Capa

STOCK CAR

Stock Car revela novo formato do campeonato em 2021

Com 24 corridas no mais puro estilo sprint, categoria terá carros e pilotos em aceleração máxima em todas as voltas

22.03.2021  |  1.540 visualizações

Promotora da Stock Car, a Vicar anunciou hoje o novo formato das etapas que serão disputadas em 2021. A principal novidade é a realização de duas corridas seguidas em um inédito formato nonstop em cada uma das 12 etapas. A primeira prova terá 25 minutos e, sem parar os carros no grid, os pilotos farão uma volta de realinhamento, com inversão dos dez primeiros. A seguir, a direção de provas dará a largada para os 20 minutos da corrida 2, em uma sequência que promete promover o mais puro estilo sprint, com pilotos e carros em regime máximo de desempenho em todas as voltas. Com 12 etapas previstas para 2021, a Stock Car somará então 24 corridas no ano – sendo duas por etapa.

As duas corridas de cada etapa terão pontuação individual (veja os detalhes abaixo). Se em 2020 a temporada já foi uma das mais espetaculares da história, com 13 vencedores em 18 largadas e grids com mais de 20 carros em menos de meio segundo, agora a Stock Car promete um ano ainda mais radical com as modificações adotadas para 2021.

“Olhamos cada detalhe do regulamento com o objetivo de melhorar ainda mais o alto nível de 2020. Essa análise, combinada à nossa transmissão ao vivo na TV aberta com a Band e simultaneamente no Sportv, nos mostrou o caminho a seguir”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car. “Percebemos em conjunto que alguns detalhes do regulamento poderiam funcionar melhor. E acho que chegamos a um pacote muito interessante, promovendo o tempo todo grandes disputas e consequentemente um show para os fãs”, completa Julianelli.

Confira abaixo as novidades do novo regulamento:

Etapas: serão ao todo 12 etapas no ano, mas distribuídas em dez eventos. Dez etapas serão realizadas no domingo e duas acontecerão aos sábados, em datas e locais a definir. Cada etapa será formada por uma corrida de 25 e outra de 20 minutos, sem os carros pararem no grid e intervalo apenas para uma volta de realinhamento. No total, a temporada somará 24 largadas – contra 18 no ano passado.

Pole position: largar na pole agora concederá dois pontos ao melhor piloto. A formação de largada da segunda prova das etapas será feita pelo resultado da corrida 1, mas com os dez primeiros invertendo a posição durante a volta de realinhamento que separará as duas provas.

Descartes: a Stock estreou em 2020 o descarte dos três piores resultados. Agora será permitido descartar quatro resultados, oferecendo ainda mais oportunidades de tirar da conta situações imprevistas ou injustas, como acidentes ou furos de pneu.

Pontuação: cada uma das 24 corridas de 2021 registrará pontos individualmente, no mesmo sistema de 2020. A primeira prova terá pontuação maior, iniciando com 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando ao 20º classificado, que ganhará um ponto. Com duração mais curta, a prova complementar dá ao vencedor 24 pontos, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto. A pole da corrida 01 valerá dois pontos extras.

Lastro: a partir de agora o lastro de sucesso chegará até o sexto colocado – em 2020 ia apenas até o quinto melhor posicionado no campeonato. A distribuição é esta: 30, 25, 20, 15, 10 e 5k.

Pit stop: antes feito nas duas provas, agora será somente na corrida 01 da etapa.

Fan push: sucesso desde a sua implantação, as regras permanecem iguais.


Contatos
Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163

Leia também...
19.05.2024

Paulista da RCM Motorsport aproveitou revés inesperado com Daniel Serra nas voltas finais para triunfar pela terceira vez em Cascavel. Enzo Elias cruzou a linha de chegada na segunda colocação

19.05.2024

Três vezes vencedor da Corrida do Milhão, paulista alcança nova marca histórica na categoria neste domingo

18.05.2024

Filho de Rubens Barrichello deixou para trás os experientes Ricardo Maurício e Ricardo Zonta no início de prova e partiu para triunfar pela segunda vez na categoria, novamente no oeste paranaense

18.05.2024

Tricampeão repetiu feito alcançado no Velocitta e é o primeiro piloto do ano a conquistar a posição de honra em duas oportunidades. Ricardo Zonta largará na frente na prova sprint de logo mais