Capa

STOCK CAR

O que há de mais quente na estreia da Stock Car em 2022

Ex-rivais no mesmo carro, um prodígio que retorna, a família Piquet, emoção para Barrichello, a luta pela supremacia e outras histórias que entrarão na pista em Interlagos neste domingo

06.02.2022  |  2.507 visualizações

Grande atração na abertura da temporada 2022 da Stock Car Pro Series, a Corrida de Duplas regressa ao calendário no próximo domingo (13), em Interlagos, trazendo à tona histórias emblemáticas. A prova terá largada às 13h55, com transmissão ao vivo pela Band, Sportv e mídias da categoria.
Em sua quinta edição, esta etapa especial contará com competidores de idades variando entre 18 e 50 anos e com passagens por categorias como Fórmula 1, Indy, Mundial de Endurance, Fórmula E, Nascar, Fórmula 2, Fórmula 3 e a Stock Series, por exemplo. A seguir, elencamos 13 duplas com histórias curiosas, tensas ou emotivas. Confira:


13 DESTAQUES NA PISTA
Meu malvado favorito: Massa convida Timo Glock
Equipe Lubrax Podium, Chevrolet Cruze #19

Felipe Massa mostrou personalidade na escolha do parceiro. Em 2008, justamente em Interlagos, Massa estava na Ferrari e conquistou a vitória que o faria campeão desde que Lewis Hamilton, da McLaren, terminasse de sexto para trás. Glock, da Toyota, estava na pista com pneus slicks. A chuva apertou. No meio da última volta, quando era quinto, o alemão foi ultrapassado por Hamilton, que assim conquistou seu primeiro título. Houve dúvidas: Glock desacelerou? Prejudicou o brasileiro? Com essa escolha, Felipe deixa claro que não.

O melhor do grid: Marcos Gomes
Cavaleiro Sports, Chevrolet Cruze #80

Em toda a história da Corrida de Duplas, Marcos Gomes é o piloto mais bem-sucedido, com três pódios em quatro edições. Vencedor em 2016, em Curitiba, ao lado de Antonio Pizzonia, o filho de Paulão terminou em 2º no ano da conquista do seu título, 2015, em parceria com o australiano Mark Winterbottom. E foi o terceiro com Mauro Giallombardo em 2014. Nesta quinta edição da disputa, Gomes, hoje com 37 anos, vai dividir o carro com Beto Cavaleiro, 50 anos. A dupla tem a maior média etária do grid: 43,5 anos.

Dia de emoção para Barrichello
Full Time Sports, Toyota Corolla #111

Rubens Barrichello convidou seu filho mais velho, Dudu, para dividir com ele pela primeira vez o volante de um Stock Car. O herdeiro de 20 anos teve a chance de estrear na categoria como substituto do argentino Matías Rossi em duas etapas de 2021, inclusive com um top-10 em Curitiba. Desta vez, o jovem viverá uma comparação direta com o pai, de 49 anos. Não será fácil: Rubens está na pista que ele classifica como seu quintal de casa. Sempre emotivo, o pai-coruja certamente será flagrado com lágrimas nos olhos.

Mestre e aprendiz: Hellmeister e Baptista
Equipe RCM Motorsport, Toyota Corolla #44
O convite de Bruno Baptista, 24 anos, é quase uma homenagem. A caminho da sua quinta temporada na Stock, o piloto da RCM vai compartilhar o volante com seu antigo mestre, Allan Hellmeister. Campeão em categorias como a GT Brasil e a Porsche Cup, Hellmeister, 35 anos, disputará sua terceira Corrida de Duplas. E reencontrará o pupilo de quem foi coach na campanha que levou Bruno ao título da antiga F-4 Sul-Americana em 2014. Bruno aprendeu bem: é uma das boas apostas para vitórias na Stock Car na temporada 2022.

Orgulho do Nelsão: Pedro e Nelsinho Piquet
TMG Racing, Toyota Corolla #33
Nelsinho Piquet, 36 anos, deu uma pausa em sua carreira na Stock Car em 2021, após disputar apenas 14 das 24 corridas. De volta e com ânimo renovado, o primeiro campeão mundial da Fórmula E surpreendeu ao formar uma interessante dupla 100% Piquet: competirá neste domingo ao lado do irmão, Pedro, de 23 anos. Em uma nova equipe, a TMG, e com um parceiro ainda estreante, Nelsinho terá um desafio pela frente. Mas é inegável: a dupla tem o DNA certo para fazer uma grande apresentação.

Jovens vorazes: Casagrande e Robe

Vogel A.Mattheis, Chevrolet Cruze #83
Gabriel Casagrande, o atual campeão, 26 anos, se consolidou como um dos expoentes da nova geração do automobilismo brasileiro depois de derrotar em 2021 os maiores pilotos do país. Para a Corrida de Duplas, o piloto paranaense unirá forças com outro jovem de grande impetuosidade: o gaúcho Gabriel Robe, 24 anos, campeão da Stock Series em 2017 e atual vice da categoria de acesso, em busca de um (há muito merecido) lugar ao sol na Stock principal.

