Capa

STOCK CAR

O fim de uma era: a temporada de adeus do modelo Stock Car JL-G09B

Após quatro campeonatos, carro que deu impulso à categoria disputa seu último ano antes de ser substituído por projeto revolucionário

29.02.2024  |  2.746 visualizações

O ano de 2020 ficará para sempre marcado na história do automobilismo brasileiro como a temporada em que a Stock Car Pro Series apresentou um novo projeto que, nos meses seguintes, radicalizaria a já famosa rivalidade entre as equipes da categoria. O modelo JL-G09B foi gestado em alguns meses em um trabalho em conjunto entre a Vicar, promotora da competição, e os departamentos de engenharia dos times participantes. Durante o processo, o mundo foi fortemente impactado pela epidemia de covid, uma tragédia que teria efeitos fortes também no segmento de esportes e de eventos.
Mesmo assim, a Stock Car seguiu com o objetivo de colocar na pista um novo carro que apresentasse linhas mais próximas em relação aos modelos encontrados nas lojas pelo consumidor, gerando ainda mais identificação entre o fã e os bólidos de competição. O ponto central foi o uso do monobloco do modelo Chevrolet Cruze e do recém-chegado Toyota Corolla, que faria sua estreia na Stock Car justamente naquela temporada.
Usando como base inicial a estrutura de seu antecessor, o novo projeto tinha como principais desafios a equalização entre os modelos Cruze e Corolla. Os pontos cruciais estavam principalmente na equiparação aerodinâmica e na distribuição de peso, além de detalhes adaptativos de componentes específicos. Após testes de equalização mantidos em sigilo em traçados como Velocitta, Tarumã e Cascavel, os novos modelos foram aprovados. Mas faltava o teste definitivo: o confronto em competição, A estreia aconteceu no dia 26 de julho de 2020, na pista de Goiânia, com a histórica vitória do Toyota Corolla pilotado por Ricardo Zonta.
Ao longo das últimas quatro temporadas, a versão B do JL-G09 foi protagonista de feitos históricos para a Stock Car, como a primeira etapa do automobilismo brasileiro disputada em um aeroporto comercial em funcionamento, no Galeão, Rio de Janeiro, em 2022; o retorno da categoria ao exterior para a rodada de Buenos Aires (2023) e também a 150ª corrida da Stock Car Pro Series tendo como palco o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no ano passado.

Indicadores impressionantes – Desde então, o JL-G09B disputou 90 corridas, com um sucesso estrondoso no objetivo de seus projetistas: promover ainda mais equilíbrio na Stock Car. Em 2023, por exemplo, pela primeira vez duas fábricas terminaram o ano rigorosamente empatadas no quesito vitórias. Chevrolet e Toyota conquistaram 12 primeiros lugares cada uma. Outro indicador impressionante é o fato de a Stock Car chegar a registrar mais de 25 carros em menos de meio segundo – algo simplesmente espetacular.
Faltando uma temporada para a chegada de um novo projeto à Stock Car, o JL-G09B tem ainda pela frente 24 corridas – duas por etapa. Até o momento, no entanto, os pilotos que obtiveram mais sucesso com o atual modelo foram Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande. Com 17 primeiros lugares, dificilmente Ricardinho perderá a condição de maior vencedor da história do modelo. E Casagrande é, até aqui, o único a conquistar mais de um título: foi o campeão em 2021 e 2023, com Maurício faturando o campeonato de estreia do JL-G09B e Rubens Barrichello garantindo a coroa em 2022.
Em 2025, a Stock Car disputará o campeonato com um novo e revolucionário modelo que vem sendo desenvolvido pela Audacetech, sua coirmã especialista em tecnologia. São aguardadas mais duas fábricas, que irão medir forças com Toyota e Chevrolet. Até lá, os fãs da categoria poderão se despedir do JL-G09B, um carro que entrou para a história como um dos projetos mais formidáveis do automobilismo nacional.


BIOGRAFIA DE UM CAMPEÃO
Estreia: Goiânia, 26 de julho de 2020
Primeiro vencedor: Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla)
Maior vencedor: Ricardo Maurício, 17 vitórias
Maior campeão: Gabriel Casagrande, títulos de 2021 e 2023
Despedida: Interlagos, 15 de dezembro de 2024
Pista onde mais competiu: Goiânia, 21 largadas
Corridas disputadas: 90*
Vitórias por marca: Chevrolet, 50, e Toyota, 40
Poles por marca: Toyota, 26, e Chevrolet, 22
Volta mais veloz: Goiânia (anel externo), 26/07/2023, César Ramos (Toyota Corolla), média de 194,059 km/h
Marcos históricos: primeira corrida do automobilismo brasileiro realizada em um aeroporto comercial (Galeão, 2022), retorno da Stock Car ao exterior (Buenos Aires, 2023), prova número 150 em Interlagos (2023)
*entre início da temporada 2020 e antes do início do campeonato de 2024

VENCEDORES A BORDO DO JL-G09B
1º - Ricardo Maurício, 17 vitórias
2º - Thiago Camilo, 10
3º - Gabriel Casagrande, 8
4º - Ricardo Zonta e Rubens Barrichello, 7
6º - Daniel Serra, 6
7º-  Matías Rossi, 5
8º - Átila Abreu, 4
9º - Bruno Baptista e Nelson Piquet Júnior, 3
11º - Cesar Ramos, Diego Nunes, Felipe Massa, Guilherme Salas e Rafael Suzuki, 2
16º - 
Allam Khodair, António Félix da Costa, Dudu Barrichello, Enzo Elias, Felipe Baptista, Felipe Fraga, Felipe Lapenna, Gaetano Di Mauro, Julio Campos e Lucas Foresti, 1 vitória


Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163

Leia também...
24.11.2024

Desfecho da 11ª e penúltima etapa do campeonato reservou alguns marcos históricos e apontou os concorrentes ao Troféu dos Campeões de 2024

23.11.2024

Com 41 triunfos, o paulista superou Paulão Gomes e garantiu mais um feito histórico na categoria. Cesar Ramos completou a dobradinha da Ipiranga Racing ao passar Felipe Fraga na linha de chegada

23.11.2024

Por 0s028, paulista da Cavaleiro Sports vai largar na posição de honra da corrida principal válida pela penúltima etapa do campeonato. Neste sábado, a partir de 14h30, Rafael Suzuki vai puxar a fila da prova Sprint no Autódromo Internacional Ayrton Senna

22.11.2024

Na perseguição pelo tricampeonato, piloto da A.Mattheis Vogel registrou o melhor tempo desta sexta-feira de treinos livres em Goiânia. Destaque também para Ricardo Zonta, segundo nas duas sessões, e Bruno Baptista, que anotou a volta mais rápida da atividade realizada pela manhã