Cumprindo uma etapa importante de suas quatro décadas de história, o Campeonato Brasileiro de Stock Car colocará na pista, pela primeira vez, os dois novos carros com os quais suas equipes disputarão a temporada 2020: o Chevrolet Cruze e o Toyota Corolla. Os modelos inéditos serão testados na semana que vem em uma pista ainda a ser escolhida pela comissão formada por dirigentes e técnicos da categoria e das equipes que disputam o torneio. A comissão, que coordena a construção e desenvolvimento dos novos modelos, também determinou as datas dos próximos testes.
Paralelamente a Vicar, organizadora da Stock Car e Stock Light, anunciou novos super eventos automobilísticos, que reunirão a Stock Car e a Copa Truck, as duas maiores categorias do esporte a motor brasileiro. As corridas valerão pela 4ª e 12ª etapas da Stock, sendo realizadas nos dias 30 de maio e 13 de dezembro, ambas em Interlagos. Completando o pacote de novidades, a categoria irá realizar no dia 29 de março, na abertura da temporada 2020, os 200 Quilômetros de Goiânia, corrida especial a ser disputada por duplas de pilotos, vários deles participantes de campeonatos internacionais.
Testes em andamento – A fase final de avaliações dos novos carros foi dividida em três momentos. O primeiro deles será na próxima semana e reunirá uma unidade de cada modelo, Corolla e Cruze, para checagem de sistemas e de conformação da montagem dos carros. Essa avaliação será sucedida de outra, na semana seguinte, já no início de março. Na ocasião, as avaliações contarão com seis veículos, sendo três de cada modelo.
“Estamos felizes com a transformação que está sendo promovida na Stock Car para a nova temporada. Com o novo conceito, que emprega o monobloco para manter o máximo de fidelidade com as versões de rua, nós estamos projetando, construindo e montando dois novos modelos. Ou seja, um grid inteiro de carros de corrida em praticamente três meses desde a aprovação final do projeto pelas duas montadoras. É um processo inédito no Brasil”, diz Carlos Col, CEO da Vicar.
A terceira e última fase do desenvolvimento verá o grid completo da categoria fazendo as checagens finais no Autódromo de Goiânia, no dia 24 de março. Lá, no dia 29, será realizada a prova especial de 200 Quilômetros, com os pilotos competindo em duplas e valendo pela primeira etapa da 41ª temporada da categoria. “Essa corrida será um momento histórico para a Stock Car e o automobilismo brasileiro. Todos na categoria têm orgulho de estar participando disso”, frisa o dirigente da Vicar.
“Festa do esporte” – Os eventos em conjunto com a Copa Truck são uma grande novidade para o automobilismo nacional em 2020. “Neste início de ano a Stock e a Copa Truck passaram a considerar a possibilidade de um inédito evento conjunto. Trabalhando juntos, encontramos duas etapas possíveis. É um presente para os fãs, que verão as duas principais categoria brasileiras competindo no mesmo dia. Uma festa do esporte”, define Carlos Col.
Com o anúncio, as datas oficiais da Stock Car em 2020 passam a ser estas:
ETAPAS 2020
29/03 – Goiânia (GO) – 1ª etapa (Corrida de Duplas)
12/04 – Velopark (RS) – 2ª etapa
17/05 – Londrina (PR) – 3ª etapa
31/05 – Interlagos (SP), junto com Copa Truck – 4ª etapa
28/06 – Velo Città (SP) – 5ª etapa
19/07 – Santa Cruz do Sul – 6ª etapa
23/08 – Interlagos (SP) – 7ª etapa (Corrida do Milhão)
13/09 – Londrina (PR) – 8ª etapa
18/10 – Cascavel (PR) – 9ª etapa
08/11 – A Confirmar – 10ª etapa
22/11 – Goiânia (GO) – 11ª etapa
13/12 – Interlagos (SP) (Super Final), com Copa Truck – 12ª etapa
Assessoria de Imprensa
Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria
(11) 9 5472 0163
É a primeira vez que o modelo Chevrolet Tracker triunfa na nova era dos SUVs da BRB Stock Car Pro Series. O fim de semana marcou também a ida ao pódio de Julio Campos e Rafael Suzuki
Em corrida sprint quente, paulista triunfou pela primeira vez na temporada e a quinta na categoria. Os conterrâneos Cesar Ramos e Arthur Leist colocaram Novo Hamburgo no pódio na vizinha Nova Santa Rita e Guilherme Salas assumiu a liderança do campeonato
O piloto da Valda Cavaleiro Sports foi o mais rápido no segundo segmento e confirmou a posição de honra da etapa do Velopark com outra volta forte no Q3. 12º na classificação e companheiro de equipe de Salas, o tricampeão Ricardo Maurício vai largar na frente na corrida sprint de logo mais, às 15h
O primeiro dia dos novos SUVs no mais curto circuito do calendário mostrou diferenças bastante apertadas e o paulistano de 27 anos como protagonista das ações ao longo do dia