A volta do prodígio Felipe Fraga
Crown Racing, Chevrolet Cruze #0
Mais jovem vencedor de corrida na Stock Car (aos 18 anos) e mais precoce campeão (21 anos), Felipe Fraga foi convidado para formar uma dupla no mínimo intimidadora ao lado do pentacampeão Cacá Bueno (maior vencedor de corridas e títulos em atividade). É uma aliança que reúne seis títulos no Chevrolet Cruze #0. Fraga, que disputou sua mais recente temporada na Stock em 2019, chega a Interlagos laureado pela vitória nas 24 Horas de Daytona na classe LMP3, no último dia 30 de janeiro.

Thiago Camilo em busca da supremacia
Ipiranga Racing, Toyota Corolla #21

Empatado com Cacá Bueno como maior vencedor na Stock Car Pro Series dentre os pilotos em atividade, com 37 primeiros lugares, Thiago Camilo jamais venceu a Corrida de Duplas. Mas é um tarimbado vencedor de provas especiais, como mostram seus três triunfos na Corrida do Milhão. Para tentar assumir a posição de primeiro colocado isolado no ranking de vitórias, o experiente piloto de 37 anos traz de volta ao grid um grande nome: o multicampeão brasileiro de kart Dennis Dirani, 34 anos, que retorna à Stock Car depois de seis temporadas.

Tradição e história: Kanaan e Fittipaldi
Full Time Bassani, Toyota Corolla #6

Campeão da Indy em 2004 e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis em 2013, Tony Kanaan é uma das grandes bandeiras do automobilismo nacional no exterior. O baiano de 47 anos abre em 2022 sua segunda temporada na Stock Car. Na Corrida de Duplas, vai dividir a pilotagem do Toyota Corolla #6 da Full Time Bassani com Pietro Fittipaldi, último brasileiro a correr no Mundial de F1, e neto de Emerson Fittipaldi. Na soma, é a dupla de maior tradição do grid.

Impondo respeito: Zonta e Danilo Dirani
Shell RCM Motorsports, Toyota Corolla #10

Piloto de 36 GPs no Mundial de Fórmula 1, Ricardo Zonta está sempre entre os candidatos à vitória e títulos na Stock Car Pro Series. Quarto colocado em 2021, o curitibano de 45 anos aposta na velocidade e experiência: ele terá como convidado Danilo Dirani, 39 anos, um craque que já se sobressaiu em quase tudo, da F-3 Sul-Americana à Copa Truck, Porsche Cup, Stock Series e a própria Stock Car. Experiente e rápida, a dupla impõe respeito.

”Molecada atrevida”: Gianluca Petecof e Arthur Leist
Full Time Sports, Toyota Corolla #101
Gianluca Petecof e seu convidado, Arthur Leist, formam a dupla mais jovem do grid. Petecof, 19 anos, ex-integrante da Academia de Pilotos da Ferrari, vice-campeão da F4 Italiana em 2019 e campeão da Fórmula Regional Europeia em 2020, estreia na Stock Car tendo na bagagem os 40 pontos necessários para a superlicença na Fórmula 1. Leist, de 20 anos, foi quarto colocado na Stock Series, com sete pódios, e é uma aposta para uma vaga no grid da categoria principal. Dois guris de muito talento, enfrentando os melhores pilotos do país.

Olho neles: Maurício e Albuquerque
Eurofarma RC, Chevrolet Cruze #90
Unindo experiência e qualidade, o tricampeão Ricardo Maurício, 43 anos, e o português Filipe Albuquerque, 36, formam uma das duplas mais eficientes do grid. Tricampeão, Ricardinho triunfou na Corrida de Duplas de 2015, e venceu nada menos que sete das 24 provas de 2021, mostrando que está no auge da forma. Já Albuquerque ganhou duas vezes as 24 Horas de Daytona (2018 e 2021), além de ter vencido as 24 Horas de Le Mans e o Mundial de Endurance, ambos na classe LMP2, em 2020. O luso soma ainda o segundo lugar na Corrida de Duplas de 2018, com Rubens Barrichello.

Craques consagrados: Serra e Farfus
Eurofarma RC, Chevrolet Cruze #29

Tricampeão da Stock Car Pro Series (2017, 2018 e 2019) e duas vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans na classe LMGTE-Pro (2017 e 2019), Daniel Serra traz para a Corrida de Duplas um convidado igualmente vencedor. Aos 37 anos, o piloto da Eurofarma RC vai tentar sua segunda vitória na disputa tendo ao seu lado Augusto Farfus, 38 anos e muitas taças na bagagem. Entre elas, as dos títulos da F-Renault Europeia, F3000 Europeia, 24 Horas de Nürburgring e Daytona, FIA GT World Cup e também o Intercontinental GT Challenge.



Contatos

Rodolpho Siqueira / Fernando Silva / Bruno Vicária
(11) 9 5472 0163

Leia também...
16.05.2024

Do virtual para o real: com muitas novidades no regulamento, patrocínios da Vivo e Extreme SimRacing, dois turnos neste ano e uma super final presencial, vem aí mais um ciclo do campeonato virtual da Stock Car

16.05.2024

Neste ainda princípio de um campeonato marcado por novas regras e muitas mudanças, um terço do grid já visitou o pódio

15.05.2024

Em grande fase nas pistas, Gabriel Casagrande, Julio Campos, Ricardo Zonta e Zezinho Muggiati correm em casa neste fim de semana de etapa em Cascavel

14.05.2024

Categoria alcançará marca neste fim de semana no Autódromo Internacional Zilmar Beux, um dos principais palcos do esporte a motor brasileiro