Paiva (Team Brasil Racing/Toyota Corolla), a 26s204
9º - Lucas Werle (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 26s924
10º - Vinícius Burin (Bassan Motorsport/Chevrolet Cruze), a 33s565
11º - Maico Rosa (W2 E-ProGP/Toyota Corolla), a 38s817
12º - Henrique Pettinari (AC7 E-Racing Team/Chevrolet Cruze), a 50s911
13º - Gustavo Neves (Black Panthers/Chevrolet Cruze), a 51s635
14º - Helder Fernando Cunha (Visamundo Grip Racing/Toyota Corolla), a 54s233
15º - Iuri Soares (Gridburn Racing Team/Chevrolet Cruze), a 55s606
melhor volta: Leandro Werle, 1min21s482, volta 2
*resultado extraoficial
AM, resultado final (top-15)*
1º - Carlos Erwig (MW GP/Chevrolet Cruze), 22 voltas
2º - Leonardo Imolesi (Vogel Motorsports/Chevrolet Cruze), a 0s162
3º - Felipe Pagni (Track Friends/Chevrolet Cruze), a 0s861
4º - Fernando Signoretto (Sub Racing/Toyota Corolla), a 12s736
5º - Leo Monfort (Savior/Toyota Corolla), a 14s572
6º - Paulo Nunes (piloto independente/Toyota Corolla), a 16s346
7º - Augusto Gribel (Titan Racing Team/Toyota Corolla), a 16s776
8º - Caio Menezes (Rocas Racing Team RRT/Toyota Corolla), a 17s233
9º - Bernardo Schramm (Rockets E-Sports/Chevrolet Cruze), a 28s404
10º - Fernando Takahashi (Rosso Esports/Toyota Corolla), a 33s291
11º - Jarbas Rezende (Team Brasil Racing/Chevrolet Cruze), a 39s408
12º - Rodrigo Pedroso (Track Friends/Toyota Corolla), a 49s816
13º - Daniel Arthuzo (Torresmo Racing/Chevrolet Cruze), a 50s680
14º - Cheilon Camargo (Team Brasil Racing/Toyota Corolla), a 52s955
15º - João Pessatto (Union Esports/Chevrolet Cruze), a 58s317
melhor volta: Leonardo Imolesi, 1min22s436, volta 3
*resultado extraoficial
E-Stock 2024, segunda fase, calendário
Etapa 1: Navarra (05 e 08/09)
Etapa 2: Lédenon (12 e 15/09)
Etapa 3: Oschersleben (03 e 06/10)
Etapa 4: Virginia (24 e 26/10)
Etapa 5: Charlotte (31/10 e 03/11)
Etapa 6: Interlagos (21 e 24/11)
Super Final: entre 14 e 15 de dezembro, em Interlagos, no fim de semana da Super Final BRB da Stock Car Pro Series.
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
Quarta rodada, válida pela segunda fase da temporada 2024, entregou corridas bastante movimentadas e premiou a consistência no traçado norte-americano. Fim de semana também teve finalista Luiz Felipe Tavares como medalha de ouro no FIA Motorsport Games
Com alta intensidade, as provas válidas pelas duas categorias foram de grandes disputas e determinaram os vencedores após os pit-stops obrigatórios
Fim de semana marcou a realização da segunda rodada válida pela fase complementar do campeonato virtual oficial da Stock Car e reuniu quase 70 pilotos
Disputa da PRO foi realizada na sequência da transmissão ao vivo da Stock Car Pro no Velopark. Etapa manteve alto nível de competitividade que vem marcando a terceira edição do campeonato